You are here

Valorsul em greve pelo direito à negociação coletiva

Trabalhadores anunciaram greve de segunda a quarta de manhã pelo aumento de salários e direito à negociação coletiva.
Trabalhadores a separar lixo na Valorsul.
Trabalhadores a separar lixo na Valorsul. Imagem do vídeo "Waste Management and Recycling Valorsul", do YouTube.

Entre segunda feira à noite e quarta feira de manhã haverá greve dos trabalhadores da Valorsul "para exigir o aumento dos salários e o cumprimento do direito à negociação coletiva". Por essa razão, a Câmara Municipal de Lisboa já reconheceu que não haverá recolha e solicitou aos munícipes que não coloquem os resíduos no lixo nessas datas.

Em comunicado, os trabalhadores da Valorsul explicam que a administração, na última reunião com a Comissão de Trabalhadores "confirmou que não pretende iniciar a negociação da revisão da tabela salarial e de outras matérias constantes do Acordo de Empresa, para o ano de 2016".

Os trabalhadores exigem "o cumprimento do direito à negociação coletiva, o aumento dos salários - que não são atualizados desde 2009 - bem como uma distribuição justa da riqueza criada com o seu empenhamento, esforço e dedicação".

O comunicado dos trabalhadores pode ser lido no site da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas, onde explicam que "a administração tem tomado unilateralmente várias decisões que põem em causa os direitos dos trabalhadores".

Exemplos destas medidas foram "a imposição do cartão de refeição, regulamento de avaliação de desempenho, alteração ao seguro de vida, entrega da portaria do CTE (Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar) a empresas externas, extinção de uma direcção, alterações dos transportes (no CTE e também na ETVO, Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, na Serra da Mira, Amadora)".

Estas medidas têm sido apresentadas pela administração "como medidas de gestão. A comissão sindical e os trabalhadores tudo têm feito para ultrapassar esta situação, apresentando várias soluções alternativas, mas a empresa não alterou a sua posição intransigente."

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)