You are here

Nuno Crato está a destruir o melhor que a escola pública tem, acusa Bloco

O Bloco acusou esta segunda-feira o projeto de Nuno Crato para a escola pública de destruir o que de melhor foi conseguido nos últimos anos no setor, apelando à "mobilização" contra o "experimentalismo" do ministro da Educação.
"Nuno Crato tem as contas mal feitas para a escola pública e o seu projeto de escola pública destrói o que de melhor foi conseguido nos últimos anos", defendeu Catarina Martins. Foto de Paulete Matos

"Nuno Crato tem as contas mal feitas para a escola pública e o seu projeto de escola pública destrói o que de melhor foi conseguido nos últimos anos", defendeu a coordenadora do Bloco Catarina Martins em conferência de imprensa na sede da Rua da Palma, em Lisboa.

O Bloco quer ver revogados "imediatamente" os decretos-lei que alteraram os programas de matemática "de forma autoritária e sem seguirem nenhum dos exemplos internacionalmente aceites como de boas práticas", como os do relatório PISA da OCDE, publicados na semana passada.

"Precisamos de toda a mobilização para a escola pública", defendeu Catarina Martins, referindo-se a "vários combates pela frente", como por exemplo a prova de avaliação dos professores, que será feita aos profissionais até cinco anos de carreira, "como se de uma perseguição geracional se tratasse que não resolve em nada as questões relativas à qualidade do ensino".

"O Bloco repudia esta prova de avaliação, repudia esta perseguição dos mais jovens docentes que fizeram a sua licenciatura e mestrado, fizeram o seu estágio e foram avaliados, e apela à mobilização de todos os docentes para não deixarem passar estas provas de autoritarismo e perseguição a quem faz a escola pública", apelou Catarina Martins.

O Bloco quer ainda revogar as alterações legislativas "tendentes à introdução do cheque-ensino" em Portugal, um exemplo seguido pela Suécia que o relatório PISA mais "chumba", lembra a coordenadora bloquista.

"O modelo sueco em que o ministro Nuno Crato se inspira é chumbado pelos resultados do PISA. Deve ser chumbado em Portugal", defendeu.

O Bloco pretende também a "vinculação imediata dos professores contratados que respondem a necessidades permanentes na escola pública", cenário para o qual a Comissão Europeia já alertou Portugal.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (2)