You are here

Política

CGTP e Bloco preocupados com Orçamento que ignora desvalorização salarial

2021/10/25 - 1:27pm

Após reunião com Catarina Martins, a Secretária-Geral da CGTP, Isabel Camarinha, criticou o governo por “nem na Agenda do Trabalho Digno nem no Orçamento do Estado” haver avanços no reforço de salários, combate à precariedade ou defesa de direitos laborais. Catarina relembrou que o partido “apresentou propostas mínimas” para tentar o entendimento.

Governo intransigente. Mesa Nacional indica voto contra Orçamento

2021/10/24 - 4:30pm

Após a reunião da Mesa Nacional, Catarina Martins explicou que “se o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços, o Bloco responderá pela sua gente - pelo povo que trabalha e pelo SNS que nos orgulha - e votará contra o Orçamento do Estado”.

Nenhuma das propostas nas áreas da Saúde, Trabalho ou Segurança Social foi aceite pelo governo. Imagem de Manuel de Almeida, Lusa.

O que respondeu o PS às propostas do Bloco?

2021/10/23 - 5:36pm

Governo recusou as nove propostas apresentadas pelo Bloco para acordo no Orçamento do Estado.

Parlamento

UTAO: Sem PRR, investimento público cresce menos que em 2021

2021/10/23 - 2:32pm

A análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental à proposta do Governo conclui que o crescimento do investimento público fica 59 milhões de euros abaixo do Orçamento anterior se se excluir as verbas europeias do Plano de Recuperação e Resiliência.

Almada: Inês de Medeiros opta por governar com PSD

2021/10/22 - 8:03pm

Partido Socialista chegou a acordo com o vereador eleito pela coligação Aliança Democrática. Os socialistas não estiveram disponíveis para construir um programa comum com o Bloco e recusaram-se a excluir a participação de partidos de direita no executivo. CDU também ficou sem pelouros.

Vereadora Carla Castelo - foto da coligação Evoluir Oeiras

Vereadora da Coligação Evoluir Oeiras presta contas

2021/10/22 - 6:11pm

Carla Castelo divulgou nas redes sociais da coligação uma informação sobre a primeira reunião do atual mandato da Câmara Municipal de Oeiras. E salientou que a luta pela transparência "é uma das grandes bandeiras da Coligação” no executivo.

Crise energética: “Precisamos de uma resposta imediata para retirar peso da carteira das famílias”

2021/10/20 - 5:00pm

Pedro Filipe Soares defendeu que é necessária uma “resposta estrutural e a longo prazo, de transição energética, mas também uma resposta imediata e urgente para retirar o peso da carteira das famílias”, decorrente do aumento drástico dos preços.

Sérgio Aires.

Sérgio Aires anuncia prioridades do mandato na vereação do Porto

2021/10/20 - 1:31pm

No dia da tomada de posse do executivo municipal, o vereador do Bloco apresentou medidas nas áreas do combate à pobreza e proteção do direito à habitação.

José Manuel Bolieiro (PSD) e Artur Lima (CDS)

PRR nos Açores: “Estamos perante um novo nível de negócios para amigos”

2021/10/19 - 8:04pm

O acesso aos 117 milhões de euros das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência são “um jogo viciado” pelo Governo Regional para beneficiar as mesmas grandes empresas de sempre, diz o deputado bloquista António Lima.

António Costa e João Leão.

Reunião entre Bloco e Governo termina sem acordo

2021/10/19 - 7:02pm

Antes do encontro desta terça-feira para negociar a viabilização do Orçamento do Estado, o Bloco enviara por escrito as suas nove propostas. Nalgumas áreas, o Governo não trouxe qualquer proposta, noutras recusou as que recebeu.

A "Noite Sangrenta"

2021/10/19 - 4:11pm

A “Noite Sangrenta”, episódio ocorrido entre o dia 19 e a madrugada de 20 outubro de 1921, encheu de horror a opinião pública nacional e internacional e marcou o futuro da I República de forma irreversível. Por Luís Farinha.

Bloco apresenta anteprojeto de lei pela reforma antecipada das pessoas com deficiência

Reforma antecipada das pessoas com deficiência volta a debate no Parlamento

2021/10/19 - 2:10pm

Há muito que os ativistas dos direitos das pessoas com deficiência lutam pelo direito à reforma antecipada. O Bloco entrega esta terça-feira um anteprojeto de lei para efetivar este direito. Esta é uma das nove propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda ao Governo, no âmbito do Orçamento de Estado para 2022. 

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

2021/10/18 - 3:54pm

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Combustíveis: "Há uma dificuldade por parte do Governo para ir mais além"

2021/10/18 - 2:55pm

Isabel Pires, deputada do Bloco, defendeu que o Governo pode controlar o preço através das margens de lucro com “implementação de medidas anti especulativas do próprio preço dos combustíveis”.

Fernando Rosas.

Fernando Rosas alerta para riscos da radicalização da direita tradicional

2021/10/17 - 10:02pm

O historiador alertou que a radicalização social e política pode levar a direita tradicional a substituir a extrema-direita nas comemorações do 50º aniversário da Revolução, atacando o 25 de Abril e defendendo a ditadura salazarista.

Bloco de Esquerda

Esclarecimento do Bloco de Esquerda

2021/10/17 - 5:11pm

O Bloco esclarece que “passaram mais dois dias sem que o governo desse resposta relevante aos nove pontos negociais” que propôs e anuncia que enviará ao governo propostas de articulado destes pontos, face à ausência de redações do Governo para inclusão desses pontos na lei do orçamento.

Catarina Martins fala à comunicação social à saída da reunião com o Presidente da República, 15 de outubro de 2021 – Foto de Manuel de Almeida/Lusa

“Não há razão para o país não ter um OE aprovado a não ser que o governo não queira negociar”

2021/10/15 - 11:00pm

Catarina Martins afirmou que o Bloco transmitiu ao PR que o governo não mostrou disponibilidade para se aproximar das propostas bloquistas. E, sublinhou que nenhuma das três áreas e das nove propostas apresentadas pelo Bloco “encontra qualquer reflexo na proposta do Orçamento do Estado”.

O ministro das Finanças tinha já rejeitado “absolutamente” as propostas relativas às longas carreiras contributivas.

Governo mantém impasse negocial no Orçamento

2021/10/15 - 1:58pm

Em conferência de imprensa, deputados do Bloco explicaram como o Governo ignorou as propostas do Bloco de Esquerda para a exclusividade dos profissionais de saúde, fim da caducidade da contratação coletiva e proteção das longas carreiras contributivas.

O vereador do Bloco de Esquerda relembra que Rui Rio prometeu “banhos de ética”.

PSD ignora caso Selminho e firma acordo com Rui Moreira

2021/10/14 - 11:21pm

Depois de uma “guerra de alecrim e manjerona durante a campanha” e de promessas de “banhos de ética”, a direita juntou-se no Porto “pelo modelo de cidade negócio que afinal - como sempre dissemos - partilha”, acusa o vereador bloquista Sérgio Aires.

Manifestação de cuidadores

Cuidadores informais indignados com subsídio “irrisório” previsto no Orçamento

2021/10/14 - 9:40am

O Governo orçamentou uma despesa de 30 milhões de euros para alargar a todo o país o apoio aos cuidadores informais. Mas o valor é o mesmo que foi destinado apenas aos projetos piloto, apontam os cuidadores. Deputado bloquista José Soeiro diz que o Governo está a boicotar o Estatuto.

Presidente da Altice vai ao Parlamento dar explicações sobre o despedimento coletivo

2021/10/13 - 10:02pm

A Altice está a substituir os trabalhadores do quadro por trabalhadores em regime de outsourcing, apesar de acumular lucros e ter apresentado receitas de 1.100 milhões de euros no primeiro semestre do ano.

Catarina afirma que “todo o país perde” com intransigência do Governo

2021/10/13 - 5:28pm

À saída de uma reunião com a Fenprof, a coordenadora bloquista criticou o facto de o ministro das Finanças ter recusado à partida uma das medidas que é fundamental para o Bloco: acabar com o corte do fator de sustentabilidade para que existam “pensões mais justas”.

Novos escalões valem pouco mais que fuga fiscal da EDP nas barragens

2021/10/13 - 1:53pm

A revisão dos escalões do IRS em 2022 terá um impacto orçamental de cerca 150 milhões de euros, muito inferior aos 230 milhões da revisão feita em 2018. Só o imposto de selo que a EDP deixou de pagar no negócio das barragens chegava para pagar quase a totalidade da medida apresentada por João Leão.

Orçamento "é uma enorme desilusão”, diz Catarina

Orçamento "é uma enorme desilusão”, diz Catarina

2021/10/12 - 6:21pm

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera “um balde de água fria” a proposta de Orçamento do Estado entregue pelo Governo. “O que nos afasta do Governo não são os milhões que vão para a saúde, são as regras para que esse investimento seja executado” afirmou Catarina Martins.

OE 2022 não responde aos problemas da saúde, trabalho e pensões.

Orçamento não responde aos problemas da saúde, trabalho e pensões

2021/10/12 - 2:38pm

Mariana Mortágua reagiu à proposta de Orçamento do Estado para 2022 apresentada pelo Governo. É um documento “insuficiente” e que não inclui nenhuma das propostas do Bloco de Esquerda. “Se a situação de mantiver, dificilmente haverá condições para viabilizar este Orçamento” referiu a deputada.  

Pages

TV.Esquerda

1208658502977624

A deputada apresenta aqui as 9 condições que o Bloco de Esquerda considera essenciais para viabilizar, de forma responsável, o Orçamento de Estado para 2022.