You are here

Twitter suspende contas ligadas ao governo da Venezuela

Twitter já reativou algumas das contas, mas não apresentou justificação para as suspensões. Incidente acontece quando voltam a surgir disputas entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição pelo comando da Assembleia Nacional.
Twitter suspende contas ligadas ao governo da Venezuela
Imagem de imagenes-en-png/deviantart.

Várias contas do Twitter associadas ao governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, foram suspensas. Entre a lista de contas que não se encontram disponíveis constam perfis da Presidência, de ministérios e das Forças Armadas.

Ao tentar aceder aos perfis bloqueados só se lê a mensagem genérica utilizada sempre que alguma conta é bloqueada e que indica que foram violadas “as regras da comunidade”. O Twitter não apresentou mais detalhes para justificar a decisão.

De acordo com as regras de conduta desta rede social, aplicáveis a todos os utilizadores e acessíveis a qualquer pessoa, quaisquer publicações que promovam a violência, terrorismo, extremismo violento, abuso ou assédio, comportamentos de ódio, entre outros, justificam a suspensão da conta a elas associada.

Para além deste tipo de publicações, as regras do Twitter também proíbem a publicação de conteúdos que prejudiquem processos eleitorais ou que divulguem informações pessoais de terceiros, entre outras regras.

William Castillo, vice ministro da Comunicação Internacional, veio a público condenar estas suspensões.

Segundo o jornal DW, entre as contas suspensas estão a das Forças Armadas, do exército (@ejercitofanb), da aeronáutica (@AviacionFANB) e da Guarda Nacional (@GNBoficial), e do Ministério do Petróleo (@minpetroleove). Os perfis do Banco Central (@BCV_ORG_VE) e do Ministério da Economia e Finanças (@MinEcoFinanzas) foram suspensos apenas por algumas horas.

O bloqueio não atingiu, porém, os perfis de Nicolás Maduro e de Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana. Diosdado é considerado o segundo político mais poderoso do país depois do presidente.

Este incidente surge numa altura em que há no país uma disputa pelo comando da Assembleia Nacional da Venezuela. No passado fim de semana os deputados reunidos em plenário elegeram Luis Parra como presidente do Parlamento, eleição que a oposição afirma ter ocorrido sem quórum.

Termos relacionados Internacional
(...)