You are here

Viagem de Puigdemont para Bruxelas foi uma “boa estratégia”, considera a CUP

O partido independentista de esquerda CUP considerou, esta terça-feira, a viagem a Bruxelas do ex-presidente catalão Carles Puigdemont e de seis ex-conselheiros do Govern destituído como uma “boa estratégia”, apesar de, sublinham, não terem tido conhecimento prévio desta iniciativa.
Benet Salellas é dirigente e deputado do partido de esquerda pró-independência Candidatura de Unidade Popular.

“A ideia de levar o foco [do conflito] para Bruxelas contribui para uma estratégia de internacionalização da [denúncia da] violação maciça dos direitos humanos que existe na Catalunha. Parece-me interessante”, defendeu, esta terça-feira, o deputado da CUP Benet Salellas à televisão pública catalã TV3.  

Salellas criticou o que diz ser as “limitações” do entendimento como algo “mágico”, “imediato” e com uma lógica de “baixo para cima” do processo de independência. O que, na sua opinião, ficou evidente com a “neutralização” dos líderes independentistas com as acusações de rebelião, sedição e desfalque das contas públicas, entre outras, feitas pela justiça espanhola. “Encontramo-nos num momento desconcertante”, desabafa.

Para este dirigente da Candidatura de Unidade Popular, o processo da independência da Catalunha assemelha-se a uma “corrida de fundo” e pode durar anos.

A CUP está “preparada” para avançar com a “abertura de um processo constituinte, com a lei da transição e com outras medidas”, medidas que, sublinha, “o Govern optou por não aplicar”. “Optou por outra estratégia que nós desconhecemos”.

Por outro lado, o deputado catalão chama ainda à atenção que o debate sobre se as forças pró-independência devem ou não participar nas próximas “eleições autonómicas” de 21 de dezembro tem escondido um outro debate sobre o que significa um “poder autoritário externo (…) dissolver um parlamento democraticamente eleito”.

A CUP tomará a decisão sobre a participação nas eleições autonómicas convocadas por Madrid na sua próxima Assembleia Nacional.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)