You are here

Coreia do Norte: Líder manda executar o tio

Jang Song-thaek, tio do líder norte-coreano Kim Jong-un e número dois do governo, foi executado pouco depois de ser condenado à morte por um tribunal militar, informou a KCNA, agência estatal do país.
Kim Jong-un e o seu tio Jang Song-thaek, que era considerado figura-chave no processo de consolidação no poder do atual líder

A Coreia do Norte confirmou na segunda-feira (9 de dezembro) a destituição de Jang sob acusações como "consumir drogas e esbanjar dinheiro nos casinos". A agência estatal confirmou que ele foi executado nesta quinta-feira, 12 de dezembro, pouco depois de ter sido condenado por um tribunal militar especial.

"O acusado Jang concentrou um poder inadequado e formou uma fação como chefe do que foi um grupo opositor durante muito tempo", disse a KCNA num comunicado intitulado "O traidor Jang Song-thaek executado".

A nota assegura ainda que o ex-vice-presidente da poderosa Comissão Nacional de Defesa tentou derrubar o Estado.

"O tribunal examinou os crimes de Jang. Ficou provado durante as vistas que todos foram cometidos pelo acusado que reconheceu a sua culpabilidade", relatou a KCNA.

A destituição de Jang aconteceu no domingo passado em reunião do Bureau Político do Comité Central do Partido dos Trabalhadores presidido por Kim Jong-un, depois da purga ter sido revelada uma semana antes pelos serviços secretos da Coreia do Sul.

Os meios estatais de Pyongyang ofereceram as imagens da sua detenção e deram todo o tipo de detalhes sobre as duras acusações que recaíram sobre ele, naquele que foi uma purga pública sem precedentes para um personagem tão poderoso no hermético governo norte-coreano.

Jang Song-thaek era casado com Kim Kyong-hui, a irmã de Kim Jong-il, pai do atual líder, e era considerado figura-chave no processo de consolidação no poder do jovem Kim Jong-un, desde o falecimento do ditador anterior há dois anos.

Artigo publicado por Opera Mundi

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)