You are here

Política

Castelo Branco: Desertificação e emprego são principais problemas do concelho

2021/08/02 - 11:06pm

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Castelo Branco nas eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro, Margarida Paredes, afirmou que a desertificação populacional e a criação de emprego são problemas fundamentais do concelho. Notícia publicada no Interior do Avesso

Bloco quer restrições à publicidade, promoção e patrocínio de jogos online

2021/08/01 - 2:37pm

Portugal é o país da Europa onde se gasta, em média, por pessoa, mais dinheiro em raspadinhas, com maior incidência entre as camadas da população mais vulnerável, com menos rendimentos e menor escolaridade. Os dados sobre o jogo abusivo e patológico são efetivamente preocupantes.

Beatriz Gomes Dias. Foto de Ana Mendes.

Beatriz Dias quer “derrotar possibilidade de maioria absoluta do PS”

2021/07/31 - 10:12am

Dez mil casas para habitação a custos controlados, o projeto Carris em cinco minutos e a proposta de gratuitidade nos transportes públicos, os mecanismos necessários para eliminar discriminações foram temas na entrevista da candidata bloquista à autarquia lisboeta à TSF.

O Bloco de Esquerda entregou esta sexta-feira a candidatura autarca ao município do Porto. Foto de Michael Trindade.

Porto: Uma candidatura para estancar a saída de pessoas e propiciar acesso à cidade

2021/07/30 - 5:32pm

Na entrega da candidatura bloquista à Câmara do Porto, Sérgio Aires apontou o objetivo transversal de combate à pobreza e às desigualdades e defendeu “uma cidade que se pretende mais democrática, com uma participação cidadã mais efetiva”.

Catarina Martins na entrega da candidatura do Bloco de Esquerda ao município do Porto – Foto de Marco Mendonça

"Mais importante do que restrições é ter medidas que promovam comportamentos seguros"

2021/07/30 - 2:14pm

Durante a entrega da candidatura autárquica portuense, Catarina Martins voltou a apontar que falta o reforço das equipas de saúde pública e a contratação de profissionais para elas. A coordenadora bloquista reafirmou ainda que é preciso um plano para alargar as moratórias e um plano de reestruturação das dívidas.

“Mais força para o Bloco em Lisboa será mais força para a habitação”

2021/07/29 - 1:11pm

Catarina Martins afirmou que o direito à habitação é “a prioridade do Bloco de Esquerda em Lisboa, sabendo que, com força aqui, podemos também dar exemplo às mudanças que o país precisa em todos os concelhos”.

Sérgio Aires, candidato do Bloco à Câmara Municipal do Porto. Foto de Fernando Veludo, Lusa.

Candidato do Bloco à Câmara do Porto quer mais 5.000 habitações municipais até 2025

2021/07/29 - 11:12am

A criação de um observatório social e de 30 equipas multidisciplinares de intervenção comunitária são outras das propostas que integram o manifesto eleitoral apresentado esta quarta-feira. Direito à habitação e combate à pobreza são prioridade para Sérgio Aires.

Portugal denuncia:  Bolsonaro Genocida

Manifesto Portugal denuncia: Bolsonaro Genocida

2021/07/28 - 5:30pm

Com a participação de Celso Amorim, Beatriz Gomes Dias, Susana de Matos Viegas, Chico Diaz e a moderação de Paulo Markun, foi lançado esta quarta-feira o manifesto “Portugal denuncia: Bolsonaro genocida”. O lançamento pode ser visto aqui.

Reunião com Observatório Técnico Independente sobre os Fogos Rurais. Foto de Andreia Quartau.

O discurso climático do governo não corresponde às suas opções de investimento

2021/07/28 - 2:32pm

Em reunião com o Observatório Técnico Independente sobre os Fogos Rurais, Catarina Martins defendeu que o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência e da PAC deve servir para investimento na requalificação do território e da floresta e denunciou que as “verbas fundamentais estão a ser desviadas para latifundiários”.

Relatório final da comissão parlamentar ao Novo Banco foi aprovado apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP – Foto de Paulete Matos

Relatório da comissão de inquérito ao Novo Banco aprovado com voto contra do PS

2021/07/28 - 9:05am

O relatório final da comissão parlamentar foi aprovado apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. Mariana Mortágua refutou críticas do PS ao Bloco e afirmou que o relatório apura “responsabilidades políticas, distribuindo-as pelas várias instituições responsáveis”.

Catarina Martins fala à comunicação social, após a reunião com o Presidente da República – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

É necessário levantar a restrição à atividade dos centros de saúde

2021/07/27 - 10:49pm

Catarina Martins alerta que os médicos de família não estão a conseguir acompanhar as situações não covid e afirma que urge contratar equipas de saúde pública para os processos de vacinação, rastreio, contacto e testagem de forma a libertar os cuidados primários de saúde.

Muitas pessoas juntaram-se para prestarem homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho, Capela da Academia Militar, Lisboa, 27 de julho de 2021 – Foto de António Cotrim/Lusa

Catarina Martins: “Portugal está de luto”

2021/07/27 - 7:59pm

“Recordo como todo o país: Otelo Saraiva de Carvalho foi um dos obreiros do 25 de Abril”, afirmou a coordenadora bloquista no velório do militar de Abril. E acrescentou: “Hoje Portugal está de luto. Lamentavelmente, o Governo e o Presidente da República não o entenderam, mas Portugal está de luto”.

Otelo Saraiva de Carvalho. Foto de André Kosters | Lusa

Eanes: Otelo "tem lugar de proeminência" na História

2021/07/27 - 6:30pm

As palavras de Ramalho Eanes contrastam com as do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não quis reconhecer o lugar de Otelo na História de Portugal.

Moisés Ferreira - Foto de Tiago Petinga | Lusa

Moisés Ferreira: "É tempo de discutir a forma de ganharmos a nossa normalidade"

2021/07/27 - 5:46pm

O deputado bloquista, que participou na reunião desta terça-feira no Infarmed, acredita que “as restrições horárias ao comércio e à restauração, a existência do recolher obrigatório ou, por exemplo, as limitações horárias a espetáculos culturais, não fazem sentido neste momento”.

Viana do Castelo: Sem transportes não há coesão nem combate às alterações climáticas

2021/07/26 - 10:03pm

Jorge Teixeira, candidato do Bloco à Câmara de Viana do Castelo, apresentou os transportes como um dos principais pontos do programa eleitoral. Catarina Martins, presente na apresentação da candidatura, disse que “já provámos que somos capazes de mudar a política local, deem-nos mais força e faremos mais”.

Catarina Martins e Manuel Carlos Sailva - Foto de Andreia Quartau

Bloco em Barcelos defende soluções que permitam segurança económica e social

2021/07/26 - 7:02pm

Manuel Carlos Silva, candidato à Câmara de Barcelos, defende a necessidade de fomentar métodos de participação cidadã. Na sua intervenção, propôs a remunicipalização da água e sugeriu a criação do metro no quadrilátero urbano Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.

Ricardo Salgado na Comissão parlamentar de Inquérito ao BES, 9 de dezembro de 2014 – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

O grande inquérito — Resultados preliminares

2021/07/26 - 5:37pm

“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

“Populações contam connosco para a coesão do concelho de Sesimbra”

2021/07/25 - 3:36pm

António Marques, candidato à Câmara Municipal de Sesimbra, denunciou o estagnamento a que o executivo camarário tem condenado o concelho e garantiu que lutará para que “os sonhos para esta terra sejam uma realidade”.

Pedro Gonçalves, candidato do Bloco à Câmara de Odemira - Foto de Andreia Quartau

“Nem mais uma estufa em Odemira!”

2021/07/24 - 5:44pm

Pedro Gonçalves, candidato do Bloco à Câmara Municipal de Odemira, criticou o excesso de agricultura intensiva no concelho e afirmou: “Não vamos permitir que a ABM volte a cortar a água aos pequenos consumidores para beneficiar os grandes empresários da agricultura intensiva”.

Catarina Martins com os cabeças de lista de Câmara e Assembleia Municipal de Odemira - Foto Andreia Quartau

Odemira: Bloco defende gestão pública da água e proibição de novas estufas

2021/07/24 - 2:30pm

“Que em setembro se encontre um compromisso claro para com Odemira, nem mais um metro de estufa e a água do perímetro de rega tem gestão pública”, propôs Catarina Martins, frisando que “as estufas não podem mandar na vida das pessoas”, que “tem de haver um futuro para lá das estufas”.

"É fundamental criar um programa de renda acessível que garanta casas para as pessoas, casas a preços que as pessoas possam pagar”, afirmou Beatriz Gomes Dias – Foto de Andreia Quartau

Bloco propõe 10 mil casas de renda acessível para Lisboa

2021/07/23 - 11:30pm

Beatriz Gomes Dias apresentou esta sexta-feira o programa autárquico para a Câmara de Lisboa. Em destaque, responder à emergência habitacional e um programa faseado para transportes públicos gratuitos, com o objetivo de responder às pessoas e à emergência climática.

“Existem nomeações feitas por este conselho de administração que claramente indiciam favorecimento de familiares de membros do próprio Conselho de Administração”, denuncia António Lima.

Bloco denuncia “teia de interesses e relações familiares” no Hospital de Ponta Delgada

2021/07/23 - 10:35pm

Em causa estão a presidente do conselho de administração e o diretor clínico do Hospital de Ponta Delgada. O coordenador regional do Bloco de Esquerda, António Lima, vai requerer audições da administração do hospital bem como do secretário regional da Saúde.

Mariana Mortágua. Foto de Ana Mendes.

Bloco considera que venda do Novo Banco "desprotegeu" o interesse público

2021/07/23 - 3:08pm

Esta é uma das conclusões de Mariana Mortágua sobre o relatório da Comissão de Inquérito ao Novo Banco. O Bloco também defende que a resolução do BES “prejudicou o valor do banco e contas públicas” e a gestão do Novo Banco “contribuiu para maximizar perdas para contribuintes”, aumentando injeção de capital “em beneficio da Lone Star”.

Dirigentes do Chega envolvidos em agressões homofóbicas em Viseu

2021/07/23 - 1:13pm

Dois militantes do partido, um dos quais dirigente da distrital de Viseu, são acusados de agressões homofóbicas, que ocorreram na presença de Pedro Calheiros, candidato do Chega à Câmara Municipal de Viseu. Bloco de Esquerda repudia qualquer tipo de violência LGBTI+ fóbica.

Soldados israelitas numa manifestação palestiniana. Foto de  Palestine Solidarity Project/Flickr.

Parlamento quer que governo classifique colonatos israelitas como anexação ilegal

2021/07/23 - 10:14am

Para além desta recomendação, feita por iniciativa do Bloco, outra foi aprovada para que o executivo "ponha fim a todos os acordos celebrados com Israel que incidam sobre aqueles territórios, a sua população e os seus recursos".

Pages