You are here

Varoufakis: Política económica da UE "é um falhanço abjeto"

O antigo ministro das Finanças grego interveio no arranque do Fórum por um Plano B na Europa, que se realiza este fim de semana em Madrid.
Sessão de abertura do Fórum "Plano B para a Europa"

O Fórum por um Plano B na Europa junta ativistas da esquerda europeia que se opõem à Europa de austeridade e ontestam abertamente as regras impostas por Bruxelas aos governos nacionais. "A história da Europa nos últimos seis ou sete anos é uma comédia de erros. Erram e depois não podem admitir o erro, o que leva ao falhanço. Quando falham isso leva a austeridade e depois a mais falhanço", disse Varoufakis na abertura do encontro.

Para o antigo ministro das Finanças grego, citado pela agência Lusa, o único plano de Bruxelas é "manter a estrutura de cartel da União Europeia”, qualquer que seja o resultado da receita económica que prescreve aos países em dificuldades. "E depois falam em recuperação. Que recuperação em Espanha e em Portugal? Ou na Irlanda? A política económica europeia é um falhanço abjecto!", exclamou Varoufakis, que apresentou recentemente o seu novo projeto político que rejeita a saída do euro e defende uma aproximação ao campo político da social-democracia. "Temos de nos aliar com os Verdes, com os Sociais-Democratas que viram o erro em que caíram. Nós, da Esquerda, percebemos que temos uma responsabilidade histórica para com os povos", propôs o antigo ministro.

Este Fórum para um Plano B vai juntar milhares de participantes em sessões temáticas e plenários que contam com forte participação de ativistas do Sul da Europa, entre os quais os portugueses Francisco Louçã (economista fundador do Bloco), Lídia Fernandes (Marcha Mundial das Mulheres), Mamadou Ba (SOS Racismo) e João Camargo (Precários Inflexíveis). Entre os oradores internacionais estão muitos deputados e eurodeputados do Podemos, Izquierda Unida, EQUO, mas também do Die Linke alemão, do Parti de Gauche e dos Verdes franceses, Partido da Esquerda sueco ou da L’Altra Europa italiana, para além de ex-deputados do Syriza como Zoé Konstantopoulou ou Costas Lapavitsas. Outras figuras das redes por uma globalização alternativa estão entre os oradores, como Susan George (ATTAC) e Eric Toussaint (CADTM), sindicalistas da CGT francesa e da ELA basca e ativistas das redes de apoio aos refugiados e contra a precariedade laboral. Julian Assange, refugiado na embaixada do Equador em Londres, também participará no Fórum através do Skype.

Acompanhe aqui as transmissões em direto do Fórum

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)