You are here

Trabalhadores do hipermercado Continente em greve

Trabalhadores do Continente da Maia iniciam esta quarta-feira uma greve de 24h em protesto contra a política de prémios e de carreiras na empresa. Os trabalhadores “rejeitam fazer parte da nova escravatura do século XXI” e reclamam “uma vida digna”.
Trabalhadores reivindicam aumentos salariais e nova política de carreiras. Foto de everdaniel, Flickr.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal anunciam a greve, com início às 23h30m de quarta-feira e término às 23h30 de quinta-feira, e criticam o "silêncio da empresa" face à proposta apresentada com o caderno reivindicativo dos funcionários.

Os trabalhadores da MCH- Logística, pertencente ao Grupo Sonae, denunciam uma política empresarial discriminatória, que premeia os administradores executivos em detrimento de todos os outros trabalhadores e a insensibilidade dos gestores “ao diálogo e à melhoria das condições de vida de quem trabalha em condições duras, com a exigência de elevados níveis de produção, sem as devidas compensações".

O presidente do sindicato, Jorge Pinto, relembra que "grupo Sonae atribuiu no ano 2009 aos administradores executivos 3,89 milhões de euros de dividendos e, a alguns trabalhadores da empresa MCH - Logística, deram um miserável aumento salarial de 90 cêntimos dia", pelo que “os trabalhadores têm direito à indignação”.

O caderno reivindicativo apresentado pelos trabalhadores inclui matérias relacionadas com prémios e evolução das carreiras profissionais na logística, que não fazem parte do processo negocial em curso com a com a APED - Associação que representa o patronato do sector.

Os trabalhadores reclamam "salários dignos",  superiores à média praticada na empresa de 550 euros mensais, abaixo 40% do salário médio nacional, e que incluem um aumento mínimo de 25 euros no salário base e de 5 por cento no subsídio de alimentação, e o descongelamento do seu "futuro profissional".

No comunicado apresentado, os trabalhadores “reafirmam toda a determinação para lutar para atingir os objectivos vertidos no caderno reivindicativo”.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)