You are here

Novo espancamento pela PSP de Lisboa

Na madrugada de domingo, mais cinco pessoas foram detidas e espancadas pela polícia na esquadra do Bairro Alto.
Pedro Pereira e Alexandre Gonçalves, dois dos agredidos pela PSP no Bairro Alto na madrugada de domingo

Alexandre Gonçalves, um fotojornalista que passava naquela que é uma das zonas mais movimentadas de Lisboa nas noites de fim de semana, contou ao esquerda.net como se viu envolvido num autêntico pesadelo pela Polícia de Segurança Pública.

"Vinha a passar na rua quando vi uma rapariga deitada no chão, com um pé dum polícia em cima da cabeça e outros agentes a baterem-lhe violentamente", relata Alexandre, que de imediato tirou a máquina fotográfica e recolheu imagens do espancamento em plena via pública.

"Quando me viram a tirar fotografias, vieram direitos a mim, tiraram-me a máquina e o cartão de memória e agrediram-me também", conta o fotojornalista, que seria algemado e levado para a esquadra do Bairro Alto. Várias pessoas assistiram incrédulas ao que estava a acontecer e três delas acabaram por ser também detidas e agredidas pela PSP já no interior da esquadra.

"Sei quais são os meus direitos e eles sabem que posso fotografar na rua. Se eles achassem que estavam a cumprir o seu dever como a lei obriga, que necessidade tinham de vir atrás de mim?", questiona o fotojornalista, ainda impressionado com a violência a que assistiu na esquadra e que deixou os outros detidos muito maltratados.

Os cinco foram presentes a tribunal esta segunda de manhã e acusados de agressão aos agentes policiais. Agora pretendem apresentar queixa contra os agentes agressores e divulgar por todos os meios a violência de que foram vítimas, para acabar com a impunidade.
 

Fotos da rapariga inicialmente agredida pelos PSP e de um outro rapaz também vítima da agressão que aconteceu na madrugada deste domingo, no Bairro Alto, em Lisboa:

Foto de Fábio Salgado

Foto de Fábio Salgado

Foto de Fábio Salgado

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (17)