You are here

Marcha lenta na A1 contra suspensão das obras no Metro Mondego

Mais de uma centena de veículos entraram esta sexta-feira de manhã, na auto-estrada A1, em Condeixa, em marcha lenta contra a suspensão das obras do Metro Mondego, que estavam em curso desde o início do ano. Houve vários quilómetros de fila na auto-estrada.
Espaço do Metro Mondego em Coimbra. Foto Jcornelius/Wikimedia Commons

O protesto, segundo a organização, tem como principal exigência reivindicar "uma ligação sobre carris entre Serpins (Lousã) e a Estação Velha (Coimbra), exatamente como existia antes do início de todo o processo do Metro Mondego".

Segundo um movimento plural que se uniu para contestar a decisão do Governo de parar com as obras de requalificação da Linha da Lousã, "o objectivo é chamar a atenção das restantes populações do país para a necessidade que os cidadãos têm de ter acesso à mobilidade".

A marcha lenta realizou-se no sentido Norte-Sul, em direcção a Lisboa, e a coluna integrava os presidentes das câmaras de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo (PSD), de Miranda do Corvo, Fátima Ramos (PSD) e da Lousã, Fernando Carvalho (PS), e o deputado socialista Horácio Antunes.

A marcha lenta foi acompanhada por carros de bombeiros de Miranda do Corvo e da Lousã que, além de participarem no protesto, sinalizam a manifestação para evitar acidentes. Participaram ainda autocarros dos municípios e muitas carrinhas de juntas de freguesia dos três concelhos.

Cerca das 11 horas, a marcha lenta passou na zona da estação de serviço de Leiria, dirigindo-se ao santuário de Fátima. "Resolvemos não ir a Lisboa porque está prevista uma deslocação na próxima semana e vamos sair em Fátima com destino ao santuário", disse à Lusa Jaime Ramos, antigo governador civil de Coimbra."Aqueles que são crentes podem rezar e os outros fazem companhia, para ver se o Governo ganha bom senso neste processo", acrescentou.

Na A1 registaram-se vários quilómetros de fila. Os carros circulavam às 9h40 a 30 km/hora.
 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)