You are here
Twitter abandona código europeu de combate à desinformação

O comissário da União Europeia para o Mercado Interno, Thierry Breton, escreveu na sua conta de Twitter que a plataforma “abandona o Código de Prática voluntário da União Europeia contra desinformação”. “Mas as obrigações permanecem", alertou.
"Pode correr, mas não pode esconder-se. Para além dos compromissos voluntários, combater a desinformação será obrigação legal sob a DSA a partir de 25 de agosto. As nossas equipas estarão prontas para aplicá-la", acrescentou Thierry Breton.
Twitter leaves EU voluntary Code of Practice against disinformation.
But obligations remain. You can run but you can’t hide.
Beyond voluntary commitments, fighting disinformation will be legal obligation under #DSA as of August 25.
Our teams will be ready for enforcement.
— Thierry Breton (@ThierryBreton) May 26, 2023
Elon Musk reverteu normas contra a desinformação tendo, nomeadamente retomando a conta do ex-presidente americano Donald Trump e procedeu a alterações no sistema de verificação.
Desde que comprou a plataforma, em outubro de 2022, o multimilionário decidiu deixar de alertar os utilizadores do Twitter sobre informações potencialmente falsas sobre a covid-19 e mudou a funcionalidade da "marca de verificação azul", que visava certificar a autenticidade de perfis com interesse público.
O Código de Prática online voluntário da UE foi lançado em 2018, e conta com cerca de 30 signatários, entre os quais a Meta, o Google e o TikTok. O documento prevê, por exemplo, a obrigação de rastrear propaganda política e a cooperação com esquemas de confirmação de factos.
Add new comment