You are here

Sociedade

A associação patronal recusa qualquer subida salarial acima “da inflação esperada”. Imagem via facebook da FECTRANS.

Trabalhadores do setor privado rodoviário de passageiros convocam greve para 1 de outubro

2021/09/27 - 9:07am

Após um dia de greve “bem sucedido” a 20 de setembro, com adesão de 75% em todo o país, a FECTRANS anunciou nova greve para dia 1 de outubro uma vez que a associação patronal recusa negociar aumentos salariais.

Cães num Canil. Fotografia por Robert van Rijn/Flickr

Canil do Marco de Canaveses está sobrelotado e sem veterinário

2021/09/26 - 4:12pm

Com 200 cães acolhidos, o Centro de Recolha Oficial Animal está sem veterinário há um ano e regista o segundo valor mais elevado de eutanásias do país, realizadas em regime de outsourcing.

A insolvência da AIMinho resultou num megaprocesso agora em julgamento por fraude, burla qualificada e branqueamento. Foto via google-earth.

Futura sede da PJ em Braga vendida ao Estado 66% acima do preço de 2019

2021/09/26 - 10:00am

O Ministério da Justiça adquiriu a antiga sede da AI Minho por 2,5 milhões de euros a um privado que pagou 1,5 milhões pelo imóvel em 2019.

Portugal juntou vozes e corpos pelas mulheres e pelo povo do Afeganistão

2021/09/25 - 10:56pm

Tainara Machado explicou ao Esquerda.net que o movimento A Coletiva aderiu ao apelo internacional da Revolutionary Association of the Women of Afghanistan (RAWA), manifestando a sua solidariedade para com as mulheres e o povo do Afeganistão em Lisboa, Porto e Vila Real.

Nancy Fraser: O que é capitalismo?

2021/09/25 - 4:21pm

Estou empenhada em expandir a nossa compreensão do capitalismo de modo a incluir género, ecologia, raça e império. E isso requer trazer as partes que foram negligenciadas da história para o interior das nossas periodizações. Por Nancy Fraser.

Trabalhadores reclamam intervenção do Governo contra “crime económico e social” na Saint-Gobain

2021/09/25 - 3:28pm

Cerca de uma centena de trabalhadores da Saint-Gobain manifestaram-se este sábado, em Lisboa, contra o despedimento coletivo de 130 pessoas. Lamentando que António Costa não os tenha recebido, deixaram uma conclusão: “Este Governo fala, mas quando é hora de aparecer não está presente”.

A dirigente da CGTP, Isabel Camarinha, esteve esta sexta-feira no centro de distribuição dos CTT de Santarém no horário da paralisação parcial. Foto CGTP.

Carteiros de Santarém marcam três dias de greve em outubro

2021/09/25 - 1:33pm

Há mais de uma centena de milhar de cartas e encomendas em atraso. Faltam doze trabalhadores e há povoações onde o carteiro não passa há 15 dias. Os carteiros queixam-se também da falta de condições de trabalho no novo centro de distribuição para onde se mudaram em agosto.

Trabalhadores da Saint-Gobain de Santa Iria da Azoia à porta da fábrica. Foto da CGTP.

Trabalhadores despedidos da Saint-Gobain Sekurit levam luta à porta de António Costa

2021/09/24 - 6:15pm

Há um mês, a empresa anunciou o despedimento coletivo. Desde então, todos os dias, os trabalhadores marcam presença à porta da fábrica. A contestação chega no sábado à residência oficial do primeiro-ministro. Os trabalhadores dizem que o silêncio do governo é “insustentável”.

No Alentejo e Algarve, o preço médio das casas aumentou mais de 9% e 10% respetivamente. Foto esquerda.net.

Preço médio de venda de casas ultrapassou os 160 mil euros pela primeira vez

2021/09/24 - 4:07pm

É um novo recorde de preços do setor imobiliário desde que há registos. Em Lisboa, o preço médio ultrapassou os 220 mil euros, 40% acima da média nacional. Alentejo e Algarve com maiores subidas regionais. 

Trabalhador da Petrogal manifesta-se em frente à Câmara de Matosinhos. Foto de FERNANDO VELUDO/LUSA.

Galp: Encerramento significa “mais despedimentos, mais poluição e menos salários”

2021/09/24 - 3:04pm

Os trabalhadores da Galp de Matosinhos protestaram em frente a Câmara contra a “hipocrisia” das declarações de António Costa na campanha eleitoral. Catarina Martins marcou presença em solidariedade e defendeu que para a transição energética são precisos “mais trabalhadores e não menos”.

No Centro Hospitalar Tondela Viseu, os profissionais de saúde a desempenhar funções nos serviços de urgência não estão a receber o subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia – Foto Interior do Avesso

Viseu: Profissionais das Urgências não recebem subsídio de risco pelo combate à covid-19

2021/09/24 - 10:02am

No Centro Hospitalar Tondela Viseu, 41 dos 50 assistentes operacionais atrabalhar em urgências não receberam o subsídio extraordinário a que têm direito. Artigo de Interior do Avesso

pessoas atravessam rua

Desconfinamento acelera a partir de 1 de outubro

2021/09/23 - 7:10pm

Depois de conhecidas as medidas aprovadas no Conselho de Ministros, Catarina Martins sublinhou o "sentido de responsabilidade" da população e agradeceu ao Serviço Nacional de Saúde pela forma como respondeu à pandemia. Conheça aqui as medidas que passam a estar em vigor.

João Leal Amado: Manter presunção de aceitação do despedimento é “persistir na malfeitoria”

2021/09/23 - 2:07pm

O professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra critica a norma que impede o trabalhador de contestar a licitude do despedimento ao receber a compensação e lamenta que o PS se tenha aliado à direita para chumbar proposta do Bloco que revogava esta condição.

Nas redes sociais, as mobilizações fazem-se através das hashtags #RiseForAndWithWomenOfAfghanistan #IStandWithWomenofAfghanistan.

Ação global de solidariedade com as mulheres afegãs é este sábado

2021/09/23 - 12:29pm

A ação de solidariedade global mobilizada pela organização feminista anti-fundamentalista afegã RAWA será acompanhada em Portugal por manifestações este sábado em Vila Real, Porto e Lisboa. “Nenhum/a de nós é livre até que as mulheres do Afeganistão sejam livres”. 

Laboratório.

Investigação portuguesa descobre molécula promissora no combate a vírus e parasitas

2021/09/22 - 12:15pm

Chamaram-lhe BSS730A e consideram que tem “um perfil revolucionário, que abre caminho de um novo antimicrobiano de largo espetro com potencial de aplicação na prevenção e tratamento de múltiplos tipos de infeções virais, endémicas e pandémicas, e também doenças parasitárias, como a malária”.

Foto de Paulete Matos.

Greve parcial até quinta na Soflusa/Transtejo

2021/09/21 - 3:56pm

Os trabalhadores voltam à luta por melhores salários e culpam administração e Governo pela intransigência que os obrigou à greve. De acordo com a empresa, estão previstas várias perturbações na ligação fluvial entre a margem sul e Lisboa.

Logotipo do Observatório de Mulheres Assassinadas.

Observatório contabiliza 14 mulheres assassinadas no primeiro semestre

2021/09/21 - 10:15am

Nos últimos 16 anos, houve 569 assassinatos de mulheres, 455 dos quais femícidios, 671 tentativas. “Teria sido possível preveni-los com uma atuação atempada tanto por parte da sociedade civil quanto por parte das autoridades”, diz o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR.

A administração da empresa integra os presidentes dos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Sourte. Imagem via cidadaospelasaidadaabmg.pt

Movimento de Cidadãos quer extinguir as Águas do Baixo Mondego e Gândora

2021/09/20 - 6:05pm

Desde a criação da empresa, em 2019, foram registadas irregularidades nas práticas de contratação bem como a degradação do serviço aos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure. 

Trabalhadores da CP em manifestação por melhores salários no passado dia 16 de setembro de 2021. Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.

Trabalhadores da CP e IP convocam greve para 8 de outubro

2021/09/20 - 4:05pm

Os trabalhadores da Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal reivindicam o aumento dos salários, a revisão do Acordo da Empresa e a admissão de colaboradores.

A CPR está perante um desafio de sobrevivência financeira. Foto de João Relvas, Lusa.

Conselho para os Refugiados comemora 30 anos

2021/09/20 - 11:03am

Criado para defender o direito de asilo em Portugal, em 30 anos “de sobrevivência e subsistência” financeira o Conselho Português para os Refugiados apoiou cerca de 14 mil pessoas a encontrar segurança e liberdade.

Foto de Tiago Petinga, Lusa arquivo.

Fenprof quer movimento contra processo de municipalização do ensino

2021/09/20 - 12:12am

Mário Nogueira defende um movimento com autarcas, pais, famílias e professores para pôr um “travão no erro tremendo” do processo de municipalização do ensino. Protesto em Lisboa marcado para dia 5 de outubro.

Castanheira do Ribatejo. Foto de Rúdisicyon/Wikimedia Commons.

Trinta famílias em risco de despejo em Vila Franca de Xira

2021/09/19 - 10:34am

O senhorio de seis prédios de Castanheira do Ribatejo onde vivem pessoas com baixos rendimentos comunicou aumentos de renda em mais do dobro que os moradores não podem pagar.

Greve simultânea no BCP e Santander a 1 de outubro

2021/09/18 - 10:08am

Sindicatos convocam greve simultânea contra os despedimentos nos dois bancos, num processo marcado pela prática de assédio laboral aos trabalhadores.

Pessoas com deficiência manifestam-se no Parlamento. Foto de Centro de Vida Independente.

Pessoas com deficiência exigem reforma antecipada junto ao Parlamento

2021/09/17 - 2:10pm

Um “velório” simbólico chamou a atenção para o atraso de um processo que se arrasta desde o Orçamento do Estado de 2020. Defende-se a antecipação da reforma para pessoas com deficiência a partir dos 55 anos, com 20 ou mais anos de carreira contributiva, dos quais 15 ou mais correspondam a uma incapacidade igual ou superior a 60%.

Provedora da Justiça alerta para os atrasos no abono de família - foto de Paulete Matos

Provedora de Justiça alerta para atrasos na atribuição do abono de família

2021/09/17 - 9:31am

A Provedoria aponta que está a receber um número crescente de queixas por estes atrasos, tendo recebido mais queixas nos primeiros seis meses de 2021 do que em todo o ano de 2020.

Pages

TV.Esquerda

260813222585494

Com Catarina Martins, Sérgio Aires, Susana Constante Pereira, Mário Moutinho, Maria Manuel Rola e Rui Nóvoa.