You are here

Greves nos transportes intensificam-se nesta quinta-feira

Aumentam os protestos contra os cortes salariais e o OE para 2014. A greve na Refer fez com que só circulassem os comboios decretados como serviços mínimos, nesta quarta-feira. Para quinta-feira, estão convocadas greves na CP, CP Carga, Carris, Soflusa e STCP. Sexta-feira, serão os trabalhadores da administração pública que estarão em greve. Estão igualmente marcadas várias manifestações.
Para esta quinta-feira, estão convocadas greves na CP, CP Carga, Carris, Soflusa e STCP. Sexta-feira, serão os trabalhadores da administração pública que estarão em greve

Os trabalhadores da Refer paralisaram 24 h nesta quarta-feira. Sobre esta greve, Abílio Carvalho, da Fectrans disse à Lusa que a greve fez com que apenas circulassem os comboios decretados como serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral.

Abílio Carvalho salientou nas declarações que “os trabalhadores querem negociar – o que fizeram durante alguns meses - , mas viram as suas expectativas descuradas e aquilo que foi colocado à frente foram mais cortes no Orçamento do Estados para 2014 nos seus salários”. O sindicalista lembrou que entra em vigor em dezembro um decreto-lei que “visa ainda mais cortes” no setor.

Também nesta quarta-feira os motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro fizeram greve desde o primeiro serviço do dia até às 12h. A adesão à greve foi de 75%, segundo o Sindicato Nacional dos Motoristas.

Greves quinta e sexta-feira, 7 e 8 de novembro

Para esta quinta-feira, estão convocadas:

- Greve de 24 horas na CP e CP Carga;

- Greve na Carris entre as 9.30h e as 15.30h;

- Greve na Soflusa (barcos entre Lisboa e Barreiro) de 3h por turno;

- Greve na STCP (autocarros do Porto), entre as 8h e as 16h.

Na sexta-feira, 8 de novembro, decorre a greve geral dos trabalhadores da administração pública, convocada por todos os sindicatos da CGTP, UGT e independentes. A luta é em defesa dos serviços públicos e dos postos de trabalho, contra o roubo nos salários, nas pensões e no horário de trabalho e em protesto contra o OE para 2014.

Ainda para esta quinta-feira, a partir das 15 h na Av. 5 de outubro em Lisboa, está convocada pela Fenprof uma concentração dos professores do 1º ciclo do ensino básico, para “contestar o aumento do seu horário letivo e a exigirem a reposição da legalidade neste ciclo de ensino”.

E sábado, 9 de novembro, os trabalhadores dos transportes realizam uma manifestação nacional.

Na sexta-feira, os trabalhadores dos transportes farão uma avaliação da quinzena de greves e decidirão a convocação de novas formas de luta.

Os trabalhadores do Metro de Lisboa já decidiram que irão realizar dois dias de greves parciais, entre 18 e 22 de novembro. O primeiro dia será 19 de novembro e a greve parcial será “das 05:30 às 09:30 para a generalidade dos trabalhadores e das 08:00 às 12:30 para os trabalhadores administrativos e técnicos superiores”, segundo disse Anabela Carvalheira da Fectrans à Lusa.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)