You are here

Trump suspende maioria dos voos a partir da Europa

A única exceção são os voos a partir do Reino Unido. Trump diz ainda que os casos registados na América foram “semeados” por europeus. A medida entra em vigor a 13 de março e durará pelo menos 30 dias.
O Presidente dos Estados Unidos da América passou os últimos dias a desvalorizar o novo coronavírus. Agora considera-o uma "horrível infeção" que foi "semeada" no país por viajantes europeus.
O Presidente dos Estados Unidos da América passou os últimos dias a desvalorizar o novo coronavírus. Agora considera-o uma "horrível infeção" que foi "semeada" no país por viajantes europeus. Fotografia de Aude Guerrucci Pool/EPA/Lusa.

O Presidente dos Estados Unidos da América anunciou esta madrugada a suspensão dos voos de todos os países da União Europeia já a partir desta sexta-feira e durante pelo menos 30 dias. A decisão foi justificada com a tentativa de prevenir a propagação do Covid-10, o novo coronavírus.

"Para impedir que novos casos entrem em nosso país, suspenderei todas as viagens da Europa para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias", afirmou Donald Trump em discurso ao país na Sala Oval. A medida não se aplicará a cidadãos dos Estados Unidos e imigrantes com autorização de residência no país.

A decisão foi anunciada numa altura em que os EUA registam cerca de 38 mortos e mais de 1 300 infetados confirmados. Isto depois de Trump ter desvalorizado a ameaça da pandemia durante vários dias, atribuindo culpas à Europa por não agir com rapidez suficiente para lidar com o novo coronavírus e alegando que os casos registados nos EUA desta “horrível infeção” foram "semeados" por viajantes europeus.

"Avançámos com ações antecipadas contra a China que salvaram vidas", disse Trump. "Agora devemos tomar a mesma ação com a Europa", acrescentou.

Após o discurso do Presidente, as Autoridades de Segurança Interna do país vieram esclarecer a informação. Nela explicam que as novas restrições de viagens se aplicariam apenas à maioria dos estrangeiros que estiveram no Espaço Schengen 14 dias antes da chegada programada aos Estados Unidos. Ou seja, aplicam-se à Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia , Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Noruega, Holanda, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

O Covid-19 já provocou mais de 4 300 mortos num total de 28 países e mais de 120 mil infetados. Ontem a Organização Mundial de Saúde comunicou oficialmente que o novo coronavírus passou a ser considerado uma pandemia, mantendo-se apesar disto todos os esforços que já estavam em vigor para a combater.

Termos relacionados Covid-19, Internacional
(...)