You are here

Convenção do Bloco vai escolher entre cinco moções

Terminado o prazo da entrega de moções de orientação política para a IX Convenção do Bloco, foram apresentadas cinco propostas, com um número recorde de subscritores.
Foto Paulete Matos.

Cerca de dois mil aderentes do Bloco participaram no processo de subscrição das moções políticas entregues esta terça-feira, o último dia do prazo regulamentar. O debate preparatório da IX Convenção do Bloco prossegue agora com a publicação das moções entregues no boletim deBatEs #1, até ao dia 7 de outubro, após a reunião da Mesa Nacional aprovar o seu relatório de atividades e as propostas de alteração aos estatutos que irá levar à Convenção.

De acordo com o regulamento, o próximo passo será a recolha de adendas e alterações às moções até 14 de outubro e de contributos ou propostas de alteração aos estatutos até 24 de outubro, para publicação no boletim deBatEs #2. As diversas moções organizarão debates entre os dias 1 e 9 de novembro e no fim de semana seguinte, entre 14 e 16 de novembro, decorrem as eleições de delegados à IX Convenção.

Cada grupo promotor escolheu a letra que irá identificar a sua moção: a moção A - "Uma resposta de esquerda"; a moção B - "Refundar o Bloco na luta contra a austeridade"; a moção E - "Bloco Plural, fator de viragem"; a moção R - "Reinventar o Bloco"; e a moção U - "Moção Unitária em Construção".

Nos textos propostos pelas moções ficam expostos os diversos pontos de vista sobre alguns dos temas do debate político e organizativo do Bloco, com destaque para a análise da situação política, os processos de convergência na luta contra a direita e a austeridade, a organização do debate interno e o modelo de direção e coordenação do partido.

Termos relacionados Política
Comentários (3)