You are here

Carnaval: país prepara-se para desobedecer ao Governo

O Governo decidiu em 2012 acabar com o feriado do Carnaval. Ano após ano, a desobediência a este medida do executivo aumentou. Tudo indica que em 2014 o país volte a saír à rua para festejar o Carnaval. Saiba que municípios já anunciaram a manutenção da tolerância de ponto.
Os governos regionais dos Açores e da Madeira já comunicaram a manutenção do feriado no dia de Carnaval, o mesmo já fizeram diversas autarquias.

Em janeiro de 2012, o executivo de Passos Coelho e Paulo Portas decidiu suspender a tradicional tolerância de ponto concedida no Carnaval, até ao término do programa da troika. Nesse mesmo ano, 106 câmaras, num total de 308, decidiram desobedecer à orientação de S.Bento e mantiveram o feriado.

Porém, foi no ano transato que a contestação à medida ganhou maior repercussão. Quase dois terços das câmaras municipais do país, grande parte das quais governadas à época pelo PSD, desrespeitaram a decisão do Governo e deram o dia aos seus funcionários. De acordo com a informação recolhida na altura pela agência Lusa, em 196 municípios o Carnaval continuou a merecer a tolerância de ponto. Idêntica decisão foi seguida pelos Governos regionais dos Açores e da Madeira. Em muitas empresas privadas, nos CTT e na Caixa Geral de Depósitos a decisão foi semelhante, em muitos dos casos, seguindo o acordado em sede de contratação coletiva.

“Inúmeras empresas, centenas e centenas de autarquias decidiram fazer a tolerância de ponto. A evocação da crise pelo Governo não tem qualquer sentido porque todos sabemos que estes dias de Carnaval são, para muitas economias locais, em muitos concelhos, fator de incentivo e dinamização dessas mesmas economias”, defendeu na altura a deputada bloquista Mariana Aiveca.

Na passada quinta-feira, o ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, confirmou que o Governo mantém para este ano o princípio de não conceder tolerância de ponto no Carnaval.

“Não há nenhuma alteração relativamente à posição que o governo deixou claro já vai para dois anos”, declarou Marques Guedes, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.

No entanto, tudo aponta que o país volte a mostrar o cartão vermelho ao Governo e volte a sair à rua para celebrar o Carnaval. Os governos regionais dos Açores e da Madeira já comunicaram a manutenção do feriado no dia de Carnaval, o mesmo já fizeram diversas autarquias: Almeida, Alpiarça, Alvaiázere, Beja, Belmonte, Braga, Cadaval, Celorico da Beira, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Gaia, Gouveia, Guarda, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Manteigas, Nazaré, Ovar, Peniche, Portalegre, Sabugal, Seia, Torres Vedras, Trancoso, Vila Real, Fornos de Algodres, Meda, Pinhel, Porto, Viseu.

Tudo indica que muitos mais municípios sigam o exemplo e anunciem nos próximos dias tolerância de ponto para o dia 3 de março.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)