Trump proíbe financiamento a ONG internacionais pró-escolha

Um diploma assinado esta segunda-feira por Donald Trump proíbe o financiamento de organizações internacionais que dão informação sobre interrupções voluntárias da gravidez em muitos países.
Rodeado apenas por homens, Donald Trump assina o decreto que impede o financiamento do aborto com dinheiros públicos. Foto do Twitter de Martim Belam
Rodeado apenas por homens, Donald Trump assina o decreto que impede o financiamento de ONG internacionais pró-escolha. Foto do Twitter de Martim Belam

Na Sala Oval da Casa Branca, este foi um dos primeiros atos oficiais do Presidente norte-americano que estava rodeado apenas por homens, num momento decisivo para os direitos das mulheres.

A medida agora aprovada replica um decreto de Ronald Reagan, que foi revogado pela administração Clinton, restaurado por George W. Bush e novamente revogado por Barack Obama.

A nova legislação impede o financiamento para organizações internacionais que pretendem legalizar o aborto ou promovê-lo como método de planeamento familiar. O principal impacto desta medida afetará os países mais pobres, onde as ONG dão apoio em matéria de saúde sexual e reprodutiva e planeamento familiar.

Entretanto, na rede social Twitter, a fotografia da assinatura do decreto centrou as atenções. "Enquanto viveres, nunca verás sete mulheres assinar legislação sobre o que os homens podem fazer com os seus órgãos reprodutores", escreveu Martim Belam num tweet que já foi partilhado mais de 200 mil vezes.