You are here

Loures e Odivelas restringem acesso à água a quem tem contas em atraso

Os municípios de Loures e Odivelas estão a instalar restritores de caudal a quem tem contas de água em atraso. Os restritores permitirão apenas “encher uma banheira em 24 horas”.

Os serviços municipalizados de água de Loures e Odivelas estão a instalar restritores de caudal de água a quem tem contas em atraso, refere uma reportagem da RTP 1 (veja aqui).

Filipe Varges da divisão de exploração de águas de Loures/Odivelas disse à reportagem da RTP que o restritor de caudal “a funcionar continuamente, permitirá encher uma banheira em 24 horas”.

Filipe Varges sublinha que o restritor “não permitirá um esquentador ou uma máquina de lavar”.

Este restritor de caudal está já instalado numa centena de habitações num bairro municipal e, “nas próximas semanas o projeto vai ser estendido a 1.700 casas dos concelhos de Loures e Odivelas”.

A reportagem da RTP sublinha que “o direito à água e ao saneamento básico é um direito fundamental, consagrado pelas Nações Unidas”. Será que o direito à água de uma família estará minimamente garantido com o acesso a apenas o equivalente a uma “banheira em 24 horas”, como está a impor o restritor dos concelhos de Loures e Odivelas?

O presidente dos serviços de águas e resíduos dos concelhos de Loures e Odivelas é Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures e antigo líder parlamentar do PCP.

Termos relacionados Política
Comentários (3)