You are here

Sociedade

O ciclo de vida e morte na pecuária intensiva é uma metáfora para o ciclo de acumulação de capital

Quem não estiver disposto a falar de capitalismo também não deve falar da pecuária industrial

2019/11/22 - 10:29pm

Livrarmo-nos do especismo e das dinâmicas estruturalmente condicionadas de opressão e exploração dos animais é impossível sem nos livrarmos da superioridade do capital sobre as pessoas. Por Patrik Gažo

Cantina escolar.

Negócios das cantinas escolares: os alunos ficam a perder

2019/11/22 - 5:18pm

Segundo a SIC, as escolas privadas vendem refeições muito mais caras do que aquilo que pagam. E, tanto no ensino público como no privado, o baixo preço pago às concessionárias por cada refeição levanta suspeitas sobre a sua qualidade. O Bloco defendeu em várias ocasiões a gestão pública das cantinas escolares.

'Vistos Gold' devem ser abolidos, alerta Comité Económico e Social Europeu

2019/11/22 - 12:25pm

Num parecer divulgado esta sexta-feira, o Comité Económico e Social Europeu (CESE) defende que programas como os ‘vistos gold’ “acarretam riscos graves”, pelo que “devem ser abolidos em todos os Estados-membros da UE”.

Violência doméstica já matou 28 mulheres este ano

Violência doméstica já matou 28 mulheres este ano

2019/11/22 - 11:08am

Nos últimos 15 anos, foram 500 as mulheres assassinadas em Portugal em contexto de violência doméstica. Em 2019 existiram também 27 tentativas de femicídio e 45 órfãos.

PREVPAP: Precários da RTP em protesto no Parlamento

2019/11/22 - 2:50am

Esta sexta-feira estará em discussão no Parlamento, a pedido do Bloco, o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública. Os trabalhadores precários da RTP agendaram um protesto para este mesmo dia, exigindo ao ministro das Finanças que cumpra os seus compromissos.

Pingo Doce

“Ambiente de pressão e medo” explica silêncio sobre humilhação no Pingo Doce

2019/11/21 - 3:30pm

O sindicato já reagiu ao comunicado em que a Jerónimo Martins diz não conseguir apurar o que se passou no caso da trabalhadora a quem foi recusada a substituição numa das caixas do Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa, acabando por urinar-se no local.

Fotografia de Paulete Matos

Portugal é o terceiro país da UE com mais trabalhadores a prazo

2019/11/21 - 11:56am

Segundo o Eurostat, um quinto dos trabalhadores portugueses tem um contrato a prazo. Na UE, apenas Espanha e Polónia têm um maior peso de contratos com termo.

Leiria: Câmara isolou bairro social com um muro

2019/11/20 - 11:12am

Chama-se Bairro Social da Integração e aí moram 47 pessoas em 18 casas. Quando fez obras de recuperação, a Câmara Municipal de Leiria construiu um muro que separa os habitantes do bairro social, na maioria ciganos, das vivendas.

Fotografia: cria.pt

Projeto de inclusão diminui absentismo escolar entre crianças ciganas

2019/11/19 - 5:12pm

O projeto “Rise”, aplicado num agrupamento escolar em Vila Verde, contribuiu para a diminuição do absentismo e do insucesso escolar de alunos ciganos ao procurar uma “inclusão emancipada” numa “rede de sociabilidade”.

Pingo Doce

Sindicato denuncia humilhação de trabalhadora do Pingo Doce em Lisboa

2019/11/18 - 10:26pm

O CESP exigiu à Jerónimo Martins o fim do clima de intimidação nos seus supermercados. Trabalhadora na loja da Bela Vista viu negados os pedidos de substituição na caixa, acabando por urinar-se no local.

Ilustração

A Europa a correr atrás do prejuízo

2019/11/18 - 2:39pm

Apesar do trabalho das sucessivas comissões do Parlamento Europeu, os governos da UE têm impedido as reformas para combater a grande fraude fiscal e proteger os lançadores de alertas. Artigo de Ana Gomes para a revista Esquerda.

De que lado estamos? Feminismo para o séc. XXI

2019/11/17 - 2:44pm

Não é possível superar o patriarcado sem superar também o capitalismo, porque eles são um e o mesmo sistema. Por isso somos feministas, mas somos feministas anticapitalistas. Nada pela metade, sempre a luta toda. Artigo de Andrea Peniche para a revista Esquerda.

Greve na Navigator: "Este processo não acaba aqui, a luta continua"

2019/11/16 - 11:38pm

Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Norte afirmou estar muito satisfeito com a adesão à greve e garante que a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e o devido enquadramento salarial e de carreiras não ficará por aqui.

Trabalhadores da TSF ameaçam greve face a instabilidade na rádio

2019/11/16 - 6:46pm

Os trabalhadores da rádio assinalam que, “desde o anúncio da nova reestruturação [do Global Media Group], a instabilidade na TSF tem sido grande, agravada por atrasos no pagamento de salários a trabalhadores efetivos e colaboradores”.

Trabalhadores do grupo Navigator em piquete de greve. Novembro de 2019.

Navigator: quatro dias de luta marcados por ilegalidades contra a greve

2019/11/15 - 5:40pm

No penúltimo dia de greve nas fábricas da Navigator, os trabalhadores denunciam violações ao direito à greve. Do seu caderno reivindicativo fazem parte a atualização de salários e um plano de carreiras uniformizado. Sandra Cunha, deputada bloquista que esteve presente no piquete de greve, diz que “os trabalhadores têm toda a razão”.

Fotografia de Paulete Matos

Sete notas sobre o trabalho em Portugal

2019/11/15 - 10:25am

Recuperar o valor dos salários, reconstruir as relações coletivas de trabalho, distribuir o emprego e combater a desigualdade, tornar visível o trabalho condenado à invisibilidade são pois tarefas essenciais da esquerda, que exigem pensamento crítico, ação coletiva e iniciativa política que vá além da rotina parlamentar ou sindical. Artigo de José Soeiro para a revista Esquerda.

Bombeiros de São Pedro de Sintra.

Há menos bombeiros e estão mal distribuídos pelo país

2019/11/14 - 9:04pm

Um grupo de especialistas nomeado pelo Parlamento entregou esta quarta-feira o relatório do seu trabalho no qual se mostra que, em 24 anos, o país perdeu mais de cinco mil bombeiros, se defende que os bombeiros estão mal distribuídos pelo país e se propõe melhorar a rapidez no primeiro ataque aos fogos.

Impedir jovem muçulmana de jogar é “discriminação inaceitável”

Impedir jovem muçulmana de jogar é “discriminação inaceitável”

2019/11/14 - 12:14pm

Clube de Basquetebol de Tavira está solidário com Fatima Habib e admite não participar no próximo jogo se a jovem voltar a ser impedida de jogar. É a primeira vez em três anos que Fatima é impedida de jogar com os braços tapados.

Pessoas desenham o símbolo da diabetes com guarda-chuvas. Quezon, Filipinas. Novembro de 2019. Foto de ROLEX DELA PENA/EPA/Lusa.

40% dos diabéticos por diagnosticar, estima Associação Protetora de Diabéticos

2019/11/14 - 12:07pm

No dia mundial da diabetes, a Associação Protetora dos Diabéticos exige novo inquérito, acreditando que os números de doentes conhecidos ficam muito aquém da realidade. Ainda assim, Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença com mais de um milhão de diabéticos diagnosticados.

Mais ricos concentram 70% da riqueza do país

2019/11/14 - 11:27am

A desigualdade na distribuição da riqueza em Portugal permanecia superior em 2017 comparativamente a 2010, momento da crise económica. No mesmo ano de 2017, um quinto da população concentrava 70% da riqueza.

Fernando Rosas. Abril de 2019.

Fernando Rosas premiado pela Academia Portuguesa de História

2019/11/13 - 8:42pm

A Academia Portuguesa de História anunciou esta quarta-feira que Fernando Rosas estava entre os nove autores que decidiu galardoar. O livro “Salazar e os Fascismos. Ensaio breve de história comparada” venceu o prémio da Fundação Calouste Gulbenkian na categoria “História da Europa”.

estação dos CTT

CTT anunciam acordo salarial com sindicatos

2019/11/13 - 6:00pm

As negociações deram frutos na semana passada e garantem um aumento mínimo de dez euros a todos os trabalhadores, para além da contratação de 150 trabalhadores.

Trabalhadores da cervejaria Galiza lutam pela sobrevivência

2019/11/13 - 12:31pm

Patroa tentou retirar stock e equipamentos da empresa, situada no Porto, mas foi travada pela polícia. Trabalhadores mantêm portas da cervejaria abertas, para que o dinheiro do que ali se consuma seja distribuído por todos os que têm em atraso uma parte do seu vencimento.

Praça do Martim Moniz

Câmara de Lisboa começa a retirar tapumes do Martim Moniz

2019/11/12 - 5:06pm

A praça do centro de Lisboa esteve um ano fechada ao público, mas a contestação impediu a obra. Bloco propôs na semana passada retirada imediata dos tapumes.

Trabalhadores não docentes das escolas em protesto em Leiria. Foto: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro.

Mais protestos pela falta de trabalhadores não docentes nas escolas

2019/11/12 - 2:10pm

Esta terça-feira, em Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, os trabalhadores não docentes fizeram greve, encerrando quatro agrupamentos de escolas contra a falta de contratações. Dia 29 a greve será em todo o país. Numa escola de Gaia foram os pais quem se concentrou em protesto. Na segunda-feira tinham fechado escolas na Amadora.

Pages

TV.Esquerda

1473030636188412

A patroa da Cervejaria Galiza, no Porto, geriu o estabelecimento de forma danosa. Não pagou o subsídio de Natal e, durante meses, pagou salários em tranches. Numa noite, tentou levar as máquinas e o stock. Os trabalhadores organizaram-se e estão a manter a cervejaria em funcionamento.