You are here

Espanha: Corrupção assombra Governo. Oposição exige demissão

Mariano Rajoy, Presidente do Governo espanhol, afirmara não se lembrar da última vez em que contactara Luis Bárcenas, ex-tesoureiro do PP, no entanto, o diário espanhol, El Mundo, veio revelar trocas de mensagens telefónicas entre ambos até Março de 2013. Em uma delas, Rajoy chega mesmo a dizer: “Luis, nada é fácil, mas estamos a fazer o que podemos”. Izquierda Unida exige eleições imediatas e PSOE anuncia rutura de relações com o PP.
“Assim não se pode governar. Temos um presidente dependente do que diz Bárcenas”. Para o dirigente da IU, existem “provas muito evidentes” da ligação de Bárcenas com o PP e do financiamento ilegal do partido, defendeu o dirigente da Izquierda Unida

A vida do Governo do conservador Partido Popular espanhol está cada vez mais complicada.

Mariano Rajoy, Presidente do Governo e do partido, tinha afirmado não se lembrar da última vez em que contactara Luis Bárcenas, ex-tesoureiro do PP, no entanto, o diário espanhol, El Mundo, veio revelar trocas de mensagens telefónicas (ver abaixo) entre ambos até Março do presente ano. Em uma delas, Rajoy chega mesmo a dizer: “Luis, nada é fácil, mas estamos a fazer o que podemos”.

Bárcenas, chegou a tesoureiro do partido pela mão de Rajoy, e já tinha sido investigado num caso de corrupção, que envolvia vários dirigentes do PP. O processo é conhecido como  “caso Gürtel”.

O ex-tesoureiro optou por permanecer em silêncio enquanto recebia apoio do executivo conservador.

No entanto, a sucessão dos escândalos em torno dos casos, levou o PP a deixar cair o seu ex-tesoureiro. A justiça do país vizinho, descobriu que o antigo colaborador de Mariano Rajoy, chegou a ter 47 milhões de euros em contas na Suíça, que davam cobertura à contabilidade paralela do partido, por outro lado, foram detetados diversos pagamentos ilegais a membros da cúpula popular.

O atual Presidente do Governo espanhol é referido nos documentos, entregues pelo próprio Bárcenas à justiça espanhola, como tendo recebido mensalmente pagamentos no valor 25 mil euros, entregues sobretudo em caixas de charutos, violando a Lei das Incompatibilidades.

Segundo a imprensa espanhola, o antigo tesoureiro do PP entendeu revelar as trocas de mensagens, por não ter gostado da atitude do partido, que pela voz do seu porta-voz, Alfonso Alonso, o classificou no Parlamento como “um delinquente que fez da mentira o seu estilo de vida”.

Esta segunda-feira começará a ser ouvido pelo juíz responsável pelas investigações dos casos Gürtel e Bárcenas.

Desde que foi preso, tem feito diversas denúncias que põem seriamente em causa a continuidade do executivo. Bárcenas afirmou que a contabilidade paralela existe há 30 anos no partido, e com a revelação das mensagens telefónicas desmente Rajoy, que mentiu ao negar a existência dos pagamentos ilegais, da contabilidade paralela e de não recordar da última vez que falou com o seu anterior tesoureiro.  

As mensagens, agora públicas, revelam que o contacto entre ambos foi constante nos últimos anos e que Rajoy pediu a Bárcenas para negar a existência dos pagamentos e da contabilidade paralela.

Izquierda Unida e PSOE exigem demissão do Governo

O porta-voz da Izquierda Unida, José Luis Centella, exigiu a demissão do Governo, a dissolução das Cortes espanholas e a convocação imediata de eleições.

“Assim não se pode governar. Temos um presidente dependente do que diz Bárcenas”. Para o dirigente da IU, existem “provas muito evidentes” da ligação de Bárcenas com o PP e do financiamento ilegal do partido.

Alfredo Pérez Rubacalba, secretário-geral do PSOE, a demissão imediata de Mariano Rajoy e anunciou a rutura definitiva de relações com o PP.

Rubalcalba acusa o Presidente do Governo espanhol de mentir, de “ausência total de explicações” e de estar “incapacitado para governar Espanha”

O secretário-geral dos socialistas anunciou ainda que iria contactar os restantes partidos da oposição para tentar encontrar uma “frente comum” para estudar medidas a adotar.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)