You are here

Viseu: Bloco e ativistas sociais juntam forças contra a austeridade

António Minhoto, ativista da luta dos mineiros, e Ilídio Mesquita, que se destacou na luta contra a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros, juntaram-se à campanha nacional do Bloco pela desvinculação do Tratado Orçamental.
A ideia da “inevitabilidade” da austeridade está em causa na Europa e está a ser virada uma nova página pela dignidade das pessoas e pelo crescimento económico e pelo emprego, referiu Catarina Martins.

A iniciativa que contou com a presença de Catarina Martins, porta-voz nacional do Bloco, e do dirigente nacional Pedro Soares iniciou-se na rotunda de Fail, em Viseu, com a colocação de uma faixa contra as portagens e em defesa da requalificação da IP3 sem portagens e sem mais negócios para as PPP.

Seguiu-se uma sessão pública no Solar dos Peixotos à qual se juntaram ativistas sociais que deram o seu apoio à campanha nacional pelo fim da austeridade. Foram eles António Minhoto, ativista das lutas dos mineiros da Urgeiriça e dirigente da AZU, e Ilídio Mesquita que liderou a luta contra a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros.

Ilídio Mesquita que é também pároco disse que falar da austeridade é falar das aldeias que visita diariamente onde já não vai o médico, o professor nem o padeiro. Resta-lhes a visita do pároco para poderem partilhar as suas angústias e as saudades daqueles que partiram, que naquelas aldeias só ficaram os mais idosos, os jovens foram partindo à procura de melhor vida noutras terras e só regressam nas férias. António Minhoto focou-se na luta dos antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça como exemplo de luta pela dignidade que todos merecem.

Catarina Martins, na sessão de encerramento falou da importância de se criar uma grande força ao longo desta campanha pelo fim da austeridade que seja abrangente, que consiga a participação de todas as pessoas, como o exemplo dos convidados desta sessão, que independentemente das suas convicções religiosas ou da sua filiação partidárias estejam dispostas a lutar pela reposição da dignidade nas nossas vidas.

Os resultados das eleições gregas e a enorme expetativa de mudança na Espanha e na Irlanda são sinais de esperança obrigam a persistir na luta. A ideia da “inevitabilidade” da austeridade está em causa na Europa e está a ser virada uma nova página pela dignidade das pessoas e pelo crescimento económico e pelo emprego, referiu Catarina Martins.

A Coordenadora Distrital do Bloco, pela voz de Carlos Vieira e de Carmo Bica, prometeu forte empenho distrital nesta campanha nacional pelo fim da austeridade e “que hoje é o primeiro dia de uma grande jornada de luta conta a asfixia da região pelas portagens”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)