You are here

Dilma Rousseff reeleita Presidente do Brasil

Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT) foi reeleita Presidente do Brasil com 51,64 por cento, 54.477.479 votos. O candidato derrotado da direita, Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), obteve 48,46 por cento, 50.606.537 votos. No seu discurso de vitória destacou como prioridade a reforma do sistema político brasileiro e o combate à corrupção.
Dilma Rousseff será Presidente do Brasil por mais 4 anos.

Numa das eleições presidenciais mais disputadas que o país conheceu, Dilma Rousseff conseguiu, no segundo turno, confirmar a sua reeleição como Presidente do Brasil, obtendo 51,64 por cento, 54.477.479 votos.

O derrotado ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, que contou com o apoio de Marina Silva, ficou-se pelos 48,46 por cento, 50.606.537 votos.

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 27 por cento dos brasileiros com capacidade eleitoral não escolheram nenhum dos dois candidatos à presidência do país. A abstenção fixou-se nos 21 por cento e os votos brancos e nulos nos 6 por cento.

A votação encerrou às 20 horas de Brasília, 22 horas em Lisboa.

O Brasil é um dos 31 países do mundo onde o voto é obrigatório, sendo apenas facultativo para analfabetos, idosos com mais de 70 anos e jovens com mais de 16 e menos de 18 anos.

Quem não comparecer às urnas, apesar de poder anular ou justificar a ausência, pode ter sérios problemas com a Justiça, como ser proibido de concorrer a concursos públicos, fazer empréstimos bancários, tirar o passaporte e cartão de cidadão ou renovar a matrícula em universidades públicas.

A obrigatoriedade do voto foi introduzida em 1932, altura em que apenas 10 por cento da população detinha capacidade eleitoral, pelo direito, à época, estar vedado a analfabetos. Atualmente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 70 por cento da população brasileira está apta a votar.

Dilma elege reforma do sistema político como prioridade do mandato

"Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Meu compromisso, como ficou claro durante toda a campanha, é deflagrar esta reforma", destacou a recém reeleita Presidente. Dilma também se comprometeu com o combate à corrupção prometendo fortalecer "as instituições de controlo e propondo mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade".

"Algumas palavras e temas dominaram esta campanha. A mais repetida, mais lida, mais falada, mais dominante, foi mudança. Sei que estou sendo reconduzida à presidência para fazer as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige", frisou Dilma.

Aécio Neves reconheceu a derrota e cumprimentou Dilma pela vitória eleitoral, tendo-lhe desejado "sucesso na condução do seu próximo governo".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)