You are here

Portugal tem a receber 2,3 mil milhões de euros da Alemanha por indemnizações da I Guerra Mundial

O valor a pagar pela Alemanha a Portugal, estabelecido no Tratado de Versalhes, daria para compensar o valor das medidas chumbadas pelo Tribunal Constitucional e ainda sobrariam mil milhões de euros.

O Tratado de Versalhes, assinado a 28 de junho de 1919, terminou com a Primeira Guerra Mundial e estabeleceu as penalizações atribuídas à Alemanha pelos danos e as perdas causadas durante o conflito.

Segundo o historiador Filipe Ribeiro de Meneses, citado por Paulo Gaião no artigo publicado esta sexta feira no Expresso on line, este tratado determinou que o valor a pagar pela Alemanha a Portugal ascenderia a cerca de mil milhões de marcos-ouro, o que equivaleria atualmente, segundo apurou o jornalista do Expresso João Silvestre, a cerca de 2,3 mil milhões de euros (1,8 do PIB).

Pouco deste dinheiro terá, contudo, e segundo assevera Ribeiro de Meneses, “entrado nos cofres do Estado devido às sucessivas revisões da dívida alemã".

Na realidade, e segundo avança o historiador, Afonso Costa, que, a partir de 12 de março de 1919, passou a chefiar a delegação portuguesa à Conferência de Paz, assinando em representação de Portugal o Tratado de Versalhes, pretendia obter, por parte da Alemanha, uma indemnização de 8 mil e 500 milhões de marcos-ouro, ou seja, oito vezes mais do que o valor acordado, na medida em que, segundo ele, "a guerra tinha causado - alegadamente - a morte de 273.547 portugueses da metrópole e colónias, uma cifra que os Aliados rejeitaram por completo".

Caso a dívida alemã fosse saldada, seria possível compensar o valor das medidas chumbadas pelo Tribunal Constitucional e ainda sobrariam mil milhões de euros.


 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (7)