You are here

Trump terá acesso a 2,3 mil milhões de dólares para construir muro

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos autorizou Donald Trump a usar 2,5 mil milhões de dólares para a construção de partes do muro que faz fronteira com o México. O valor havia sido previamente atribuído ao Pentágono. Inicialmente, destinava-se a combater o narcotráfico.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

Esta sexta-feira, foi aprovada uma decisão que permite o início dos trabalhos com fundos do Departamento de Defesa norte-americano, no valor de 2,3 mil milhões de euros.

Tribunais inferiores tinham congelado os projetos enquanto decorria um processo sobre o financiamento. Agora, a decisão da Justiça permite a Trump avançar numa das principais promessas feiras durante a campanha eleitoral de 2016. A decisão surge durante o início da disputa pelo segundo mandato presidencial.

Estes projetos tinham sido congelados por tribunais inferiores, enquanto decorria um processo relativo ao financiamento. Os quatro magistrados liberais votaram contra.

Trump já reagiu nas redes sociais, considerando esta uma “grande VITÓRIA”, uma vez que esta ordem do Supremo Tribunal reverte a decisão de um tribunal de primeira instância e a de um tribunal de recurso. Neste momento, Trump pode aceder aos fundos do Departamento da Defesa para substituir secções da fronteira com os estados do Arizona, da Califórnia e do Novo México.

Numa primeira fase, o montante destinava-se a combater o narcotráfico e estava incluído no total de 6,6 mil milhões de dólares que Trump desviou para construir o muro.

Em fevereiro, o congresso aprovou 1,4 mil milhões de dólares para o muro, valor bem inferior aos 5,7 mil melhor pedidos por Trump. Assim, Trump declarou emergência nacional de forma a conseguir os fundos sem aprovação do órgão legislativo.

Com a emergência nacional, o governo voltou a disponibilizar 6,6 mil milhões de dólares do Pentágono e do Departamento do Tesouro para o muro, que se juntam aos 1,4 já aprovados pelo congresso. O montante é suficiente para construir perto de 380 quilómetros de barreira.

Termos relacionados Internacional
(...)