You are here

Vai a casa da avozinha? Com jipe da BMW sim, com Clio de 1999 não dá

António Costa determinou com o seu executivo que uma parte dos cidadãos, com carros de construção anterior a 2000, não pode circular em Lisboa. Um cidadão com um jeep a gasóleo com 2000cc, de 2001 ou 2014, pode deslocar-se o dia inteiro na cidade, multiplicando por 10 ou por 100 a poluição.

António Costa determinou com o seu executivo que uma parte dos cidadãos, com carros de construção anterior a 2000 não pode circular na cidade.

É só para dar um passeio ao fim de semana? Não podem. É só para entregar uma mercadoria? Não podem. É o único carro que têm para trabalhar ou levar os filhos à escola? Não podem. É só para ir ao médico? Não pode.

Com as mesmas regras do executivo PS, um jovem cidadão com um Jeep a Gasóleo, com 2000cc construído em 2001 ou mesmo em 2014, pode não só dar um pequeno passeio como pode deslocar-se o dia inteiro na cidade, dentro das ZER – Zonas de Emissões Reduzidas. Pode por isso, multiplicar por 10x ou por 100x a poluição que qualquer cidadão com carro, a gasolina, anterior a 2000 poderia realizar.

Na Europa, as ZER, definidas normalmente para circulação automóvel nas cidades são quase sempre muito diferentes daquelas que o PS fez avançar em Lisboa. Na maioria das cidades europeias é penalizada a circulação com veículos de maior peso e cinlindrada e a gasóleo, porque são muito mais poluentes.

A observação da tabela das ZER em espaço urbano na Europa dá uma imagem clara de que a política de circulação automóvel em Lisboa não é menos do que um puro, fácil e demagógico, exercício de exclusão. A transposição de uma Directiva Europeia que tinha de ser suave e fácil, não tocando nas empresas com carros de maior cilindrada e nos seus negócios, e também não tocando naqueles todos que com carros de cilindrada mais elevada, muitas vezes a gasóleo, fazem das suas deslocações citadinas um desfile automóvel de última geração.

Em Londres e Berlim poderemos andar com carros a gasolina de 1999, enquanto que um jipe ou uma carrinha a gasóleo será taxada e terá limitações na ZER.

Em Lisboa, um jovem morador nas Twin Towers pode circular livremente, para a faculdade, para a casa da avozinha, para o cinema e para a casa do amigo, no seu carro de alta cilindrada. Mas um jovem morador de Sacavém não pode vir a Lisboa fazer um exame médico porque António Costa acha que ele vem poluir a cidade.

Sobre o/a autor(a)

Engenheiro informático
Comentários (1)