You are here

Operação de dívida representa um "bom negócio para a banca internacional"

A dirigente bloquista Mariana Mortágua afirmou esta quinta feira que “não é verdade que o país esteja hoje numa melhor situação económica do que estava há três anos" e que a “operação de dívida representa um bom negócio para a banca internacional".
Foto de Paulete Matos.

Reagindo à notícia de que Portugal colocou 3,25 mil milhões de euros em dívida a cinco anos, com uma taxa de juro de 4,657%, a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirmou que "este continua a ser um bom negócio para a banca privada internacional, que pede dinheiro emprestado a 0% junto da banca central e depois vem emprestar a Portugal perto dos 5%".

"Temos mais desemprego, mais falências, há mais desigualdades salariais, há mais pobreza no país. Não é verdade que o país esteja hoje numa melhor situação económica do que estava há três anos", frisou a dirigente bloquista.

Numa nota enviada à comunicação social, citada pela agência Lusa, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP avança que foram colocados 3,25 mil milhões de euros para a linha de Obrigações do Tesouro que vence em junho de 2019, numa operação liderada pelo sindicato bancário composto pelo Barclays, Caixa BI, Goldman Sachs, HSBC, Morgan Stanley e Société Generale.

Segundo noticia a Lusa, o valor da procura pela operação terá chegado aos 11 mil milhões de euros.

Termos relacionados Política
Comentários (1)