You are here

Governo acelera privatizações

O Governo acelera as privatizações de TAP, CP Carga, Emef, CarrisTur, Carris, Metro de Lisboa, STCP e Metro do Porto. Os protestos também aumentam: nesta quarta-feira, o Metro de Lisboa volta a parar de manhã e à noite realiza-se o “Concerto Não TAP os olhos” no Coliseu de Lisboa.
Movimento “Não TAP os olhos”, que se opõe à privatização da TAP, promove Concerto nesta quarta-feira, 18 de março, às 21h no Coliseu de Lisboa

O Governo está a acelerar o processo de privatizações, de forma a conseguir alienar um conjunto de empresas do setor público de transportes, até ao fim do seu mandato.

TAP: Governo quer escolher comprador até ao fim do primeiro semestre

Sete investidores pediram ao Governo informação confidencial sobre a TAP para poderem concorrer à privatização da empresa. Segundo o “Público”, nesses sete encontram-se as companhias de aviação brasileiras Azul e Gol, Gérman Efromovich, Miguel Pais do Amaral, a Air Europa detida pelos espanhóis da Globalia e ainda fundos de investimento.

Os candidatos à compra deverão apresentar as suas propostas até 15 de maio e o Governo quer escolher o comprador até final de junho. Segundo o “Observador”, a formalização do negócio deverá decorrer depois de junho, aproximando o processo das eleições legislativas.

O Governo de Passos Coelho e Paulo Portas quer privatizar todas as empresas do grupo TAP, prevendo, segundo o “Público”, a venda de 66% do capital numa primeira fase e os restantes 34% no período de dois anos.

Governo quer avançar este mês com privatização de CP Carga, Emef e Carristur

Uma fonte do ministério da Economia, citada pelo “Público”, diz que a aprovação do decreto-lei de privatização da CP Carga e da Emef deverá ocorrer até final de março e ambas deverão ser privatizadas a 100%. Os assessores financeiro e jurídico escolhidos pelo governo para estas privatizações são o Banco Big e a SRS Advogados, respetivamente.

Sobre estas duas empresas, o Governo espera que a Comissão Europeia (CE) não se oponha à venda, uma vez que a CE pediu informações do processo visto que a CP Carga e a Emef são deficitárias e pretendia avaliar se as duas empresas não deveriam ser liquidadas em vez de privatizadas.

Quanto à CarrisTur - a lucrativa empresa de autocarros de turismo da Carris - o Governo pretende privatizá-la até final de julho.

Concessão a privados de Carris, Metro de Lisboa, Metro do Porto e STCP

O Governo pretende também conceder a Carris Metro a privados nas próximas semanas e concluir o processo até final de julho. No mesmo prazo, o Governo pretende igualmente conceder a privados a Metro do Porto e a STCP.

Os responsáveis por todos estes dossiês de privatização dos transportes são o ministro da Economia, Pires de Lima, e o secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes, Sérgio Monteiro.

Concerto Não TAP os olhos no Coliseu de Lisboa

O movimento “Não TAP os olhos” que se opõe à privatização da TAP, promove nesta quarta-feira, 18 de março, às 21h no Coliseu de Lisboa um concerto, que terá apresentação de Rita Blanco e em que participarão Jorge Palma, Katia Guerreiro, Sérgio Godinho, OqueStrada, Carlos Mendes e Rodrigo. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

Termos relacionados Política
Comentários (2)