You are here

Internacional

Carlo Bonomi, presidente da associação patronal italiana desde maio, apresentou um "caderno de encargos" pesado para o Estado. Foto de Assianir/wikimedia commons.

Itália e a “fase 2”: os capitalistas querem tudo

2020/06/01 - 9:49pm

Em maio, a Itália entrou na fase 2 do combate ao coronavírus com insuficiência de meios e trabalhadores em lay-off sem receber ajuda do Estado. O governo está dividido sobre o caminho a seguir. Já os patrões sabem muito bem o que querem. Um panorama traçado por Franco Turigliatto.

Trump classifica Antifa como “organização terrorista”

Trump classifica Antifa como “organização terrorista”

2020/06/01 - 1:00pm

O Presidente dos EUA responsabiliza o movimento Antifa pelos confrontos com a polícia nas manifestações contra o homicídio de George Floyd. Especialistas avisam que eventual ilegalização não é constitucional.

Hong Kong no centro da batalha entre EUA e China

2020/06/01 - 11:17am

Com o início da pandemia da covid-19 agravou-se a tensão entre os EUA e a China que têm agora Hong Kong no centro das atenções. Na passada sexta-feira, Donald Trump anunciou sanções a cidadãos chineses e fim de vantagens para Hong Kong.

Manifestação Renault

França: Protestos contra a reestruturação da Renault-Nissan-Mitsubishi continuam

2020/06/01 - 10:01am

Depois de centenas de pessoas se terem manifestado contra o encerramento de três unidades industriais da Nissan em Barcelona. Agora, em França, milhares de trabalhadores saem à rua para impedir o encerramento de uma fábrica da Renault

 

Microsoft troca jornalistas por “inteligência artificial”

2020/05/31 - 6:58pm

27 jornalistas foram despedidos na sequência da decisão de passar a responsabilidade de edição e seleção de notícias no site do MSN e no navegador Edge para programas de software automáticos.

Manifestantes em Los Angeles. Foto de ETIENNE LAURENT/EPA/Lusa.

EUA: o país que não consegue respirar revolta-se

2020/05/31 - 5:56pm

O assassinato de George Floyd às mãos da polícia continua a gerar ondas de choque por todo o país. Na madrugada deste sábado, houve manifestações e confrontos com a polícia em dezenas de cidades e, em algumas, foi declarado o recolher obrigatório. Um manifestante foi morto por um disparo de origem desconhecida.

Macri com Bolsonaro em janeiro de 2019. Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Macri, ex-presidente da Argentina investigado por espionagem interna

2020/05/31 - 4:11pm

O Estado devia ser mínimo. Assim pregava e praticava o ex-presidente neoliberal da Argentina. Mas só na economia porque na vigilância dos seus adversários valeria utilizar meios públicos para espiar adversários políticos segundo a acusação da Procuradoria-Geral.

Iyad Halak. Fonte: twitter.

Palestiniano, autista e desarmado, a mais recente vítima do colonialismo israelita

2020/05/31 - 3:45pm

Iyad Halak tinha 32 anos e deslocava-se para a sua escola de ensino especial. Sete tiros travaram-lhe o percurso, atingindo-o mortalmente.

Manifestação de extrema-direita na Hungria

Extrema-direita sai à rua na Hungria

2020/05/31 - 1:24pm

As manifestações convocadas pela extrema-direita desrespeitaram as medidas sanitárias aplicadas por causa da covid-19 mas a polícia nada fez. Ao contrário do que aconteceu num protesto anterior contra Orban.

 
Trabalhadores da Uber Eats em Milão. Fevereiro de 2020. Foto de Kattel Ar Gow/Flickr.

Itália: Uber Eats condenada por exploração e colocada sob administração judicial

2020/05/30 - 10:03pm

Cerca de mil contratos foram investigados e os procuradores falam em condições próximas da escravatura. A multinacional não se conseguiu impor no setor do transporte em Itália e enfrenta agora problemas no setor da distribuição de refeições.

João Cezar de Castro Rocha. Foto do Facebook do autor.

“Quanto maior o colapso do governo, maior a virulência da guerra cultural”

2020/05/30 - 8:36pm

Uma visão vingativa e revisionista da história moldou o bolsonarismo. É uma narrativa que justifica a criação e eliminação de inimigos em série mas, ao mesmo tempo, torna impossível governar. Entrevista da Agência Pública ao professor da UERJ, João Cezar de Castro Rocha.

Jair Bolsonaro.

Carta aberta contra Bolsonaro recolhe assinaturas um pouco por todo o mundo

2020/05/30 - 5:58pm

A missiva, que denuncia o presidente brasileiro como “genocida do seu povo, o mais criminoso dos chefes de Estado e um perigo à saúde mundial”, é dirigida “a todos aqueles e aquelas que defendem a humanidade para além das fronteiras”.  

Trabalhadores de Seattle em greve em 1919.

Quando a Greve Geral de Seattle e a gripe espanhola colidiram

2020/05/30 - 12:44pm

Os trabalhadores de Seattle transformaram um mundo de guerra, doença, morte e sofrimento numa grande celebração dos vivos, ainda que por apenas cinco dias. Por Carl Winslow.

Sérgio Tréfaut, cineasta.

Sérgio Tréfaut: “O que se passa no Brasil é um verdadeiro crime de Estado”

2020/05/30 - 10:21am

O cineasta participou esta sexta-feira numa iniciativa em frente ao Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa. O Governo foi exortado a posicionar-se contra as políticas genocidas de Bolsonaro e foi feito um apelo à solidariedade por parte da população portuguesa.

Manifestações Nissan Barcelona

Renault quer despedir 15 mil, Nissan encerra fábricas na Catalunha

2020/05/29 - 3:35pm

Plano de restruturação apresentado pela Renault esta sexta-feira prevê reduzir a produção de veículos nos próximos anos. A sua parceira Nissan está debaixo de fogo na Catalunha após anunciar intenção de fechar fábricas.

embarcação

Entrega de migrantes à Líbia violou lei internacional

2020/05/29 - 2:12pm

Bruxelas reconhece que o navio com bandeira portuguesa não podia ter entregue às autoridades líbias os migrantes que resgatou no Mediterrâneo. Para a eurodeputada Marisa Matias, "a União Europeia continua a pactuar com crimes à escala internacional".

EasyJet vai despedir 4500 trabalhadores

2020/05/28 - 7:01pm

Em causa estão os postos de trabalho de cerca de 30% dos trabalhadores da empresa. EasyJet justifica a decisão com necessidade de preservar as suas contas.

Ao contrário do inicialmente alegado pelos agentes da policia, as gravações de câmaras de videovigilância comprovam que este não tentou resistir à detenção.

Confrontos com a polícia nos protestos contra o assassinato de George Floyd

2020/05/28 - 4:53pm

“Não consigo respirar” e “por favor, não me matem” foram as últimas das palavras de George Floyd enquanto um polícia o sufocava com o joelho. Floyd fora detido alegadamente por tentar usar uma nota falsa de 20 dólares numa mercearia. O caso voltou a acender o debate em torno da violência policial e racista nos EUA.

Oficiais do Serviço Nacional da Juventude observam gafanhotos do deserto durante formação para controlo desta espécie, em Gilgil, Quénia. Fotografia por FAO/Luis Tato.

Praga de gafanhotos no Corno de África continua fora de controlo

2020/05/28 - 11:34am

O Corno de África assiste a uma praga de gafanhotos sem igual nas últimas dezenas de anos, que se estende até à fronteira entre o Paquistão e India. As restrições impostas pela pandemia à mobilidade de pessoas e produtos dificultam o combate a esta praga.

Itália e Espanha querem mais negociação, Costa declara-se satisfeito

2020/05/27 - 10:57pm

A Comissão Europeia apresentou o plano "Próxima Geração UE" para financiar a recuperação económica após contida a pandemia. A proposta prevê transferir 500 mil milhões sob a forma de subvenções. António Costa elogiou, mas Sánchez e Conte não deram por fechadas as negociações.

Bairro de lata em Dhaka, no Bangladesh. Foto de Zoriah/Flickr.

A pobreza gerada pela crise pode ceifar mais vidas do que a própria doença

2020/05/27 - 10:04pm

É lógico que nos preocupemos com o impacto da covid-19 nos países mais desenvolvidos, mas não podemos esquecer que o efeito da pandemia nos mais pobres pode vir a ser devastador. Por Borja Santos Porras.

Balcão da Hertz. Foto de Michael Gray/Flickr.

Hertz abre falência nos EUA e paga prémios milionários aos executivos

2020/05/27 - 4:17pm

A empresa de aluguer de automóveis anunciou o pagamento de 16 milhões de dólares aos seus executivos de topo, poucos dias depois de ter anunciado 10 mil despedimentos e entrado com um pedido de falência das suas operações nos Estados Unidos. A falência não afeta as operações em Portugal.

Edgar Valles: Reconciliação e perdão pressupõem a admissão de que foram cometidos crimes, a identificação dos seus responsáveis.

Angola: Reconciliação e Perdão, a sério?

2020/05/27 - 3:01pm

O Esquerda.net republica o artigo do advogado Edgar Valles, irmão de Ademar e de Sita Valles, assassinados a seguir aos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 em Angola, no qual afirma que o programa da chamada “reconciliação”, aprovado com fanfarra pelo governo angolano, tem falta de seriedade.

Bolsonaro

Agressões a jornalistas provocam cancelamento da cobertura na residência presidencial

2020/05/27 - 1:55pm

Apoiantes de Bolsonaro têm sistematicamente hostilizado jornalistas no Palácio da Alvorada. Globo e Folha de São Paulo cancelaram a cobertura jornalística por falta de segurança.

 

Donald Trump

Twitter sinaliza publicações enganosas de Trump e disponibiliza verificação de factos

2020/05/27 - 10:46am

Esta terça-feira, o Twitter passou a rotular as publicações de Donald Trump, disponibilizando um link que redireciona para artigos de notícias sobre a alegação infundada do presidente norte-americano. Trump acusa a rede social de querer interferir nas eleições.

Pages

TV.Esquerda

544396109583179

A histórica livraria ligada à resistência antifascista está em risco de fechar portas. A faturação caíu 90% devido à covid-19. Esta reportagem mostra a situação da Barata e conta com declarações de José Fernandes, seu gerente, e Catarina Martins que a visitou este sábado.