You are here

Draghi confirma que BCE está estudar saída da Grécia da zona euro

O cenário de saída da Grécia do euro está, de facto, a ser estudado pelo Banco Central Europeu, segundo confirmou o próprio presidente desta instituição quando questionado pela eurodeputada bloquista Marisa Matias durante uma audição no Parlamento Europeu.
Foto de European Parliament, flickr.

“O BCE tem gestores de risco para gerir o risco. Então, analisam constantemente vários cenários. É uma prática comum do BCE, não vou comentar números que saíram recentemente em jornais ou revistas”, avançou Mario Draghi quando questionado pela dirigente do Bloco sobre a existência de um grupo de peritos que estaria a preparar planos de contingência para assegurar a viabilidade da zona euro perante a saída da Grécia.

O presidente do BCE confirmava assim a notícia já avançada no final de fevereiro pela revista alemã Der Spiegel.

Portugal está-se a “tornar testemunha da recuperação da zona euro"

Interpelado por Marisa Matias sobre o que entendia sobre estabilidade financeira, Mario Draghi defendeu que "Portugal atingiu um patamar onde pode tirar proveito dos lucros das políticas levadas a cabo nos últimos anos”.

Reconstruiu a estabilidade financeira, conseguiu aceder aos mercados, pode financiar-se sozinho e o emprego já está a descer. E rapidamente! É um país que se está a tornar testemunha da recuperação da zona euro", acrescentou o responsável do BCE.

A eurodeputada bloquista sustentou, por sua vez, que a descida da taxa oficial de desemprego se deve à emigração de 300 mil pessoas.

Referindo-se à inauguração da nova sede do BCE, uma fortaleza de 185 metros de altura que custou nada menos que 1,3 mil milhões de euros, Marisa Matias frisou que a Draghi "preocupam muito as despesas dos outros, mas pouco as suas" .

Durante a sessão parlamentar, a dirigente do Bloco acusou ainda o BCE de "chantagear" a Grécia.

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)