You are here

Política

Catarina Martins afirma que Rui Moreira não tem condições para continuar no cargo - Foto de Rita Sarrico

Catarina Martins defende demissão de Rui Moreira

2021/05/18 - 11:47pm

Rui Moreira vai a julgamento e o Ministério Público pediu a perda de mandato do autarca. A coordenadora do Bloco de Esquerda lembra que João Semedo propôs a Rui Moreira que anulasse o acordo entre a Câmara do Porto e a Selminho e conclui: “Não tem condições para continuar no cargo”.

Rui Moreira vai a julgamento

Rui Moreira vai a julgamento

2021/05/18 - 5:30pm

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai a julgamento no âmbito do processo Selminho, a imobiliária da sua família. O Ministério Público pediu a perda de mandato do autarca.

Salgueiro Maia - Das guerras em África à Revolução dos Cravos

2021/05/18 - 8:57am

No cemitério de Castelo de Vide há um túmulo simples, bem iluminado pelo sol, de costas para o verde da Serra de S. Mamede: a sepultura do “Capitão de Abril” Fernando José Salgueiro Maia. Por Moisés Cayetano Rosado (Historiador).

Extrema-direita: A História repete-se?

2021/05/17 - 8:28pm

Um Colóquio e um debate promovido pelo Observatório da Extrema Direita e pela CULTRA, no passado dia 14. Entre os participantes, um elo comum: a preocupação perante a crise de representação dos sistemas democráticos atuais. Por Luís Farinha.

Fabíola Cardoso

Bloco propõe criminalização de terapias de reconversão sexual

2021/05/17 - 5:57pm

O projeto de lei apresentado esta segunda-feira, Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, propõe criminalizar “terapias de reconversão sexual” bem como intervenções cirúrgicas em crianças intersexo, seguindo os exemplos de Malta e Alemanha.  

Luís Filipe Vieira

Retalhos da vida de um grande devedor

2021/05/17 - 5:04pm

Por mais endividado que viva, Luís Filipe Vieira escapou sempre, entre reestruturações e favores, à convocação de um património que, sendo seu, no fundo, nunca lhe pertenceu. Vieira não é único, mas é um retrato acabado de uma economia ao serviço dos bancos e seus satélites. Por Mariana Mortágua.

Tem de haver regras sobre investimento europeu. "Já vimos fortes investimento públicos que criaram ricos e não criaram riqueza em Portugal”, sintetiza.

"Tem de haver soluções para quem caiu abaixo do limiar da pobreza”

2021/05/17 - 1:01pm

Em entrevista à Antena 1, Catarina defendeu "uma estratégia que crie emprego em Portugal” e um debate sobre que tipo de investimento público devemos ter face a esse objetivo em áreas como o parque habitacional, transição energética e mobilidade, e o setor social.

Marisa Matias.

Palestina: Marisa tem “pouca expetativa” quanto à reunião de emergência da diplomacia da UE

2021/05/17 - 11:15am

Em declarações ao Fórum TSF, a eurodeputada do Bloco diz que não há possibilidade de ter equidistância face ao massacre dos palestinianos pelos bombardeamentos israelitas.

A Convenção terá lugar nos dias 22 e 23 de maio, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Aderentes do Bloco elegeram delegados à XII Convenção

2021/05/16 - 10:23pm

Decorreu este fim de semana a eleição de delegadas e delegados à Convenção bloquista de 22 e 23 de maio.  Foram eleitos 233 delegados pela Moção A, 8 pela Moção C, 66 pela Moção E, 5 pela Moção N e 9 pela Moção Q. As várias plataformas locais terão no seu conjunto 22 delegados.

Uma Casa, uma Causa: “É a partir da habitação que tecemos direitos no território”

2021/05/16 - 3:52pm

A candidata do Bloco à Câmara Municipal de Almada afirmou que “as desigualdades sociais também têm geografia”. Joana Mortágua acusou o executivo de Inês Medeiros de “assistir impávido à especulação imobiliária”.

Autarquias “têm de garantir parque público de habitação que regule o mercado”

2021/05/16 - 1:31pm

Bloco propõe “investimento grande em todo o parque habitacional disponível nas autarquias para que essas casas sejam colocadas em arrendamento acessível para toda a população”.

“CPAS explora a generalidade dos trabalhadores em nome do privilégio de uma elite”

2021/05/15 - 8:33pm

A 30 de junho realizar-se-á o referendo que vai perguntar aos advogados, solicitadores e agentes de execução se querem manter a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) como obrigatória. Bloco espera que este seja um primeiro passo para acabar com enorme injustiça.

“Os olhos do mundo não podem fechar-se e ser cúmplices da política criminosa de Israel”

2021/05/15 - 7:07pm

Catarina Martins exigiu que o governo tenha “uma palavra forte de condenação dos ataques de Israel” e, uma vez que tem a presidência da União Europeia (UE), tome as medidas necessárias para que sejam aplicadas sanções imediatas, por forma a travar o que está a acontecer na Faixa de Gaza.

Há um fosso grande entre intenções com que se criou ministério do Interior e realidade

2021/05/15 - 2:34pm

No debate sobre coesão territorial, Isabel Pires, deputada do Bloco de Esquerda, alertou para as assimetrias que afetam mais o interior, questionando sobre portagens, mobilidade e transportes. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Alexandra Vieira, candidata do Bloco à Câmara Municipal de Braga, 14 de maio de 2021 – Foto de Hugo Delgado/Lusa

“Em Braga, queremos construir soluções à esquerda que respondam à crise social”

2021/05/15 - 12:01am

A deputada Alexandra Vieira é a candidata do Bloco à Câmara de Braga e apontou como objetivo “eleger para a vereação e aumentar a representação na Assembleia Municipal”. António Lima encabeça a candidatura à Assembleia Municipal.

Catarina Martins na apresentação da candidatura do Bloco em Braga – Foto de Hugo Delgado/Lusa

“Nova injeção no Novo Banco seria um insulto ao país”

2021/05/14 - 9:07pm

Na apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda em Braga, Catarina Martins reafirmou a recusa de que o Fundo de Resolução faça qualquer nova injeção no Novo Banco. A coordenadora bloquista defendeu ainda a proteção do emprego, apoios sociais robustos e o reforço do apoio ao SNS.

Marisa Matias.

“Permanecer em silêncio é ser cúmplice do que está a acontecer na Palestina”

2021/05/14 - 3:01pm

Bloco apresentou projeto de lei para proibir importação dos produtos e serviços com origem nos colonatos ilegais. Marisa Matias diz que está na altura de os países "quebrarem o silêncio em relação às violações sistemáticas" dos direitos humanos por parte de Israel.

José Soeiro reune com ACT de Viana do Castelo sobre ULSAM

Bloco de Esquerda reúne com ACT sobre a situação da ULSAM

2021/05/13 - 5:58pm

Em debate esteve a situação dos trabalhadores do serviço radiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). A ACT considera, tal como o Bloco, que se aplica a transmissão de estabelecimento, ou seja, a nova concessionária deve manter os trabalhadores que já estavam em funções. 
 

Novo Banco: “Não pode haver nenhuma injeção sem que seja votada no Parlamento"

2021/05/12 - 9:01pm

Perante a recusa de António Costa em cumprir esse compromisso, Mariana Mortágua anunciou que o Bloco voltará a apresentar uma proposta para que a Assembleia da República se pronuncie, dando uma instrução clara que quer debater e votar qualquer nova injeção no Novo Banco.

Novo Banco: Injeção financeira à margem do Parlamento "não é aceitável"

2021/05/12 - 5:38pm

No debate com o Governo na Assembleia da República, Catarina Martins confrontou António Costa com a vontade do Governo de injetar mais capital no Novo Banco, apesar de este cumprir os rácios de capital exigidos pelo BCE.
 

Catarina Martins. Foto de Estela Silva/Lusa.

Ao contrário dos grandes devedores da banca, os cuidadores “nunca esquecem”

2021/05/11 - 10:59pm

Na apresentação da candidatura bloquista à Câmara de Cascais, Catarina Martins contrastou as respostas dos grandes devedores aos bancos nas comissões de inquérito com a situação dos cuidadores informais que não veem reconhecidos os seus direitos.

“Espero mesmo que o Governo deixe de tentar fazer economia à custa da vida das pessoas", afirmou Marisa Matias

Cuidadores informais: “É chocante que o Governo não esteja a cumprir, nem com o Orçamento”

2021/05/11 - 4:32pm

Há apenas 2.719 pessoas reconhecidas como cuidadores informais, 0,2% do universo estimado de 1,4 milhões de pessoas. Marisa Matias homenageia cuidadores e cuidadoras pela sua luta e critica o Governo por não cumprir, nem sequer com a pequena inscrição orçamental.

Catarina Martins foi entrevistada por Miguel Sousa Tavares na TVI24

“Ou vacinamos o mundo todo ou não nos livramos da pandemia”

2021/05/11 - 12:51am

Em entrevista na TVI, Catarina Martins insistiu na proposta de levantamento das patentes das vacinas. Sobre a situação em Odemira, sublinhou que “as pessoas são exploradas em nome do lucro de alguém” e defendeu uma alteração a lei do trabalho forçado, aprovada por proposta do Bloco em 2016.

Mariana Mortágua: "Calculo que não more numa casa para palheiro"

2021/05/10 - 9:15pm

Na comissão eventual de inquérito às perdas do Novo Banco, questionado pelo património atual, Luís Filipe Vieira referiu que “não sei qual é a necessidade de dizer qual é o meu património neste momento”.

Novo Banco: "Prémios de gestão são mais uma prova de um contrato ruinoso"

2021/05/10 - 2:00pm

Mariana Mortágua considera incompreensível que o Governo não diga à Lone Star que este ano não deverá “haver lugar a nenhum pagamento”, já que os rácios de capital estipulados pelo Banco Central Europeu são cumpridos pelo Novo Banco.

Pages

TV.Esquerda

217046283264759

Transmissão em direto da sessão oganizada pela CULTRA e o Observatório da Extrema Direita, em colaboração com o Instituto de História Contemporânea e o Seminário Livre de História das Ideias.