You are here

Ucrânia: novos ministros submetidos à votação da praça

Vinte mil pessoas reunidas na praça Maidan aprovam um a um os ministros do novo gabinete que será chefiado por Arseni Yatseniuk, o braço direito da ex-primeira-ministra Iulia Timochenko. Tropas russas da fronteira ocidental são postas de prevenção.
O novo primeiro-ministro, proposto à aprovação do Parlamento, é Arseni Yatseniuk, do partido Pátria, que já foi ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente do Parlamento e é um dos principais colaboradores da ex-primeira-ministra Iulia Timochenko

Cerca de 20 mil manifestantes reunidos na praça Maidan aprovaram, um a um, os ministros do governo interino que ficará no poder até às eleições de 25 de maio na Ucrânia. A composição do governo foi negociada entre os partidos políticos e o Conselho de Maidan, que esteve à frente do movimento que derrubou o presidente Victor Ianukovich. O novo primeiro-ministro, proposto à aprovação do Parlamento, é Arseni Yatseniuk, do partido Pátria, que já foi ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente do Parlamento e é um dos principais colaboradores da ex-primeira-ministra Iulia Timochenko, que saiu há dias da prisão.

Cada ministro teve de se apresentar no palco da Praça da Independência e esperar pacientemente pelo veredito da multidão. Mas todos foram aprovados.

A médica da praça, Olga Bogolomets, será a vice-primeira-ministra e o ativista Dmitri Bulátov, que fora sequestrado, esfaqueado e teve uma orelha cortada durante os protestos, será ministro dos Desportos e Juventude.

Entre as condições aprovadas na praça como pré-requisitos para a lista de novos ministros estava não ter ocupado qualquer cargo desde 2010, ano em que Ianukovich assumiu o governo, e não estar na lista dos cem mais ricos do país.

O novo governo terá também um departamento anti-corrupção e um comité de Depuração, encarregado de processar os acusados de corrupção e da repressão violenta às manifestações. Recorde-se que a ex-primeira-ministra Iulia Timochenko estava presa, condenada por corrupção.

Não faz parte do governo o pugilista Vitali Klitschko, que anunciou a sua candidatura às presidenciais de maio.

Tropas russas de prevenção

As tropas russas na região ocidental do país foram colocadas em estado de prevenção, por ordem do presidente Putin. O motivo dado como justificação foi testar a sua capacidade de reagir a ameaças contra a segurança nacional. Ao mesmo tempo, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, verberou o ambiente neofascista que disse estar a impor-se na Ucrânia, manifestando-se na pressão crescente para proibir à minoria russa o uso da sua língua.

As tropas farão manobras e exercícios em duas fases, uma a concluir na quinta-feira, a outra que deve durar até domingo.  

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)