Urgeiriça: atrasos na descontaminação são “uma crueldade", diz Catarina Martins

Catarina Martins esteve com habitantes de casas construídas com materiais radioativos da mina de urânio na Urgeiriça. Apesar de o parlamento já ter desbloqueado a situação, somam-se os atrasos por parte da empresa responsável por descontaminar a zona.
Catarina Martins na Urgeiriça
Foto de Bloco de Esquerda de Viseu

Relembramos que o Bairro dos mineiros da Urgeiriça foi construído com materiais radioativos retirados da mina e os moradores aguardam há mais de dez anos pela requalificação das casas. A empresa de desenvolvimento mineiro, EDM, comprometeu-se a fazer a descontaminação do bairro, mas até agora estão pouco mais de uma dezena de habitações reabilitadas. Catarina Martins admitiu que estamos numa “situação ingrata”, porque o parlamento “já aprovou o que tinha que aprovar” e a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro “não cumpre”.

“Estes atrasos não são aceitáveis” e “há uma crueldade particular nestes atrasos” porque é um “problema vital”, “estamos a falar da vida das pessoas”, disse.

“As decisões foram tomadas, há uma separação em Portugal entre o poder legislativo e o poder executivo, cabe ao governo que é o poder executivo, executar aquilo que está decidido” e diz que “não é por falta de verbas” decididas na Assembleia da República que este problema se põe, mas sim por não estar “na lista das prioridades”, onde segundo a deputada “tem de estar”, concluindo que “é uma crueldade de esquecer parte das pessoas e do território do país”.

O Bloco de Esquerda tem insistido no Parlamento sobre a breve resolução deste impasse e recentemente recebeu uma delegação da ATMU – Associação dos Trabalhadores das Minas de Urânio e questionou o governo sobre que medidas pretende tomar para que não haja mais atrasos.

Estes habitantes concentraram-se este sábado numa vigília noturna junto ao monumento aos mineiros. Lembramos que a exploração mineira contaminou os trabalhadores e a região, já tendo provocado a morte precoce a dezenas de pessoas com cancro.

Artigo publicado em Interior do Avesso

Termos relacionados Política