You are here

Internacional

Marcha de Londres por um segundo referendo, 23 de março 2019 – Foto Neil Hall/Epa/Lusa

Londres: Mais de um milhão de pessoas exige segundo referendo

2019/03/23 - 11:45pm

Os manifestantes desfilaram em Londres, exigindo ao governo a realização de um segundo referendo sobre a saída da União Europeia. No comício final, intervieram personalidades dos diversos partidos.

Mapa da iniciativa rota da seda. Gráfico de Lommes/Wikimedia Commons.

Xi Jinping promove na Europa a rota da seda desejada e temida

2019/03/23 - 9:00am

O líder chinês visita a partir de hoje a Itália, que vai integrar o seu megaprojeto de construção de infraestruturas de transporte entre a China e a Europa. A nova rota da seda traz grandes investimentos, mas incomoda as elites políticas da Europa e EUA.

Dirigente de movimento contra barragens assassinada no Brasil

2019/03/22 - 11:00pm

Dilma Ferreira Silva, coordenadora regional do Movimento dos Atingidos por Barragens foi assassinada em Tucuruí junto com outros militantes, segundo informou o movimento. O MAB organiza as pessoas atingidas ou ameaçadas por barragens que lutam pelos seus direitos no Brasil.

“Guerra dos laços” marca pré-campanha eleitoral espanhola

2019/03/22 - 5:52pm

Depois das ordens judiciais para retirar o laço amarelo a pedir a libertação dos presos políticos, a varanda da sede de governo catalão ostenta agora uma faixa a favor da liberdade de expressão.

Milhares de pessoas ainda esperam por resgate em Moçambique

2019/03/22 - 4:13pm

A devastação e o mau tempo impedem a chegada das equipas de salvamento a muitas áreas afetadas. Ciclone Idai afeta 2.7 milhões em três países.

Trump defende soberania de Israel sobre os montes Golã

2019/03/22 - 1:06pm

A política externa norte-americana mudou com um twitt. Trump escreveu que era tempo dos EUA reconhecerem a soberania de Israel sobre os montes Golã. Netanyahu agradece e a Síria promete recuperar o seu território. Turquia e Rússia também reagiram negativamente.

Lançado um manifesto por um novo internacionalismo dos povos na Europa

2019/03/21 - 4:00pm

O que faria um governo da esquerda popular se chegasse ao poder num país da Europa? Um texto de 150 co-signatários de vários países da Europa procura responder a esta pergunta propondo um plano para uma mudança social justa e ecologicamente sustentável na Europa.

Michel Temer.

Michel Temer preso na operação Lava-Jato

2019/03/21 - 2:40pm

O ex-presidente brasileiro foi detido esta quinta-feira. Polícia brasileira procura os ex-ministros da Casa Civil e das Minas e Energia.

Aborígenes australianos espoliados ganham indemnização em tribunal

2019/03/21 - 1:41pm

O Supremo Tribunal de Justiça australiano decidiu indemnizar uma comunidade de aborígenes por “perda e sofrimentos culturais”. Fica criado assim um precedente jurídico que pode fazer com que outros casos semelhantes sejam decididos da mesma forma.

Petição contra Brexit “entope” site do governo

2019/03/21 - 12:05pm

O site de petições do governo britânico deixou de funcionar por causa da elevada afluência de assinaturas à petição para revogar o Artigo 50. Theresa May fez discurso a culpar o parlamento pela crise.

Argélia: partido de Bouteflika apoia... manifestantes contra Bouteflika

2019/03/20 - 9:19pm

As manifestações massivas contra a recandidatura do presidente argelino começam a causar fissuras na estrutura do poder instituído. O líder interino da FLN, partido de Bouteflika, declarou que o partido apoia o movimento popular. E até o exército emite sinais favoráveis aos manifestantes.

 

Karadzic condenado a prisão perpétua

2019/03/20 - 4:35pm

O Tribunal Penal Internacional condenou Radovan Karadzic por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra. O líder sérvio bósnio foi responsabilizado pelo massacre de Srebrenica e pelo cerco a Sarajevo.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Mais três palestinianos abatidos na Cisjordânia

2019/03/20 - 3:06pm

Esta semana, as forças israelitas abateram mais três palestinianos. As três mortes ocorreram em dois incidentes separados esta terça-feira, perto de Nablus.

Edgardo Lander acusa o governo de Maduro de ser cada vez mais autoritário, governando há três anos em 'estado de emergência'

Edgardo Lander: rejeitar a intervenção dos EUA e evitar a guerra civil na Venezuela

2019/03/20 - 12:41pm

Em entrevista à revista ROAR, o sociólogo Egardo Lander alerta para o risco de uma guerra civil e afirma: “o que necessitamos não é a solidariedade com Maduro, nem o apoio a uma intervenção imperialista, mas sim a solidariedade com o povo venezuelano”.

Brexit. Imagem de ChiralJon/Flickr.

Brexit: May não pode repetir proposta de acordo falhado, diz parlamento

2019/03/19 - 6:01pm

Governo britânico não pode continuar a apresentar sem alterações substanciais o acordo de Brexit chumbado a semana passada, decretou o speaker do parlamento. É mais um contratempo para a tática interna de Theresa May, que agudiza o impasse em torno do Brexit.

Vox, o dinheiro escondido do neo-franquismo

2019/03/19 - 5:04pm

O Vox é financiado por empresários que não querem dar a cara pela extrema-direita. Por isso, e para contornar a lei que limita os montantes de financiamento, a direção do partido deu orientações aos dirigentes locais para utilizarem testas de ferro que serviam para esconder o rasto do dinheiro.

Fotografia: Instagram/beachbarluna

Milhares de croatas pedem tolerância zero para violência doméstica

2019/03/19 - 11:58am

No fim-de-semana passado, cerca de 3 mil pessoas manifestaram-se em Zagreb para reclamar tolerância zero para com a violência doméstica. Os manifestantes queriam ainda mais medidas de prevenção das autoridades e legislativas.

Ciclone Idai provoca desastre humanitário em Moçambique

2019/03/18 - 10:24pm

Cruz Vermelha aponta destruição de 90% na cidade da Beira, a zona de impacto do ciclone. Presidente moçambicano Filipe Nyusi diz que o número de mortos pode elevar-se a mais de mil. Centenas de milhares estão desalojados.

A centrista Zuzana Čaputová e o independente pró-governamental Maroš Šefčovič disputam a segunda volta das eleições presidenciais na Eslováquia

Presidenciais na Eslováquia: Čaputová e Šefčovič na segunda volta

2019/03/18 - 3:16pm

Na 1ª volta das eleições presidenciais, que decorreu no passado sábado, apuraram-se para a 2ª volta a centrista Zuzana Čaputová e o independente pró-governamental Maroš Šefčovič.

Nova Zelândia revê lei das armas

2019/03/18 - 12:41pm

Depois do atentado de extrema-direita que causou 50 vítimas mortais, a primeira-ministra neozelandesa anunciou uma reforma da lei das armas. O governo neozelandês vai também discutir com o Facebook a transmissão direta de vídeos e várias empresas ponderam retirar anúncios das redes sociais.

Fotografia de Paula Nunes

Assassino de Marielle recebeu 25 mil euros em outubro

2019/03/17 - 8:36pm

O depósito da quantia foi feito no banco na conta de Ronnie Lessa, alegado autor dos disparos sobre Marielle Franco, no dia 9 de outubro, ou seja, sete meses após a ocorrência do crime e dois dias após a primeira volta das últimas eleições brasileiras.

Milhares exigem em Madrid libertação de presos políticos catalães

2019/03/17 - 9:58am

“A autodeterminação não é delito. Democracia é decidir” foi o lema da manifestação que, segundo a organização, reuniu cerca de 120 mil pessoas. "Este julgamento é uma farsa", "liberdade para os presos políticos", “independência”, figuraram entre as palavras de ordem mais ouvidas.

Marcha pelo clima e "coletes amarelos" enchem ruas de Paris

2019/03/16 - 8:04pm

A "Marcha do século" pelo clima juntou cerca de 450 mil manifestantes em França, 107 mil dos quais em Paris, de acordo com a organização. Este foi ainda o 18º sábado de mobilização dos "coletes amarelos", que contestam a política fiscal e social do presidente francês Emmanuel Macron.

Nicolás Maduro e Xi Jinping, foto da viagem do presidente venezuelano à China em setembro de 2018

A China também é responsável pela crise venezuelana atual

2019/03/16 - 3:36pm

A China é um dos diversos responsáveis pela grave crise que a Venezuela vive na atualidade, na medida em que tem sido um ator chave no aprofundamento dos males do rentismo/extrativismo. Por Emiliano Teran Mantovani

"Tenho muito medo que estejamos a assistir em França a uma espécie de Itália parte II”

2019/03/16 - 1:48pm

Marisa Matias, candidata do Bloco às eleições europeias, referia-se ao facto de a força de Emmanuel Macron poder “estar a abrir um tapete vermelhíssimo à senhora Le Pen [líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional] e outros que tais".

Pages

TV.Esquerda

384913605393167

Marisa Matias explica o que é o Artigo 13, quais as suas implicações e as razões pelas quais é contra a sua aprovação.