You are here

YouTube e Google censuram meios de comunicação social cubanos

As plataformas desativaram na quinta-feira as contas do canal estatal Cubavisión Internacional e do programa de televisão Mesa Redonda alegadamente devido ao embargo norte-americano a Cuba.
Logotipo da Cubavision Internacional.
Logotipo da Cubavision Internacional.

O canal de YouTube do programa Mesa Redonda foi criado em 2009 e tinha 19.000 subscritores. O canal da Cubavisión Internacional, a televisão estatal cubana, tinha à volta de 8.000. Estas contas foram esta quinta-feira apagadas pelo YouTube. Sendo que a Google fez o mesmo.

As empresas alegam que há uma “violação das leis de exportação” dos EUA pelo facto deste país empreender um embargo a Cuba. As regras da Google, por exemplo, estabelecem que “de acordo com as leis de exportação dos EUA, é possível que as transferências de aplicações Google Play para países embargados sejam proibidas”.

Também o Twitter tinha já suspendido temporariamente em 2019 as contas dos principais meios de comunicação cubanos como o jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista, o Cubadebate, a Rádio Rebelde e o Canal Caribe.

A agência espanhola Efe cita um comunicado do portal Cubadebate em que se protesta contra “a arbitrariedade” de uma decisão tomada “sem direito a reclamar” e que seria um ato de “censura aos meios de comunicação cubanos”.

Já a Cubavisión Internacional culpou diretamente “o bloqueio económico, financeiro e comercial imposto pelo governo dos Estados Unidos (…) há mais de meio século”.

Termos relacionados Internacional
(...)