You are here

Internacional

OMS declara surto de ébola na RD do Congo “emergência sanitária mundial”

2019/07/18 - 12:12pm

A Organização Mundial de Saúde elevou o surto de ébola na República Democrática do Congo para o nível de emergência sanitária internacional. Até ao momento, registaram-se mais de 2.500 casos de infeção e quase 1.670 mortes.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Ministro de Israel afirma que é a favor de “cura gay”

2019/07/18 - 10:55am

O Ministro da Educação de Israel, Rafi Peretz, afirmou durante uma entrevista que é a favor das terapias de conversão de orientação sexual. Centenas de pessoas pediram a exoneração do cargo.

Silvia Souza (ao lado, Douglas Belchior) é uma das atriculadoras de ações nacionais brasileiras de incidência do movimento negro. (Foto: Reprodução)

Brasil: Movimento Negro denuncia pacote de Moro-Bolsonaro

2019/07/18 - 9:55am

Documento enviado à Comissão de Direitos Humanos da OEA expõe genocídio contra população não-branca brasileira – com crescentes dados de morte no campo. “Nós combinamos de não morrer”, afirma Douglas Belchior, da Uneafro. Por Lucas Veloso, em Alma Preta

Criança durante um desalojamento no norte de Roma.

Salvini prepara “plano de expulsão” de ciganos

2019/07/17 - 5:20pm

O Vice-Primeiro-Ministro italiano considera que grande parte dos ciganos que vivem em acampamentos no país estão em situação de “ilegalidade” e que é preciso expulsá-los. O político que tinha jurado varrer os acampamentos ciganos do país a bulldozer ordenou relatórios sobre eles em todo o país.

Conferência de imprensa das quatro congressistas atacadas por Trump.

Insultos racistas de Trump: Câmara dos Representantes condena, visadas querem destituição

2019/07/17 - 2:36pm

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma moção na qual condena o presidente do país pelos “comentários racistas” dirigidos a quatro congressistas. Trump mandava-as “regressar aos seus países de origem”. Elas responderam que estão no seu país e querem a destituição de Trump.

Trabalhadores da Amazon em protesto.

Mobilização internacional dos trabalhadores da Amazon responde aos “prime days”

2019/07/16 - 8:26pm

Os “prime days” são promoções generosas que visam angariar clientes para as contas especiais da Amazon. Os trabalhadores, fartos de descontos à custa dos seus salários, responderam à manobra de marketing com uma ofensiva internacional em defesa dos seus direitos.

Míssil apreendido a militantes de extrema-direita em Itália – Foto de Tino Romano

Itália: Míssil apreendido a militantes da extrema-direita

2019/07/16 - 4:52pm

A polícia italiana apreendeu um arsenal de guerra, incluindo um míssil, a militantes do grupo neofascista Forza Nuova. Estes ativistas de extrema-direita terão combatido ao lado de rebeldes pró-russos na Ucrânia e estariam a tentar vender o míssil.

Tariq Ali: “O governo dos Estados Unidos quer fazer de Assange um exemplo, quer trancá-lo em isolamento como fizeram inicialmente com a Chelsea Manning”

Tariq Ali: “Olha-se para Sergio Moro e não se vê a cara da Justiça”

2019/07/15 - 10:24pm

Escritor paquistanês diz que Moro é “enganador e corrupto” e fala sobre “Em defesa de Julian Assange”, livro que reúne textos de Noam Chomsky, Chelsea Manning, entre outros. Por Natalia Viana/Agência Publica.

Luís Nascimento esteve na última Convenção do Bloco de Esquerda

Angola: “Cruzada contra a corrupção exige revisão Constitucional”

2019/07/14 - 10:45pm

Luís Nascimento, vice-presidente do Bloco Democrático de Angola, afirmou também que o combate à corrupção exige retirar ao Presidente da República “o poder autocrático e ditatorial de que está investido na presente Constituição”.

O deputado italiano que ajuda a resgatar migrantes foi acusado judicialmente por isso

2019/07/14 - 11:42am

Erasmo Palazzotto, deputado da Esquerda Italiana que esteve presente na última Convenção do Bloco e chefe de missão do navio de salvamento de refugiados no Mediterrâneo Alex, foi acusado de auxílio à imigração ilegal pela sua ação humanitária. Sem medo da acusação, prescindiu da imunidade parlamentar.

Coletes Negros ocupam o Panteão em Paris.

Coletes Negros: centenas de migrantes sem documentos ocuparam o Panteão de Paris

2019/07/13 - 9:22pm

Chamaram-se coletes negros. São cerca de 700 migrantes sem documentos a viver em França. Têm sido esquecidos mas querem ser ouvidos. Por isso ocuparam o Panteão francês. Saíram pacificamente do local quando a polícia chegou mas houve violência policial na mesma. 21 permanecem, até ao momento, presos.

Boletins de voto das eleições legislativas gregas de 2019.

Eleições na Grécia: Bipolarização entre ND e SYRIZA em versão PASOK

2019/07/13 - 7:51pm

O próximo executivo grego até pode contar com alguma boa vontade europeia. Mas, sem reestruturação da dívida, a austeridade continuará e, com ela, o “calvário” do povo grego.  Uma análise detalhada das eleições legislativas gregas por Jorge Martins.

Manifestação a favor do direito à eutanásia em Espanha. Foto Asociacion Derecha a Morir Dignamente. Twitter.

Um milhão de assinaturas pela eutanásia em Espanha

2019/07/13 - 10:54am

Maribel Tellaetxe e Luis de Marcos pediram aos familiares para morrer nas condições que julgaram dignas. Ángel Hernández ajudou a mulher a beber o líquido fatal. O médico Marcos Ariel Hourmann ajudou uma paciente a morrer. Inspiraram a recolha de mais de um milhão de assinaturas pela eutanásia em Espanha.

Alexander Acosta a falar numa conferência conservadora em 2018.

Caso de tráfico sexual de menores leva à demissão de secretário do Trabalho de Trump

2019/07/12 - 9:06pm

O ex-secretário do Trabalho de Trump, Alexander Acosta, era procurador em Miami quando estabeleceu com milionário Jeffrey Epstein um acordo que permitiu a este escapar com uma condenação considerada demasiado leve para um caso de trafico sexual de menores.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Obiang sem pressa de abolir pena de morte

2019/07/12 - 2:46pm

De acordo com a Lusa, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, afirma que o parlamento vai discutir em setembro a abolição da pena de morte. O presidente pretende “influenciar” os deputados para que aprovem a lei antes do final do ano.

Rodrigo Maia chorou quando a proposta foi aprovada. Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Brasília

Brasil: Aprovada a contrarreforma da Previdência

2019/07/11 - 11:03pm

Medida que altera as regras das reformas obteve 379 votos a favor. PSOL acusa o presidente Bolsonaro de crime de responsabilidade por aprovar emendas do orçamento destinadas a comprar votos de deputados sem autorização da câmara. Por Luis Leiria.

teclado

França aprova imposto sobre gigantes digitais

2019/07/11 - 4:55pm

O “imposto GAFA” (Google, Apple, Facebook e Amazon) deve arrecadar 400 milhões de euros este ano e 650 milhões em 2020. Uma iniciativa semelhante do Bloco foi chumbada por PS, PSD e CDS, com abstenção do PAN.

Autocolante de caricatura colado em Modena e que representa um beijo entre Salvini e Putin.

Gravação mostra extrema-direita italiana a negociar financiamento russo

2019/07/11 - 4:24pm

Um dos braços direitos de Matteo Salvini, Gianluca Savioni, surge numa gravação obtida pelo BuzzFeed a negociar um financiamento de 65 milhões de dólares com três russos. O dinheiro do petróleo iria servir para financiamento ilegal do partido de extrema-direita A Liga.

Vincent Lambert (1976-2019)

2019/07/11 - 4:00pm

Vincent Lambert era o símbolo da discussão sobre a morte digna em França. Tetraplégico e em estado vegetativo, morreu esta quinta-feira. O hospital anunciou no início de julho que iria desligar as máquinas que o mantinham vivo.

A designação de Christine Lagarde para dirigir o BCE coincide com a vitória eleitoral da Nova Democracia na Grécia, resultado eleitoral que é a consequência direta da política de austeridade imposta pela troika

As contradições de Christine Lagarde

2019/07/11 - 8:43am

O que significa a passagem de Christine Lagarde do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Banco Central Europeu (BCE)? Será difícil ela aplicar uma política monetária menos hostil aos povos da zona euro que ainda sofrem os efeitos da crise. Por Alejandro Nadal.

Catástrofe socioambiental provocada pela rutura da barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Foto de Ibama, flickr.

Brasil: Empresa Vale condenada por tragédia em Brumadinho

2019/07/10 - 1:24pm

Pela primeira vez, a maior empresa de mineração do Brasil foi condenada pelos danos causados na sequência da rutura da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na terça-feira.

Carta de condução da Califórnia (modelo).

EUA: FBI usa cartas de condução para pesquisas de reconhecimento facial

2019/07/09 - 11:17pm

Medida, que não foi autorizada pelo Congresso, já faz parte da rotina da polícia, revela o The Washington Post. San Francisco e Somerville proibiram o uso das bases de dados das cartas de condução para fins policiais, temendo implantação de vigilância em massa.

Jeremy Corbyn.

Corbyn defende permanência na UE em caso de referendo de proposta conservadora

2019/07/09 - 5:58pm

O líder dos Trabalhistas britânicos escreveu um email aos militantes em que declara que o partido deve votar na permanência do país na União Europeia no caso de um referendo a um acordo proposto pelos conservadores ou a uma saída sem acordo.

Cartaz de protesto no Parlamento de Queensland. 2015.

Polícia australiana espia jornalistas

2019/07/09 - 4:25pm

Entre julho de 2017 e junho de 2018, a polícia australiana acedeu 58 vezes a metadados de dois jornalistas. A confirmação é da própria instituição. A polícia tem feito rusgas a jornalistas e órgãos de comunicação social que divulgaram documentos sobre abusos de militares deste país no Afeganistão.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias.

Podemos critica PSOE por querer “governo de partido único”

2019/07/09 - 2:26pm

A quinta reunião entre Pedro Sánchez e Pablo Iglesias desde as eleições terminou novamente sem acordo. Novas eleições são cenário cada vez mais provável.

Pages

TV.Esquerda

411088809504686

Vídeo com as intervenções de Constantino Sakellarides, Maria Augusta Sousa, Cipriano Justo, Teresa Gago, António Miguel Arnaut, Manuel Alegre e Catarina Martins no jantar de homenagem a João Semedo.