You are here

Roberto Almada: "Domingo foi o primeiro dia do fim do jardinismo"

O coordenador do Bloco Madeira sublinha a “vitória estrondosa da coligação Mudança” e afirma que, com as eleições autárquicas de 29 de setembro, se iniciou uma “viragem política” na Madeira e que "domingo foi o primeiro dia do fim do jardinismo”.
O coordenador do Bloco Madeira sublinha a “vitória estrondosa da coligação Mudança” no Funchal

O coordenador do Bloco de Esquerda da Madeira deu conferência de imprensa no Funchal, na manhã desta terça-feira.

“Inicia-se aqui o fim do jardinismo e é o início de uma viragem política que pode ter o seu epílogo na mudança política no governo da região em 2015”, declarou Roberto Almada, segundo a agência Lusa.

Roberto Almada destaca o contributo do Bloco de Esquerda para “a vitória estrondosa da coligação ‘Mudança’ no Funchal”, considerando que a conquista do município é, “em primeiro lugar, a vitória da democracia, da autonomia, da população do Funchal”.

Segundo o Diário de Notícias da Madeira, Roberto Almada realçou que “esta é uma vitória daqueles que, como o Bloco de Esquerda, nunca desistiram de lutar" e lembrou que o Bloco também apoiou, “desde a primeira hora”, o movimento Juntos Pelo Povo que ganhou a câmara e todas as juntas de Santa Cruz.

O coordenador regional do Bloco refere que o partido passou a ter, depois das eleições de 29 de setembro, dez autarcas eleitos, nas assembleias de freguesia e em assembleias municipais quando, em 2009, tinha conseguido eleger apenas seis.

Roberto Almada afirma ainda que “o Bloco vai iniciar um trabalho de recuperação tendo em vista as eleições regionais, em 2015 e o regresso à Assembleia [Regional]”.

O coordenador do Bloco Madeira considera que, nos concelhos da região onde o Bloco concorreu sozinho teve resultados “modestos”, mas “a média percentual desses cinco concelhos manteve-se mais ou menos ao nível do ano de 2009, cerca de 2%”. Roberto Almada diz que estes resultados, “não sendo uma vitória e não foi, foi um resultado que comparativamente às eleições regionais demonstra uma recuperação, ainda que ligeira, mas sustentada”. E salienta ainda: “Dois por cento nas eleições regionais daria para o Bloco eleger um deputado na Assembleia Legislativa da Madeira”.

No passado domingo o PSD de Alberto João Jardim perdeu sete das 11 câmaras da Região Autónoma, incluindo o Funchal, onde ganhou a coligação “Mudança”, apoiada por PS / PND / Bloco / MPT / PTP / PAN.

Movimentos independentes tiraram ao PSD as câmaras de Santa Cruz (esta também apoiada pelo Bloco) e de São Vicente. O PS conquistou as câmaras de Machico, Porto Moniz e Porto Santo e o CDS-PP a Câmara de Santana.

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
Comentários (2)