You are here
Viseu: Família com quatro crianças em casa inabitável no Bairro de Paradinha

A família é composta por um casal, três filhos, tendo o mais velho 15 anos, e uma filha com apenas 4 anos. As duas crianças do meio sofrem de distrofia muscular tendo de se deslocar em cadeira de rodas.
A família mudou-se para a habitação social de tipologia T3 em 2015 de forma provisória. Apesar do título provisório da mudança, em 2020 continuam no mesmo local, com a casa cada vez menos habitável devido a problemas de humidade.
A humidade faz com que a casa de banho seja negra, mesmo após uma intervenção há apenas alguns meses. Mas o problema não se esgota aí, há madeira de portas a apodrecer, paredes por onde escorre água quando chove, estuque a cair, colchões a ficarem inutilizáveis, havendo mesmo um dos quartos onde já ninguém consegue dormir.
Ao longo destes anos, são vários os relatórios médicos de acompanhamento das crianças com distrofia muscular a indicar que as mesmas necessitam de condições de habitabilidade para serem devidamente acompanhadas.
Uma família com quatro crianças, duas delas em cadeira de rodas, habita desde 2015 um apartamento no Bairro de Paradinha...
Publicado por Interior do Avesso em Sábado, 31 de outubro de 2020
São também vários os pedidos de nova habitação feitos pela família à Habisolvis – Empresa Municipal de Habitação Social de Viseu, responsável pela gestão e manutenção da habitação social do município. Apesar dos pedidos, de a situação se arrastar há anos, conforme documentação detida pela família, e de ter tendência a agravar-se, ainda não há solução à vista.
A denúncia parte da Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Viseu que foi contactada pela família em questão.
Artigo publicado em Interior do Avesso.
Add new comment