You are here

Política

Fotografia: commons/wikimedia.org

Assembleia municipal do Porto aprova instalação de salas de consumo assistido na cidade

2019/06/19 - 5:39pm

O Porto irá ter salas de consumo assistido. Esta segunda-feira, a assembleia municipal aprovou oito propostas de recomendação que defendem a instalação destas salas como medida de redução de riscos e minimização de danos decorrentes do consumo de drogas.

Catarina critica governo por querer aprovar leis laborais “de braço dado com o PSD”

2019/06/18 - 4:43pm

As alterações propostas pelo governo às leis laborais e a divergência sobre as PPP na Lei de Bases da Saúde foram os pontos fortes do debate quinzenal entre Catarina Martins e o primeiro-ministro.

Bloco agradece ao português perseguido em Itália por salvar vidas no Mediterrâneo

2019/06/18 - 12:16pm

O ativista Miguel Duarte encontrou-se com Catarina Martins e José Manuel Pureza no parlamento. Bloco exige ao governo que o apoie face à perseguição movida pelo governo da extrema-direita em Itália.

Padre Martins - Foto de Diário de Notícias da Madeira

Bispo do Funchal revoga suspensão do padre Martins

2019/06/17 - 9:21pm

O bispo do Funchal, Nuno Brás, revogou a suspensão 'a divinis' do padre Martins Júnior, que tinha sido decretada em 1977 pelo bispo Francisco Santana. Martins Júnior é nomeado administrador da paróquia da Ribeira Seca, que será visitada pelo bispo no dia 14 de julho.

“Monoculturas super-intensivas são problema de ordenamento e saúde pública”

2019/06/17 - 6:55pm

Na localidade alentejana de Alfundão, Catarina Martins ouviu as queixas de quem vive junto ao olival super-intensivo. Lembrando os dois anos dos incêndios de Pedrógão, a coordenadora bloquista defendeu apoios públicos para evitar que o território fique condenado a escolher entre o eucalipto ou o abandono.

 

Michael Löwy salienta nesta entrevista: “Para o Papa Francisco, os desastres ecológicos e a mudança climática não são simplesmente o resultado de comportamentos individuais, mas dos atuais modelos de produção e de consumo"

“Laudato Si’ é contribuição de extraordinária importância para uma consciência ecológica”

2019/06/16 - 9:04pm

Em entrevista à revista Éxodo, Michael Löwy afirma: “A encíclica Laudato Si’ é uma contribuição de extraordinária importância para o desenvolvimento, em escala planetária, de uma consciência ecológica”.

Seria fuga à responsabilidade da maioria acabar legislatura sem nova lei de bases da saúde

2019/06/15 - 9:57pm

Na Mesa Nacional do Bloco, Catarina Martins salientou a necessidade de aprovar a nova Lei de Bases da Saúde ainda nesta legislatura e apresentou os eixos programáticos do Bloco para as legislativas: democratizar a economia, pagar a dívida interna, investir na igualdade e coesão e encontrar soluções para a urgência climática.

Manuel Alegre defende gestão pública dos estabelecimentos do SNS

2019/06/15 - 11:25am

Num artigo no Público, Manuel Alegre defende que a lei de bases da saúde deve ser aprovada à esquerda e estabelecimentos do SNS devem ter gestão pública. É uma “oportunidade histórica” de substituir a lei da “direita neo-liberal” que pretendia “reduzir o SNS a um serviço público de saúde caritativo”.

Hospital de São Teotónio em Viseu que integra o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

A rutura da oncologia em Viseu é “triste e ridícula” diz o Bloco local

2019/06/14 - 3:22pm

Carlos Couto da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Viseu declarou esta quinta-feira à agência Lusa que “é triste e ridículo” que o serviço de oncologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu não aceite novos pacientes. O partido exige que a situação seja resolvida “de imediato”.

Fim das taxas moderadoras deve "avançar já, a bem dos utentes"

2019/06/14 - 1:54pm

Apenas com o voto contra do CDS, o parlamento aprovou a proposta do Bloco para acabar com taxas moderadoras nos Cuidados de Saúde Primários e nos atos prescritos por profissionais do SNS.

centro de saúde

Parlamento vai aprovar proposta do Bloco para acabar com taxas moderadoras

2019/06/13 - 2:56pm

A proposta do Bloco será aprovada esta sexta-feira e abrange o atendimento nos centros de saúde e também outras consultas e atos complementares quando prescritos no âmbito do SNS.

 

Paulo Rangel e Álvaro Amaro em campanha.

Eurodeputado do PSD é arguido na “Rota Final”, Rangel desvaloriza

2019/06/13 - 11:58am

“A quantidade de deputados europeus que são arguidos é enorme”, afirmou Paulo Rangel, reagindo à investigação sobre práticas de corrupção que tem o seu colega de bancada Álvaro Amaro como um dos três ex-autarcas laranja constituídos arguidos.

Catarina Martins e Manuel Grilo com as moradoras da Rua dos Lagares

Moradoras continuam a luta contra os despejos na Mouraria

2019/06/12 - 11:20pm

A noite de Santo António trouxe a festa e o protesto à Rua dos Lagares, na Mouraria. A luta das moradoras contra os despejos não acabou, mas já abriu caminho a mudanças na lei para proteger os inquilinos.

Catarina Martins

“Estamos até ao último dia na negociação para uma Lei de Bases que salve o SNS”

2019/06/12 - 9:49pm

Catarina Martins diz ter ouvido com “perplexidade” as declarações de Carlos César a defender a possibilidade de adiar a Lei de Bases da Saúde para a próxima legislatura.

Catarina Martins visitou Orquestra Geração na Escola Maria Keil, na Apelação, em Loures, 11 de junho de 2019 – Foto António Pedro Santos/Lusa

“Não ponhamos a lei de bases da saúde em causa por uma obstinação em ter PPP’s na saúde”

2019/06/11 - 8:57pm

Catarina Martins considerou que a nova proposta do PS sobre a lei de bases da saúde mantém as PPP “na mesma” e apelou à continuação da negociação para aprovar uma lei que não diga que os “hospitais públicos podem ser entregues a privados". A coordenadora bloquista visitou a Orquestra Geração, “um projeto consensual” para combater o insucesso e abandono escolar.

hospital

Bloco entregou ao PS propostas para acordo na Lei de Bases da Saúde

2019/06/10 - 5:53pm

“É ainda possível uma nova Lei de Bases da Saúde para reforçar o SNS”, afirmou o deputado bloquista Moisés Ferreira após a entrega das propostas para um acordo na especialidade.

O Bloco de Esquerda é o único partido parlamentar numa “situação de contas prestadas sem irregularidades” - Foto de Paula Nunes

Bloco é o único partido parlamentar com contas sem irregularidades

2019/06/09 - 4:38pm

O Bloco de Esquerda é o único partido parlamentar com “contas prestadas sem irregularidades”, segundo o relatório das contas relativas a 2015, publicado esta semana pela ECFP.

Catarina Martins apresenta proposta bloquista para salvar a lei de bases de saúde – Foto de Paula Nunes

Bloco propõe solução para salvar lei de bases da saúde

2019/06/09 - 11:46am

PS recusa garantir na nova lei de bases a gestão pública dos hospitais públicos. Mas não pode impor as PPP como condição de aprovação da nova lei. Bloco propõe agora aprovação da lei sem admissão de PPP e que a opção sobre o tema passe para próxima legislatura.

Pedro Filipe Soares, Catarina Martins e José Manuel Pureza à saída da audiência com o Presidente da República - Foto de Tiago Petinga/Lusa

“Se contribuintes se esquecessem tanto como banqueiros e reguladores, país não funcionava”

2019/06/07 - 7:10pm

"Não é aceitável, não é credível que nos digam sistematicamente que nunca ninguém se lembra de escolhas que foram feitas e que representam milhares de milhões de euros da economia deste país", criticou Catarina Martins.

Assembleia da República exorta Governo a declarar estado de urgência climática

2019/06/07 - 12:57pm

O Parlamento aprovou o projeto do Bloco no sentido de exortar o Governo a declarar o estado de urgência climática. No entanto, o ponto que previa medidas concretas para enfrentar as alterações climáticas foi rejeitado com os votos contra do PS e a abstenção do PSD, CDS e PCP, colocando em risco a sua aplicação prática.

Constâncio autorizou crédito de 350 milhões da CGD a Berardo e não o disse ao Parlamento

2019/06/07 - 12:10pm

Berardo não deu garantias reais para a Caixa lhe conceder um empréstimo de 350 milhões. Constâncio deu-lhe aval mas omitiu-o ao ser ouvido na Comissão de Inquérito aos créditos ruinosos concedidos pela CGD. Mariana Mortágua quer saber porque o ex-governador do Banco de Portugal mentiu e exige nova audição.

José Maria Cardoso afirma que “para minimizar estragos à população” a realização de eleições “é a mais assertiva e mais democrática porque permite fazer escolhas”

“Exige-se que o presidente da Câmara de Barcelos apresente a demissão”

2019/06/06 - 11:29pm

Em entrevista ao esquerda.net, José Maria Cardoso, dirigente do Bloco de Esquerda de Barcelos, defende que Miguel Costa Gomes, que está em prisão domiciliária, “apresente no imediato a demissão”, pois é um “absurdo” pensar que uma Câmara “pode ser gerida a partir da casa de família”.

Política de prémios da TAP é “injustificada, imoral e inaceitável”

2019/06/06 - 9:48pm

A transportadora aérea nacional pagou prémios de 1,171 milhões de euros depois de um ano em que registou um prejuízo de 118 milhões de euros. O deputado bloquista Heitor de Sousa defende que este é o resultado da gestão continuar a ser privada.

Foto de Paulete Matos.

Bloco vai aprovar nova Lei de Bases da Habitação

2019/06/06 - 4:55pm

A nova Lei de Bases da Habitação está quase concluída e apresenta "boas soluções" para Pedro Filipe Soares, apesar de alguns recuos do PS. Proposta reforça o papel do Estado na garantia do direito à habitação e os direitos de inquilinos e devedores.

Plenário da AR

“Quem tem de fazer a Lei de Bases da Saúde é esta maioria, não é o Presidente”

2019/06/06 - 4:12pm

Catarina Martins voltou a confrontar António Costa com o impasse criado pelo recuo do governo na negociação da Lei de Bases da Saúde, mantendo as PPP na gestão dos hospitais públicos. O primeiro-ministro criticou o Bloco por “desperdiçar energias naquilo que vale 4%” da despesa com Saúde.

Pages

TV.Esquerda

681807715614141

Basta acrescentares o número 969 764 986 aos teus contactos do WhatsApp e enviar mensagem a dizer "Subscrever".