You are here

Zapatistas comemoram 25º aniversário com avisos ao novo presidente mexicano

O Exército Zapatista de Libertação Nacional comemorou o 25º aniversário do levantamento de Chiapas e acusou López Obrador de ser um “trapaceiro” que quer destruir as comunidades indígenas.
Encontro de zapatistas em La Realidad para assinalar o 25º aniversário do levantamento de Chiapas.

“Quem está no poder é um manhoso, um trapaceiro”, afirmou o subcomandante Moisés aos milhares de indígenas encapuçados que se juntaram desde domingo em La Realidad, na Selva Lacandona, para celebrarem os 25 anos do levantamento zapatista em Chiapas.

Nas palavras deste dirigente do EZLN, os zapatistas não têm medo deste governo, irão resistir aos seus megaprojetos e responderão à altura caso sejam atacados. Parao subcomandante Moisés, López Obrador, presidente eleito com o apoio da esquerda que tomou posse no início de dezembro, é um “doido” por querer governar para os ricos e para os pobres.

25 anos depois, os zapatistas têm a mira apontada a grandes projetos de mineração e de infraestruturas como o “Tren Maya”, a linha ferroviária que vai atravessar várias províncias mexicanas e que consideram poder vir a constituir um autêntico despejo daquelas comunidades das suas terras.

A 1 de janeiro de 1994, o levantamento zapatista em Chiapas provocou confrontos com os militares durante onze dias. Ao cessar-fogo seguiram-se negociações, muitas promessas e compromissos a favor dos direitos e da cultura indígena inscritos nos acordos de paz de San Andrés em 1996, que não chegaram a ser cumpridos por parte do governo mexicano. Em vez disso, a província de Chiapas começou a ser palco de uma guerra de baixa intensidade para tentar infiltrar e dividir as comunidades que viviam em autonomia e serviam de base de apoio aos zapatistas.

Em 2003, os zapatistas começaram a dar passos na sua reorganização e juntamente com o Congresso Nacional Indígena chegaram a propor uma candidata às últimas presidenciais, que acabou por não conseguir passar os obstáculos legais requeridos para formalizar a candidatura.

Termos relacionados Internacional
(...)