You are here

“Vitalina Varela” vence prémio Principado das Astúrias no Festival de Gijón

O filme “Vitalina Varela”, que já foi galardoado em vários festivais internacionais de cinema, recebeu agora os prémios Principado de Astúrias para Melhor Filme e Melhor Fotografia, no festival internacional de cinema de Gijón, em Espanha.
O filme “Vitalina Varela” foi distinguido no Festival de Cinema de Locarno com os prémios Leopardo de Ouro (Realizador Pedro Costa) e Leopardo de melhor interpretação feminina (Vitalina Varela)
O filme “Vitalina Varela” foi distinguido no Festival de Cinema de Locarno com os prémios Leopardo de Ouro (Realizador Pedro Costa) e Leopardo de melhor interpretação feminina (Vitalina Varela)

O júri do festival de Gijón considerou o filme “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, “uma das experiências cinematográficas mais reveladoras”, segundo a Lusa. O filme recebeu ainda o prémio de Melhor Fotografia para Leonardo Simões.

O júri do festival de Gijón destacou a protagonista, apontando: “a sua absoluta protagonista surgiu das sombras como uma figura mítica e eterna. Os seus olhos são como pilares enérgicos de um mundo que pede transformação e uma nova ordem. A história do cinema já conta com um novo rosto”.

“Vitalina Varela” teve estreia mundial em agosto passado, no festival de cinema de Locarno , na Suíça, tendo sido distinguido com os prémios Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina para a protagonista.

O filme “Vitalina Varela” também foi já premiado noutros festivais: em Chicago, nos Estados Unidos, recebeu o prémio Silver Hugo; em La Roche-su-Yon, em França, recebeu o grande prémio; em Mar del Plata, na Argentina, na competição internacional, venceu os prémios de Melhor Realizador (Pedro Costa, em ex-aequo com a realizadora alemã Angela Schanelec), Melhor Ator (Ventura) e Melhor Direção de Fotografia (Leonardo Simões).

O filme “Vitalina Varela” está selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdão 2020, que decorrerá de 22 de janeiro a 2 de fevereiro próximos.

Termos relacionados Cultura
(...)