You are here
“Vitalina Varela” é o novo candidato de Portugal ao Óscar de Melhor Filme Internacional

“Vitalina Varela”, um filme realizado por Pedro Costa e protagonizado pela mulher que dá nome ao filme, é o novo candidato de Portugal ao Óscar de Melhor Filme Internacional, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema (APC).
Narrado na primeira pessoa, o filme conta a história de Vitalina, uma mulher que esperou durante 40 anos que o marido, Joaquim, a fosse buscar à ilha de Santiago, Cabo Verde, e a levasse para Portugal, onde vivia e trabalhava. Um dia apanha um avião para Portugal, chegando ao país três dias após o funeral de Joaquim. Decide ficar e segue o percurso que o marido deixou. Assim descobre a sua vida secreta.
O filme teve estreia mundial na edição de 2019 do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina. Desde então, tem sido exibido e tem recebido vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema.
A obra de Pedro Costa é assim nomeada pela APC para substituir o filme “Listen", de Ana Rocha de Sousa.
“Após a exclusão de ‘Listen’, comunicada na passada sexta-feira dia 18, procedeu-se a uma segunda votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, no sentido de garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam selecionado o filme na primeira votação, assegurando a maior representatividade possível na escolha do candidato de Portugal”, indicou a APC em comunicado.
Dias antes, o filme “Listen” fora rejeitado pela Academia de Cinema dos Estados Unidos, uma vez que as regras indicam que pelo menos 50% do filme candidato deve ser falado numa língua que não a inglesa. Assim, a APC foi forçada a nomear outro candidato num curto período de tempo.
Os dois filmes estavam na listagem final de nomeados da APC, a par de "Mosquito", de João Nuno Pinto, e "Patrick", de Gonçalo Waddington.
Add new comment