You are here

Política

Catarina Martins na Feira da Estela. Foto de ESTELA SILVA/LUSA.

Subida do imposto de combustível é “absolutamente incompreensível”

2022/12/04 - 1:28pm

Na Feira da Estela, Catarina Martins destacou que a resposta governo à crise a está a “agravar”, exemplificando com o congelamento de salários e a ausência de controlo de preços dos bens essenciais. Propôs também a generalização de urgências básicas e sobre eutanásia disse “vamos ter a lei João Semedo finalmente”.

Jatos privados: PS e direita chumbam fim do "capricho dos super-ricos"

2022/12/02 - 2:13pm

Por iniciativa do Bloco, o Parlamento debateu iniciativas para restringir os voos dos jatos privados, mas também os "voos fantasma" feitos pelas companhias para garantir slots nos aeroportos, além da proibição dos voos noturnos.

Carla Castelo derrota Isaltino em tribunal

2022/12/02 - 11:19am

A vereadora eleita pela coligação Evoluir Oeiras teve de lutar na justiça para passar a ser tratada como independente nos documentos e no site da Câmara de Oeiras.

Lisboa: Orçamento mostra "falhanço na política de habitação"

2022/12/01 - 9:19pm

O Bloco de Esquerda votou contra o orçamento da Câmara de Lisboa para 2023 e critica as opções de Carlos Moedas em enfraquecer o Programa de Renda Acessível e reduzir o investimento na requalificação dos bairros municipais.

Gravidez. Foto de WeTheHappyPeople/Flickr.

Contra opacidade do governo, Bloco requer entrega de estudo sobre urgências de obstetrícia

2022/12/01 - 2:34pm

O governo guardou o documento da Comissão de Acompanhamento a Urgências de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Parto, “teimando em não informar sobre que medidas está a preparar”, diz Catarina Martins. Entretanto não dá garantias sobre encerramento de maternidades ou possibilidade de cobrar taxas moderadoras às mulheres grávidas.

Hemiciclo da Assembleia da República. Foto de Carlos Pombo/Parlamento.pt.

Chega quis adiar votação da eutanásia, PS e PSD concordaram

2022/11/30 - 1:52pm

O PS apresentou alteração num detalhe de última hora que não mudaria o sentido de voto dos partidos e Chega aproveitou para empatar mais uma vez a sua aprovação. Só o Bloco votou contra o adiamento. Pedro Filipe Soares diz que é um golpe de teatro que adia direitos urgentes.

José Gusmão.

BCE insiste em subir juros, Gusmão alerta para sufoco com os empréstimos bancários

2022/11/29 - 10:32pm

O eurodeputado do Bloco diz que se trata de um “regresso aos tempos de Trichet: subir taxas de juro até conseguir uma recessão".

Membros do Movimento Zero em 2019 a fazer o símbolo do movimento que é associado ao supremacismo branco. Foto de MIGUEL A. LOPES/LUSA.

Investigação aponta ligações do Movimento Zero ao Chega

2022/11/29 - 8:36pm

Vários dirigentes de sindicatos de polícias estão ligados à história do movimento que nasceu depois do julgamento das agressões na esquadra de Alfragide. André Ventura tentou instrumentalizar as mobilizações dos polícias para impor o seu projeto de extrema-direita.

Bloco questiona governo sobre infestação de jacintos-de-água

2022/11/29 - 2:56pm

O Rio Cávado foi alvo de uma infestação de jacintos-de-água, uma planta aquática flutuante, originária da Amazónia que é infestante em Portugal. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre esta situação. 

Justiça condena pela terceira vez deputado do Chega por mentir

2022/11/27 - 4:13pm

Pedro Frazão já tinha sido condenado em primeira instância e na Relação, mas alegou não ter acesso à conta do Twitter onde publicou mentiras sobre Francisco Louçã para escapar à publicação do desmentido. Terá de o fazer em cinco dias na conta que entretanto abriu, decidiram os juizes.

Qatar. Foto de Slippy Slappy/Flickr.

Políticos portugueses são campeões de presenças no Qatar

2022/11/27 - 10:18am

Portugal é o país com mais representação política no Mundial de futebol. Já os interesses económicos do Qatar em Portugal passam por um investimento de 400 milhões de euros na EDP e uma participação de 21,67% na SAD do Sporting Clube de Braga.

Bloco quer que o PSD pague a conta das festas partidárias na Câmara de Lisboa

2022/11/26 - 5:44pm

Nos últimos meses, Carlos Moedas tem usado as instalações da autarquia para organizar jantares e festas com a líder do governo e do PP de Madrid e as juventudes do PSD e do PP espanhol, com tudo pago pelos munícipes.

Comissão Europeia quer restrição da despesa no Orçamento português

2022/11/26 - 3:25pm

A Comissão defende que os pacotes de medidas aprovados pelos países para fazer face à inflação devem ser reduzidos de forma a não contrair a política monetária restritiva seguida pelo Banco Central Europeu.

Açores: Orçamento aprovado com apoio da extrema-direita e PAN

2022/11/25 - 4:33pm

Bloco de Esquerda considera que Orçamento da Região para 2023 “pode ter consequências gravíssimas para a vida dos açorianos” devido ao abrandamento da economia provocado pelo corte de 140 milhões de euros no investimento.

Bloco vota contra Orçamento aprovado com "as palmas dos patrões"

2022/11/25 - 12:56pm

Para Pedro Filipe Soares, “o verdadeiro acordo” sobre o OE “foi realizado à mesa dos patrões”. Resultado: “quem trabalha fica mais pobre, os super-ricos ficam ainda mais ricos”.

"Uma maioria absoluta tem de ser pressionada a partir de fora"

2022/11/25 - 12:35pm

Na concentração da CGTP em frente ao Parlamento no dia final de votações do Orçamento, o deputado bloquista José Soeiro afirmou que é a mobilização social que vai fazer a diferença na luta contra o empobrecimento.

Acionistas em fundos imobiliários isentos de IRS se garantirem rendas acessíveis

2022/11/24 - 8:32am

Face à fraca adesão ao Programa de Arrendamento Acessível e em vez de repensar a lógica de parceria com os privados, o Governo decide ir mais longe: agora também quem detenha participações em Fundos imobiliários estará isento de IRS.

Porto: Bloco contesta venda de edifícios destinados a residência universitária

2022/11/22 - 5:31pm

A Câmara do Porto quer vender 22 imóveis do Morro da Sé, alegando não ter conseguido financiamento do PRR nem candidatos à reabilitação dos edifícios degradados. Orçamento camarário foi aprovado com o voto contra do Bloco e CDU.

Bloco vota contra Orçamento que “aumenta empobrecimento e desigualdades em Portugal”

2022/11/19 - 7:15pm

Mesa Nacional do partido decidiu, por unanimidade, votar contra o Orçamento para 2023. Catarina Martins lamentou que o Partido Socialista opte por não valorizar salários e pensões e beneficie uma “economia predatória dos lucros rápidos que está a causar tantas dificuldades no país”.

"Não podemos esquecer os direitos humanos": Bloco apela a Marcelo para não ir ao Qatar

2022/11/18 - 10:41am

Iniciativa entregue no Parlamento recomenda ao Governo que não se faça representar no Mundial de Futebol e condene publicamente as violações dos direitos humanos no Qatar. Organização do Portugal-Nigéria impediu entrada de camisolas da Amnistia Internacional.

Benefício fiscal sob suspeita de fraude já custou 3,4 mil milhões

2022/11/17 - 5:43pm

No ano passado, o investimento associado ao SIFIDE caiu 2,6% face ao declarado em 2020. Este ano, as empresas pedem créditos fiscais da ordem dos 685 milhões de euros.

O secretário-geral do CGTP-IN, Arménio Carlos, discursa no XIV Congresso da CGTP-IN. Foto de Mário Cruz/Lusa.

Arménio Carlos quer que PCP corrija posição sobre invasão da Ucrânia

2022/11/17 - 3:01pm

Este partido não classifica o sucedido como invasão, o que o ex-secretário-geral da CGTP e atual militante de base do PCP critica, acrescentando que esta posição “não foi só um problema de comunicação”.

Mariana Mortágua. Foto de Ana Mendes.

É preciso que o Governo tenha "tolerância zero" para crimes de ódio

2022/11/17 - 2:06pm

Mariana Mortágua reagiu à notícia dos crimes cometidos por agentes da autoridade nas redes sociais considerando que, a confirmarem-se, estamos perante "um problema grave e estrutural de infiltração da extrema-direita". O Bloco quer ouvir o ministro da Administração Interna no Parlamento.

Bloco quer ver cumprido direito das grávidas a ter acompanhante em hospitais

2022/11/16 - 12:13pm

Partido questionou todas as unidades hospitalares sobre a efetividade do exercício deste direito, verificando que ainda perduram limitações em alguns hospitais. E anunciou a entrega de um projeto de resolução em nome de “um SNS mais humanizado”.

Governo quer reduzir imposto sobre lucros bolsistas de longo prazo

2022/11/14 - 8:06pm

Proposta vai ao encontro do desejo dos mercados de capitais. "A direita ultraliberal chegou ao poder e ninguém deu por nada?”, questiona o eurodeputado José Gusmão.

Pages