You are here

140 anos da Comuna de Paris

Numa época na qual o capitalismo selvagem organiza a supressão de direitos e liberdades, os ideais da Comuna ganham uma flagrante actualidade…

Em 1871, durante 73 dias, viveu-se a primeira tentativa de organização de um governo popular – A Comuna de Paris.

Há 140 anos, o povo de Paris tomava o poder. Para os representar, os parisienses escolheram, de entre os seus vizinhos e companheiros de trabalho, os homens que haviam lutado nos anos anteriores contra o regime policial e belicista do Segundo Império de Napoleão III, contra a feroz exploração da qual eram vítimas e por melhores condições de vida e de trabalho.

Um terço destes eleitos do povo eram operários. As mulheres e os estrangeiros tiveram uma participação relevante.

Os eleitos da Comuna e o povo de Paris, realizaram uma obra democrática, social, cultural, humanista, considerável que inspirou o conjunto do movimento operário e democrático do século XX e que nos continua a interpelar hoje…

Em algumas semanas, os homens e mulheres da Comuna aprovaram profundas mudanças (a separação da Igreja e do Estado, escola laica gratuita e obrigatória).

A Comuna despertou no mundo inteiro o receio entre as classes e governos conservadores e, ao mesmo tempo as esperanças dos proletários. Foi um acontecimento internacional e exerceu grande influência na evolução política e social de diversos países.

Eça de Queirós no livro O Crime do Padre Amaro, fala-nos da reacção em Lisboa às notícias sobre o acontecimento. "O Chiado lamentava com indignação aquela ruína de Paris". Os burgueses pensavam que " o mundo acabava. Onde se comeria melhor que em Paris? Onde se encontrariam mulheres mais experientes? Onde se tornaria a ver aquele desfilar prodigioso em volta do Bois?" Mas do outro lado alguns moços "aplaudiam a heroicidade da Comuna". "Um rapaz exaltado exclamou: - São grandes homens".

A 27 de Maio no cemitério do Père-Lachaise ou a 28 nas derradeiras barricadas, os últimos partidários da Comuna foram dizimados pela fúria do exército da oligarquia económica e do governo de Thiers.

Mas a atmosfera mítica da Comuna perdurou. Numa época na qual o capitalismo selvagem organiza a supressão de direitos e liberdades, os ideais da Comuna ganham uma flagrante actualidade…

Sobre o/a autor(a)

Professor e historiador.
Comentários (1)