You are here

Viaja até ao 25 de Abril de 1974 a partir do sofá

Vinte e cinco anos depois do 25 de Abril de 1974, o programa O Nosso Século revisitou a Revolução dos Cravos com uma série de entrevistas de estúdio, conduzidas pelas jornalistas Fernanda Mestrinho e Diana Andringa, reportagens, documentários e reconstituições. Por Mariana Carneiro.

Muitas e muitos de nós não vivemos a ditadura salazarista, não recebemos “os estropiados” da Guerra Colonial e não fomos, a meio da madrugada, fazer sinais de luzes para a prisão de Caxias na esperança de dar alento a quem conheceu os calabouços da António Maria Cardoso ou do Aljube e tem presente no corpo e/ou na memória as torturas da PIDE/DGS.

Também não tivemos direito ao “dia mais feliz das nossas vidas”. Mas herdámos Abril. E aquelas e aqueles que por nós conquistaram a Liberdade continuaram e continuam a resgatar a memória dos anos tenebrosos do fascismo. Mas também da combatividade da resistência antifascista e daquele momento único em que os cravos enfeitaram as espingardas, os ferrolhos dos calabouços se abriram e se entoou a “Grândola, Vila Morena”.

Em 1999, 25 anos após o 25 de Abril, o programa O Nosso Século, da RTP1, revisitou a Revolução dos Cravos com uma série de entrevistas de estúdio, conduzidas pelas jornalistas Fernanda Mestrinho e Diana Andringa, reportagens, documentários e reconstituições.

Através deste programa, iniciamos uma viagem no tempo que nos remete para o momento do levantamento militar das Caldas da Rainha; do cerco popular e ocupação militar da sede da PIDE-DGS, em Lisboa; da libertação dos presos políticos; da repressão do 28 de Maio; ou da ocupação popular da herdade Torre Bela, entre muitos outros.

E a par da companhia de Diana Andringa e Fernanda Mestrinho, percorrem ainda connosco este trajeto Luís Piedade Faria, Otelo Saraiva de Carvalho, Vítor Alves, Carlos Beato, António Reis, Mário Zambujal, Luís Costa Correia, Rui Sá Leal, José Augusto Rocha, Macaísta Malheiros, Nuno Teotónio Pereira, Luísa Teotónio Pereira, Aurora Rodrigues, Teresa Rosmaninho, Pedro Lobo Antunes, Alberto Assunção, Maria do Carmo Tavares, Elisa Damião, Eduardo Lourenço, Boaventura de Sousa Santos, José Mário Costa, Camilo Mortágua, Macaísta Malheiros, Eduardo Lourenço, Carlos Castelo, Ana Drago e Miguel Romão.

Vê aqui as três partes deste programa:

25 de Abril – Parte I

25 de Abril – Parte II

25 de Abril – Parte III


 

Termos relacionados #EmCadaCasaUmAmigo, #FicaemCasa, Sociedade
(...)