You are here

Empire strikes back: Merkel recusa reunir-se com Tsipras

Antes de Alexis Tsipras sequer conseguir pedir um encontro bilateral, Angela Merkel mandou dizer que não aceita encontrar-se a sós com o novo primeiro-ministro grego. Segundo a Bloomberg, a decisão serve para tentar condicionar os planos helénicos sobre a renegociação da dívida.
“Eu não equaciono um novo cancelamento da dívida”, afirmou Merkel numa entrevista publicada neste sábado.

A chanceler Angela Merkel comunicou esta segunda-feira que não aceita uma reunião bilateral com o seu homologo grego.

Curiosamente, Alexis Tsipras não chegou a solicitar um encontro formal à chefe do executivo conservador germânico.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, que cita uma fonte oficial do governo alemão, Merkel pretende deixar claro que não aceitará reunir a sós com o líder do Syriza, quando ambos estiverem no Conselho Europeu da próxima semana.

Em causa estará, segundo a influente empresa de comunicação social financeira, a intenção da chanceler em restringir o espaço de ação do novo executivo helénico e deixar inequívoco que se opõe aos planos traçados por Tsipras e do ministro das finanças Yanis Varoufakis.

A voz máxima de Berlim manifestou-se ainda descrente sobre a possibilidade de o governo grego compensar o aumento dos salários com o combate à fraude fiscal e à corrupção e com o aumento dos impostos sobre os mais ricos.

Em entrevista publicada neste sábado ao Hamburger Abendblatt, Merkel voltou a afirmar que a Alemanha se opõe a qualquer alívio à dívida grega. “Eu não equaciono um novo cancelamento da dívida”. “Já houve um perdão voluntário da dívida por parte dos credores privados, os bancos já cortaram a dívida da Grécia em milhares de milhões”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)