You are here

Resultados do Bloco nas eleições autárquicas de 2013

Nas eleições autárquicas do passado domingo, o Bloco de Esquerda elegeu um total de 8 vereadores, dois em concelhos onde nunca tinha elegido, 100 deputados municipais e 138 membros para as assembleias de freguesia. As listas independentes apoiadas pelo Bloco obtiveram resultados importantes. (em atualização)
Foto de Paulete Matos

Com 99,97% dos votos contados e 9 freguesias por apurar, o Bloco de Esquerda obteve 2, 42% dos votos para as Câmaras Municipais, 3,16% para as Assembleias Municipais e 2,31% para as Assembleias de Freguesia.

Com estes resultados o Bloco elegeu um total de 8 vereadores, 100 deputados municipais e 138 membros para as assembleias de freguesia.

Num total de 8 vereadores, 2 são em concelhos em que o Bloco nunca tinha tido elegido qualquer representação na Câmara. Em Torres Novas, foi eleita a deputada Helena Pinto e em Portimão, o dirigente nacional e destacado ativista da luta contra as portagens na Via do Infante, João Vasconcelos. Os restantes 6 foram eleitos em Salvaterra de Magos (2), onde o Bloco perdeu a Câmara, Entroncamento (1), Seixal (1), Moita (1) e Olhão (1).

Em 2009, o Bloco de Esquerda tinha obtido 3,02% para as Câmaras Municipais ( 9 vereadores: 4 em Salvaterra de Magos, mais Entroncamento, Almada, Moita, Seixal e Olhão), 4,18% para as Assembleias Municipais (139 deputados) e 2,96% para as Assembleias de Freguesia (235 eleitos).

Listas independentes e coligação no Funchal obtêm resultados importantes

A coligação “Mudança”, encabeçada por Paulo Cafôfo e integrada pelo Bloco de Esquerda, obteve um resultado histórico ao vencer a principal autarquia da região autónoma da Madeira, impondo uma pesada derrota ao jardinismo. O mesmo se sucedeu em Santa Cruz, onde uma lista independente, apoiada pelo Bloco, obteve uma expressiva maioria absoluta com 64,42% dos votos.

A lista independente, “Cidadãos por Coimbra”, apoiada pelo Bloco de Esquerda, conseguiu eleger José Augusto Ferreira vereador, 4 deputados municipais e 14 membros para as Assembleias de Freguesia.

Em Braga, a lista “Cidadania em Movimento” obteve 5,32% para a Câmara Municipal. Apesar de não ter conseguido eleger nenhum vereador, com 7, 09% elegeu dois deputados municipais e 29 membros para as Assembleias de Freguesia.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
Comentários (24)