Vox quer tirar saúde gratuita a imigrantes

O partido de extrema-direita espanhol propõe que os imigrantes em situação irregular paguem os testes de Covid-19.
Santiago Abascal num comício do Vox em Vigo. Foto de elentir/flickr

O partido espanhol Vox quer tirar aos imigrantes indocumentados o direito de acesso à saúde gratuita, aproveitando a prorrogação da declaração do estado de emergência devido à pandemia do Covid-19. Esta é uma das 19 medidas que o partido liderado por Santiago Abascal, na oposição ao Governo PSOE-Unidas Podemos, propôs que fossem incluídas no decreto do estado de emergência.

Está em causa o pagamento dos testes de Covid-19 por parte destes imigrantes, mas a oposição do Vox à universalidade e gratuitidade da saúde é anterior à pandemia. Já fazia parte do programa com que se apresentou às eleições gerais de 10 de novembro de 2019, em que se tornou a terceira força política, com 15,09% e 52 deputados. No programa do Vox para a saúde é proposto que seja "eliminado o livre acesso aos cuidados de saúde para imigrantes ilegais e copagamentos para todos os residentes legais que não tenham um mínimo de 10 anos de residência em nosso solo”.

Além de atentar contra os direitos dos imigrantes, esta proposta do Vox para o decreto do estado emergência em discussão no Congresso dos Deputados põe em causa a saúde pública. Se implementada, afastaria os imigrantes dos serviços de saúde. Entre outras medidas, o Vox propõe que a renovação do decreto sirva também para prolongar além do máximo atual de 60 dias a detenção de imigrantes indocumentados e sua expulsão imediata após o período de emergência, suspender as subvenções públicas aos partidos e aos sindicatos, suspender todas as delegações de poderes na Comunidade Autónoma da Catalunha, impedir medidas de financiamento da comunicação social durante a crise (financiamento que nem está previsto), permitir a abertura de estabelecimentos de hotelaria e restauração ao serviço das forças de segurança e Forças Armadas, e colocar as Forças Armadas a tratar do repatriamento de espanhóis que estão no estrangeiro e não conseguem regressar.

Termos relacionados Covid-19, Internacional