You are here
Estivadores de todo o mundo prometem retaliações contra governo português

Numa carta aberta enviada a Passos Coelho e a Pires de Lima, o coordenador do Conselho Internacional dos Estivadores (IDC) acusa o governo português de tentar "demolir a segurança do emprego e as condições de trabalho dos estivadores" portugueses com o único objectivo de servir os poderosos interesses do capital, sob a pressão da Troika". O IDC condena a legislação aprovada sobre a atividade portuária e denuncia que a partir da sua aprovação "as empresas começaram a despedir dezenas de estivadores experientes e indispensáveis e tentaram substituí-los por trabalhadores ilegais subcontratados", ao mesmo tempo que criavam "um ambiente de quase escravidão nos portos com um número enorme de horas de trabalho impostas e o cancelamento dos períodos de férias garantidos".
O IDC recorda o "último apelo" lançado no final de julho pela reunião de Liverpool para que Governo e patrões dos portos reabrissem o diálogo de forma a "parar e inverter este inaceitável assalto social e profissional aos direitos dos estivadores Portugueses".
Como a situação desde então se tem agravado cada vez mais, o IDC agendou para esta quarta-feira, na sua reunião no Chipre, algumas "ações industriais específicas" que "irão seguramente ter impacto sobre os lucros dos empresários portuários, em particular, e sobre a frágil e sensível economia Portuguesa".
"Durante mais de um ano tentámos informar-vos constantemente sobre estes problemas e hoje consideramos que a nossa paciência atingiu os seus limites", conclui o coordenador do IDC na carta enviada esta segunda-feira ao primeiro-ministro e ao ministro da Economia.
Comments
Anteayer me enteré de que los
Anteayer me enteré de que los estibadores portugueses estaban en huelga y de que los estibadores de todo el mundo se solidarizan y defienden a los estibadores portugueses. Hoy me entero de que Finnair contrata esquiroles españoles para una futurible huelga en Finlandia. ¡Menos mal que nos queda Portugal!
Add new comment