You are here

Unicef lança apelo para ajuda às crianças da Ucrânia

A UNICEF alertou nesta terça-feira para a necessidade de desencadear ações de ajuda humanitária para apoiar cerca de um milhão de crianças ucranianas que são vítimas do conflito que grassa no leste do país.
Um milhão de crianças ucranianas necessita de ajuda humanitária. Foto de UNICEF/Aleksey Filippov
Um milhão de crianças ucranianas necessita de ajuda humanitária. Foto de UNICEF/Aleksey Filippov

A organização afirma em comunicado que a a situação se agravou devido aos confrontos constantes e à degradação rápida das condições de vida no leste do país.

“As crianças vivem sob ameaça permanente, as escolas estão destruídas, tiveram de abandonar as casas, não têm acesso a bens essenciais como água e aquecimento e estão permanentemente expostas a minas e outros engenhos explosivos”, alerta a organização das Nações Unidas, acrescentando que “pelo menos 12 mil vivem em localidades que são bombardeadas uma vez por mês”.

Esta situação, leva a UNICEF a exigir que seja respeitada pelo menos a legislação humanitária internacional, incluindo o acesso a apoio humanitário sem restrições.

Desta forma, aquela instituição lançou um apelo para que se sejam recolhidos pelo menos 30 milhões de euros com vista a apoiar as crianças ucranianas nas áreas da saúde, nutrição, educação, água potável e saneamento.

Termos relacionados Internacional
(...)