You are here

Vincent Lambert (1976-2019)

Vincent Lambert era o símbolo da discussão sobre a morte digna em França. Tetraplégico e em estado vegetativo, morreu esta quinta-feira. O hospital anunciou no início de julho que iria desligar as máquinas que o mantinham vivo.

Vincent Lambert foi um enfermeiro que foi vítima de um acidente de viação em 2008. Acabou por tornar-se o símbolo do debate sobre o fim da vida em França.

No início de julho, o hospital de Reims, onde Vincent estava internado, anunciou que iria desligar as máquinas que mantinham o paciente vivo. Assim, iria acabar com o processo de alimentação e hidratação que os equipamentos garantiam. A decisão foi tomada no dia em que o Supremo Tribunal de França admitiu a hipótese de parar os tratamentos.

Racher Lambert, esposa de Vicent, tinha em curso um processo judicial contra os sogros, católicos conservadores, que se opunham a deixar o filho morrer. Rachel tinha o apoio da família. Lambert não deixou escrito nenhum testamento vital.

Após o acidente que deixou Vincent tetraplégico e totalmente dependente, em 2008, os médicos afastaram qualquer hipótese de melhoria, em 2011. Em 2014, o seu estado foi classificado como vegetativo.

O hospital já tinha tentado ter autorização para parar o tratamento, mas as ações judiciais interpostas pelos pais impediram o avanço do processo até à decisão do Supremo Tribunal de França.

Termos relacionados Internacional
(...)