You are here

X Convenção do Bloco quer “mais força para vencer”

Este fim de semana, o Bloco de Esquerda discute a sua estratégia de orientação política no atual contexto nacional e europeu. Assista em direto aos principais momentos da Convenção no esquerda.net
Tal como em 2014, o Bloco volta a reunir a Convenção no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

A necessidade da renegociação da dívida e o confronto com a austeridade imposta pela União Europeia são temas que não vão faltar nas intervenções afetas às três moções de orientação que se apresentaram ao debate. Dois dias após o referendo britânico, o seu impacto político para a Europa e para a esquerda estará também presente nas discussões deste fim de semana no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

As 639 delegadas e delegados irão também discutir o desempenho do Bloco de Esquerda desde a última Convenção, a experiência resultante do acordo com o PS após as legislativas para viabilizar o atual governo e as dificuldades do país para se libertar da austeridade imposta pelas regras de Bruxelas. No plano interno, o reforço da participação e democracia na organização e o alargamento da influência e capacidade de mobilização são preocupações comuns às três moções.

A X Convenção bloquista tem início na manhã de sábado, com a apresentação dos relatório e regimento e a eleição da Mesa do encontro. Pelas 11h30, Catarina Martins fará a intervenção de abertura da Convenção, com transmissão em direto no esquerda.net. Seguir-se-á a discussão sobre propostas de alteração aos estatutos.

Pelas 15 horas os trabalhos recomeçam com a apresentação das três moções de orientação política: Moção A – “Força da Esperança – O Bloco à Conquista da Maioria”, que elegeu 523 delegadas e delegados à Convenção; Moção R - “Crescer pela Raiz – A radicalidade de reinventar a política”, que elegeu 60, e a Moção B – “Mais Bloco”, que elegeu 33. As três intervenções serão transmitidas em direto no esquerda.net. O resto do dia de sábado é preenchido pelo debate político.

No domingo de manhã, o debate prossegue e está previsto que as moções sejam votadas ao meio dia. Antes disso, representantes das três moções farão as suas intervenções de conclusão do debate. A sessão de encerramento está prevista para as 12h30 e será transmitida pelo esquerda.net, tal como as conclusões e votações do debate político.

Termos relacionados Política, X Convenção
(...)