You are here

V Encontros Internacionais Ecossocialistas

Queremos construir uma alternativa e essa alternativa é o ecossocialismo. Essa construção só pode ser coletiva e por isso apelamos à tua participação nos Encontros Ecossocialistas entre 21 e 23 de janeiro no Liceu Camões em Lisboa. Por Andreia Galvão e João Bernardo Narciso.
Logotipo dos Encontros Ecossocialistas.
Logotipo dos Encontros Ecossocialistas.

“Temos de falar. Temos de falar sobre ecossocialismo. Temos estado a falar sobre capitalismo.” Estas são algumas das frases que se podem ler na convocatória que lançou a ideia dos Encontros que acontecerão no primeiro mês do ano.

Sabemos que temos até 2030 para efetuar uma Grande Transição em todos os setores da sociedade que leve ao corte drástico das emissões de carbono a nível global que trave o aquecimento global e garanta a possibilidade de vida no futuro do planeta. Quando falamos de mudança, referimo-nos desde às maneiras de como produzimos e consumimos energia, passando pela organização do trabalho e dos modos de produção até à forma como nos movemos. Sabemos que tal mudança exige um plano sócio-económico consolidado, plural, internacional, com força para se impor às políticas oferecidas pelo capitalismo verde, que são insuficientes e não respondem à real dimensão do problema.

Por esse motivo, queremos falar sobre ecossocialismo. O ecossocialismo é uma teoria e prática social cujo objetivo é desmantelar o capitalismo, o produtivismo e as desigualdades, construindo uma alternativa que garanta justiça social e climática. O cumprimento deste objetivo é feito disputando o papel da economia e do trabalho na sociedade, da produção e da reprodução social, da propriedade dos meios de produção, da partilha dos bens comuns e da tomada de decisão democrática e solidária. Além disso, esta ideia dialoga com os movimentos anti-globalistas do Sul Global (sendo, por isso, até às vezes designada como o “ambientalismo dos pobres”) na luta contra a opressão imperialista e pela emancipação social das comunidades da linha-da-frente da crise climática.

Os Encontros Internacionais Ecossocialistas realizam-se desde 2014, tendo já passado por Geneva, Madrid, Bilbao e Lisboa. São uma oportunidade de partilha de experiências e de fortalecimento político através do debate entre ativistas de organizações ecossocialistas de todo o mundo. A V edição dos Encontros surge da necessidade de repensar o ecossocialismo como mais do que uma boa ideia, mas como um programa político a ser construído coletivamente. Para isso queremos, durante os debates, responder a três perguntas:

-Quem? Quem são os sujeitos revolucionários do ecossocialismo? Quem já se está a mobilizar? Quem está a postos para se mobilizar? Quem ainda não está, mas deveria estar?

-Como: Onde reside o poder e como é que pode ser desmantelado? Como podemos criar disrupção? Que oportunidades podemos aproveitar?

-Onde: Que valores chave guiarão a nova sociedade que visionamos? Que organização social e económica terá?

As sessões serão interativas e terão convidados especiais a guiá-las. No final de cada conjunto de sessões existirão plenários que permitirão debates alargados sobre as discussões que foram tidas anteriormente.

Restrições de COVID-19

As restrições das fronteiras pela União Europeia e a dificuldade de vacinação no Sul Global fez com que muitas das pessoas que queríamos convidar não conseguissem estar presentes. Nesse sentido, haverá um slot online para acomodar esta participação e a equipa da organização dos Encontros garantirá acesso à internet aos grupos que queiram participar e que tenham essa dificuldade logística. Não esquecemos, também, que a solidariedade global não conhece fronteiras.

Temos pouco tempo. Há muito tempo que identificamos os problemas estruturais da organização económica da sociedade que colocam tudo em risco. Mas não reduzimos a nossa ação a um apontar de dedos. Queremos construir uma alternativa e essa alternativa é o ecossocialismo. Essa construção só pode ser coletiva e por isso apelamos à tua participação nos Encontros Ecossocialistas. Vem construir o ecossocialismo connosco!

De 21 a 23 de Janeiro, Lisboa (Liceu Camões) receberá a quinta edição dos encontros. Mais informação em https://www.alterecosoc.org/pt.

Texto de Andreia Galvão e João Bernardo Narciso.

Termos relacionados Ambiente
(...)