You are here

Vários focos de espuma detetados em plena barragem da Aguieira

Imagens divulgadas pelo Bloco de Viseu mostram manchas de espuma que acabam por se acumular nas margens. O local é uma zona de banhos, de lazer e desportos náuticos situada junto à foz do rio Dão.
Manchas de espuma na barragem da Aguieira.
Manchas de espuma na barragem da Aguieira.

De acordo com as denúncias recebidas pela Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda, durante esta semana, com mais intensidade na passada segunda-feira, têm surgido vários focos de espuma em plena barragem da Aguieira, mais precisamente na foz do rio Dão, onde se junta com o rio Mondego.

Não é a primeira vez que se deteta uma situação desta natureza, sendo que as autoridades competentes já tinham investigado o problema. O Bloco tem conhecimento, inclusive, de que membros do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA) e da Câmara Municipal de Mortágua deslocaram-se até à possível origem do foco, numa unidade hoteleira.

Conforme lembra a estrutura distrital do Bloco em comunicado, a barragem da Aguieira, localizada no rio Mondego, no limite entre o município de Penacova e o município de Mortágua, foi construída em 1981 com a finalidade de produção de energia hidroelétrica, mas com o tempo acabou também para servir para captação de água para consumo humano da região de Coimbra. Classificada como albufeira de águas públicas protegida, a albufeira da barragem da Aguieira ocupa uma área de 2000 ha, integrando-se também no esquema de aproveitamento hidroagrícola do Baixo Mondego.

O Bloco tem acompanhado os casos de poluição no distrito, lutando pela preservação e conservação dos seus rios e ribeiras, nomeadamente com a denúncia junto das autoridades competentes com o objetivo da resolução deste problema que afeta a saúde pública, a fauna e a flora da região. Os bloquistas participaram também este novo foco de poluição às autoridades, nomeadamente à GNR de Mortágua, ao SEPNA de Santa Comba Dão e à Agência Portuguesa do Ambiente. 

Termos relacionados Ambiente
(...)