You are here

Um peixe tropical encontrado perto do Ártico

A descoberta está a ser ligada às alterações climáticas. O Diretmichthys parini está a ser encontrado cada vez mais a norte, numa zona em que a temperatura da água aumentou dois graus entre 1980 e 2000.
O Diretmichthys parini ou malcarado de Parin em espanhol. Foto do Ifremer.
O Diretmichthys parini ou malcarado de Parin em espanhol. Foto do Ifremer.

O Ifremer, Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar, uma organização pública sob tutela do governo francês, noticiou esta semana que um peixe tropical está a ser encontrado no Mar da Dinamarca, muito perto do Ártico.

O Diretmichthys parini, malcarado de Parin em espanhol, é um peixe tropical de águas profundas, que vive entre os 500 e os 2.000 metros, pode atingir os 40 centímetros de dimensão e se alimenta de plâncton. Encontra-se agora cada vez mais a norte e a deslocação é vista como consequência das alterações climáticas.

O investigador Pierre Cresson, da Ifremer, explicou que, em 2015, no seu laboratório de Boulogne-sur-Mer foi recebido pela primeira vez um espécime pescado no Mar do Norte, ao largo da Noruega e que os seus colegas noruegueses também encontraram na mesma zona um destes peixes no mesmo ano. Nessa altura, não se podia ainda concluir que isso fosse um efeito das alterações climáticas. Depois, em 2017, foi encontrado outro “muito mais a norte, no limite do círculo polar”. E o Diretmichthys parini voltou a ser notícia em outubro passado, quando a imprensa norueguesa informou sobre a captura de mais dois exemplares, perto do arquipélago de Svalbard.

O especialista em ecologia marinha diz agora que esta captura “parece muito ligada às alterações climáticas uma vez que coincide com um aquecimento recente da temperatura da água nesta zona muito setentrional”. Na região, a temperatura da água aumentou dois graus centígrados entre 1980 e 2000.

Termos relacionados Ambiente
Comentários (2)