You are here

Internacional

Índigena boliviano manifesta-se contra o golpe que depôs Evo Morales com a Wiphala, símbolo dos povos nativos que Morales promoveu a bandeira nacional em conjunto com a anterior bandeira oficial.

Milhares de perfis falsos criados para apoiar o golpe na Bolívia

2019/11/22 - 3:25pm

A máquina de guerra que fez o golpe contra Evo Morales foi constituída pelo exército, pela polícia, por alguma comunicação social e vários setores empresariais e da direita, como a extrema-direita dos “comités cívicos”, mas também por milhares de contas falsas no Twitter que fizeram circular internacionalmente propaganda.

Brasil: dirigente do PSOL foi assassinado

Brasil: dirigente do PSOL foi assassinado

2019/11/22 - 2:48pm

Josimar da Silva Conde era presidente do PSOL num município do estado brasileiro do Acre. Juliano Medeiros, dirigente nacional do partido, exige o apuramento de responsabilidades. “Não aceitamos esperar mais 600” para saber o que aconteceu.

Benjamin Netanyahu.

Netanyahu acusado oficialmente de corrupção e fraude

2019/11/22 - 2:25am

O procurador-geral de Israel acusou o primeiro-ministro de corrupção, fraude e abuso de confiança em três processos distintos. Netanyahu recusa demitir-se e afirmar estar a ser alvo de uma "tentativa de golpe".

"É tempo de mudança real". Manifesto do Labour para as eleições britânicas. Novembro de 2019.

“Tempo de mudança real”, Labour lança manifesto eleitoral radical

2019/11/21 - 6:39pm

Jeremy Corbyn quer um “blitz de investimento público” financiado através do aumento dos impostos dos mais ricos e combate às alterações climáticas pago pelas empresas de combustíveis fósseis. Nacionalizações, banda larga grátis, um milhão de casas a custos controlados e de empregos climáticos são outras propostas.

refugiados

Grécia quer mandar refugiados para campos fechados

2019/11/21 - 2:01pm

O governo grego anunciou que vai fechar os centros sobrelotados de requerentes de asilo em algumas ilhas e criar novas instalações no continente que se assemelham a centros de detenção. Amnistia Internacional diz que é uma decisão “simplesmente escandalosa”.

Fotografia de Paulete Matos

Quase metade dos deslocados internos são crianças

2019/11/21 - 10:27am

Esta quarta-feira, soube-se que cerca de 40% dos deslocados internos no mundo por guerras ou outras crises são crianças. A fatia corresponde a 17 milhões, 5 milhões das quais com menos de 5 anos.

Banco incendiado em Shahriar, Irão, na sequência da revolta contra o aumento dos combustíveis. Novembro de 2019.

Governo iraniano aumentou preço dos combustíveis, revolta estalou em todo o país

2019/11/20 - 10:49pm

Mais de cem mortos e mil detidos, este é o saldo aproximado dos últimos dias de manifestações no Irão contra o aumento dos combustíveis em 50%. O acesso à internet foi cortado no país durante o auge dos conflitos que as autoridades asseguram estar já controlados.

Fotografia: Ana Bárbara Pedrosa. Jerusalém, janeiro de 2018.

Trump considera que colonatos israelitas são legais

2019/11/20 - 6:11pm

A Casa Branca voltou à carga nas iniciativas pró-Israel. A administração Trump afirmou que os colonatos israelitas na Cisjordânia não são ilegais. ONU considera ilegal a ocupação destes territórios palestinianos.

Pessoa ferida na sequência dos ataques israelitas à Síria. Novembro de 2019.

Ataque israelita à Síria causa 11 mortos

2019/11/20 - 3:08pm

Israel confirmou ter atacado forças sírias e iranianas nos arredores de Damasco, causando pelo menos onze mortos. Este país continua num impasse político depois de nenhum dos dois partidos mais votados ter conseguido formar governo.

Marcha de camponeses e indígenas nas ruas de La Paz pela renúncia de Jeanine Añez

Bolívia camponesa e indígena cerca capital pela demissão do governo

2019/11/20 - 1:54am

Bloqueios em estradas ameaçam deixar La Paz sem alimentos nem combustíveis. Governo autoproclamado mandou militares e polícias romper cerco a refinaria, provocando mais três mortes. Mas parece impotente para resolver impasse. Por Luis Leiria.

As “sardinhas” estão a encher as ruas de Itália contra a extrema-direita

2019/11/19 - 11:23pm

Quatro amigos quiseram protestar contra a gabarolice de Salvini que inflaciona os números de presentes nos seus comícios. Convocaram um evento nas redes sociais em que surgia a brincadeira das “sardinhas em lata”. Milhares de pessoas responderam protestando com imagens de sardinhas contra “a política de ódio”.

Fotografia: Flickr/gnuckx

Câmara de Paris não quer parceria entre Comité Olímpico Internacional e Airbnb

2019/11/19 - 8:37pm

Anne Hidalgo, presidente da câmara de Paris, afirmou que o Airbnb é “um fator que penaliza todos os parisienses, em particular a classe média”. Esta segunda-feira, alertou Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), para os “riscos e consequências” de os Jogos Olímpicos terem o Airbnb como patrocinador.

Trabalhistas britânicos querem reduzir leque salarial

2019/11/19 - 5:46pm

No dia do primeiro debate eleitoral entre os candidatos às eleições de 12 de dezembro, o responsável pela pasta das finanças dos trabalhistas apresentou algumas das propostas económicas do partido.

Manifestantes no interior da Universidade Politécnica de Hong Kong. Novembro de 2019.

Polícia cerca universidade em Hong Kong, manifestantes resistem

2019/11/19 - 4:08pm

Cerca de uma centena de manifestantes resistem barricados na Universidade Politécnica, em Hong Kong, na sequência do cerco policial à instituição ocupada. A Amnistia Internacional apela à polícia para reduzir a tensão e quer uma investigação independente ao uso da força desde o início dos protestos.

Liberdade para os Jordis

Amnistia Internacional exige libertação imediata dos dois líderes sociais catalães

2019/11/19 - 3:12pm

A organização de defesa dos direitos humanos afirma que a condenação de Jordi Sànchez e Jordi Cuixart pelo crime de sedição viola o seu direito à liberdade de expressão e reunião pacífica e abre um precedente perigoso para outros protestos pacíficos.

Suécia deixa cair acusação a Assange por falta de provas

2019/11/19 - 1:50pm

A procuradora sueca Eva-Marie Persson anunciou a decisão de pôr termo à investigação que acusava o fundador da Wikileaks de violação. Assange continua preso em Londres e sempre negou as acusações de que era alvo.

Combatentes curdas do YPJ.

Defender Rojava!

2019/11/19 - 12:13pm

Neste manifesto, líderes de diversos movimentos sociais, comunidades e Primeiras Nações do mundo inteiro defendem que "uma experiência revolucionária no Médio Oriente poderia oferecer possibilidades para o futuro da humanidade".

Governo iraniano corta internet após fim de semana de protestos

2019/11/18 - 4:29pm

O anúncio da subida de 50% no preço dos combustíveis provocou a revolta em muitas cidades do Irão. No domingo, o governo fez saber que o acesso à internet estará limitado pelo menos por 24 horas.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias assinando o acordo de coligação entre o PSOE e o Unidas Podemos.

Cenários para depois de uma batalha

2019/11/18 - 11:32am

O que fizer o governo de coligação PSOE-UP marcará duradouramente a política espanhola. As direitas não tardarão a disputar a rua e tenderão a aproveitar cada contradição e fraqueza para encurralar um governo que já nasceu com dificuldades. Por Manuel Monereo.

O Brasil caminha para uma ditadura?

2019/11/17 - 7:43pm

Cabe à esquerda brasileira, além de alertar os riscos à sociedade, aquecer as ruas do país para a construção de um movimento que derrote Bolsonaro e as suas ambições autoritárias. Por Guilherme Boulos.

Chile: Acordo para referendo sobre Constituição não detém protestos

2019/11/17 - 5:27pm

Na sexta-feira foi anunciado um acordo para a realização de um referendo, em abril de 2020, que permitirá pôr fim à atual constituição do país, imposta por Pinochet. Alguns pontos do acordo levantam, contudo, algumas reticências em setores da oposição e a mobilização nas ruas de Santiago mantém-se.

Um ano de protestos dos ‘coletes amarelos’: “Não vamos ficar por aqui”

2019/11/17 - 3:39pm

Cumpriu-se este fim-de-semana o 53º sábado de mobilização, com um total de 270 manifestações convocadas por toda a França. Os manifestantes afirmam que as razões que levaram aos protestos não desapareceram. Paris foi novamente palco de violência.

Quem são as figuras que deram o golpe de Estado na Bolívia

2019/11/17 - 12:32am

Figuras como Jeanine Áñez, Carlos Mesa e Luis Fernando Camacho revelam o tipo de pessoas que estão por trás do golpe anti indígena na Bolívia. Por Victor Farinelli.

Fotografia: commondreams.org

Veneza continua em estado de emergência

2019/11/15 - 11:15pm

Após a maré alta de terça-feira, que inundou a cidade e foi a pior dos últimos 50 anos, nova maré atingiu Veneza. Presidente da câmara afirma que o aumento das inundações se deve às alterações climáticas.

supertaça espanhola

Televisões espanholas boicotam final da Supertaça em estádios sauditas

2019/11/15 - 5:05pm

Depois da televisão pública espanhola ter anunciado que não ia concorrer à aquisição dos direitos televisivos do evento, outras duas concorrentes privadas seguiram o exemplo.

Pages

TV.Esquerda

1473030636188412

A patroa da Cervejaria Galiza, no Porto, geriu o estabelecimento de forma danosa. Não pagou o subsídio de Natal e, durante meses, pagou salários em tranches. Numa noite, tentou levar as máquinas e o stock. Os trabalhadores organizaram-se e estão a manter a cervejaria em funcionamento.