Turquia: Centenas de jornalistas continuam presos ou exilados

Um dirigente do sindicato de jornalistas da Turquia diz que “a situação está a piorar de dia para dia” e dá conta de assassinatos de jornalistas a mando do regime.
O sindicato DISK Basın-İş tem resistido ao encerramento de meios de comunicação e à preseguição a jornalistas. Foto Sendika.org/Twitter

Em declarações à agência Lusa, Ali Ergin, dirigente do Sindicato de jornalistas DISK Basın-İş, diz que a vaga de repressão que se seguiu à tentativa de golpe de Estado falhado em 2016 ainda não terminou. “A situação está a piorar de dia para dia e não podemos dizer que vá melhorar, porque provavelmente ficará pior no futuro próximo”, diz o sindicalista, que acrescenta ao número de 150 jornalistas presos o de centenas “forçados ao exílio, na Alemanha, na Escandinávia, na Grécia”.

“Há jornalistas assassinados na Turquia e sabemos que os assassinos são próximos dos serviços de informações do governo”, sublinhou Ali Ergin, atribuindo a “propaganda barata” a guerra diplomática entre a Turquia e a Arábia Saudita a propósito do assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em Istambul.

Desde a vaga repressiva de 2016, quando Erdogan desencadeou uma purga que afastou 150 mil pessoas dos seus postos no aparelho de estado e levou à prisão 77 mil, “qualquer pessoa que critique o governo é acusada de antipatriotismo”, acrescentou Ali Ergin, ele próprio detido por três vezes, uma das quais depois de falar à Lusa.

Nos últimos anos, a Turquia assistiu ao encerramento de meios de comunicação social por parte do governo, sobretudo os mais populares junto da população curda e outros que não se associaram ao círculo de simpatizantes de Erdogan. O governo também produz autênticas listas negras com o nome de jornalistas, para que não sejam contratados.

“Neste momento, não se pode aceder à Wikipédia na Turquia”, afirma o jornalista, cujo sindicato mantém um diário mensal, traduzido para inglês, onde documenta os casos de repressão sobre jornalistas e meios de comunicação.

Termos relacionados Internacional