You are here

Diplomatas europeus agredidos por soldados israelitas

Um grupo de diplomatas europeus, considerados pelo governo israelita como provocadores, foi agredido pelo exército de Israel em Khirbet al, no vale do Jordão, na Cisjordânia ocupada.
Avigdor Lieberman, ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, disse que os diplomatas agiram como provocadores.

Os diplomatas acompanhavam um comboio de camiões transportando tendas e produtos alimentares destinados aos palestinianos cujas casas foram recentemente demolidas pelo exército.

Além de terem lançado granadas ensurdecedoras, os soldados ocupantes arrancaram uma diplomata francesa da viatura onde viajava, lançaram-na ao chão e mantiveram-na imobilizada.

A vítima, Marion Fesneau-Castaing, é adida no consulado francês em Jerusalém, o organismo diplomático responsável pelas relações com o Autoridade Palestiniana, pelo que se encontrava no exercício das suas funções.

As autoridades israelitas informaram o jornal Haaretz de que consideram o comportamento da diplomata francesa como “inapropriado”, pelo que preparam a sua expulsão como persona non gratta.

O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, o extremista de direita Avigdor Lieberman, afirmou que “os diplomatas são enviados pelos seus governos para actuar como pontes e não como provocadores”. A delegação diplomática europeia pretendia suprir as necessidades imediatas de famílias de palestinianos que ficaram sem os seus alojamentos, destruídos por soldados para dar lugar, como acontece frequentemente nestas situações, a postos avançados de colonização e ocupação israelita.

Lieberman afirmou ainda que os vídeos não revelam qualquer exercício da violência contra a diplomata francesa. O fotograma que se publica corresponde a um desses vídeos citados e foi publicado pelo Haaretz.

Segundo as autoridades israelitas, o ministro de Netanyahu falou sobre o assunto com o seu homólogo francês, o sionista Laurent Fabius, não sendo de prever solidariedade de Paris para com a sua diplomata, a quem foi retirada a imunidade diplomática, devendo ser expulsa.

Não se conhece qualquer reacção das instituições europeias e dos seus responsáveis, como Durão Barroso e Catherine Ashton, sobre esta violação de normas elementares de regras diplomáticas cometida pela tropa israelita contra uma delegação europeia.


Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)